Esta edição especial foi produzida conjuntamente pelo Jornal da Comunicação Corporativa, informativo Jornalistas&Cia e Rádio Mega Brasil Online, numa iniciativa inédita. Seu principal objetivo foi o de oferecer um cenário do setor da Comunicação Corporativa, nesse que foi um dos seus mais promissores anos, e também e em um momento em que o Brasil experimenta uma das fases mais especiais da sua história. Boa leitura.
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UMA PUBLICAÇÃO CONJUNTA



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As parcerias

As agências que, ao responderem a nossa enquete, apontaram de forma razoavelmente clara suas parcerias com outras agências ou redes internacionais e/ou os países onde elas operam, estão elencadas nesta tabela, em ordem alfabética. Deixamos de mencionar as poucas que fizeram trabalhos no exterior, porque o objetivo da tabela é mostrar vínculos de parceria, além das multinacionais aqui instaladas (Burson-Marsteller, Edelman, Hill&Knowlton, In Press Porter Novelli, Ketchum Estratégia e The Jeffrey Group – TJG), que já os têm explicitados por essa sua própria condição de internacionalidade.

Ano da virada
Francisco Carvalho, da Burson: investimentos na qualificação da equipe, gestão de processos e diversificação das práticas de RP e Assuntos Públicos.
Uma das agências internacionais que teve em 2007 um dos melhores de sua já longa história no Brasil foi a Burson-Marsteller, presidida por Francisco Carvalho, profissional que iniciou carreira na grande imprensa, mas que há anos atua no segmento corporativo, vivendo na Burson pela primeira vez o papel de agência – ele sempre foi cliente (McDonald’s, por exemplo). Francisco diz que a Burson fecha 2007 com um crescimento de 18% e a conquista de 12 novos clientes, entre eles: Fiat, Goodyear, Instituto Trata Brasil, Colgate, Abyara e, a mais recente delas, Telefônica, uma das contas mais cobiçadas do mercado brasileiro. Para chegar a esse desempenho, foram vários os investimentos realizados: “Investimos sobretudo na qualificação da equipe, na gestão de processos e na diversificação das práticas de Relações Públicas e Assuntos Públicos. Criamos a Gerência de Desenvolvimento Humano e Organizacional, com o objetivo d atrair e reter os melhores talentos do mercado, além de treinar e dar uma perspectiva de carreira aos nossos profissionais. Desenvolvemos uma área de Relacionamento com Profissionais de Saúde. Na área de Assuntos Públicos, estabelecemos uma parceria estratégica com a Arko Advice, empresa de análise de conjunturas políticas para atuação em relações governamentais. Também reforçamos nossas práticas de comunicação digital e pesquisa, por meio de acordos operacionais com a Dialeto e a Ideafix. Além disso, para comemorar os 30 anos de atividades no Brasil, apoiar a atual gestão e incentivar a nova fase de crescimento acelerado da agência, recebemos a visita memorável do chairman-fundador Harold Burson. Francisco acredita que o mercado brasileiro de relações públicas precisa amadurecer ainda mais. “Não tenho a menor dúvida de que o nosso setor está em franco desenvolvimento e, a cada ano que passa, cresce numa média de 10%. Mas a nossa indústria de comunicação corporativa ainda está muito distante da realidade vivida em mercados mais maduros, como nos Estados Unidos, onde a atividade de RP é muito mais estratégica e as empresas entendem a necessidade de trabalhar com uma consultoria que possa ter uma visão abrangente da comunicação, incluindo o relacionamento com os stakeholders. Aqui o mercado ainda é muito pautado pela atividade de assessoria de imprensa.”

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