Negócios que chegam com a web
Na linha de novos negócios, muita gente ainda tem dúvidas sobre o impacto da
web na atividade, mas dúvida alguma de que ela é uma grande aliada do negócio comunicação.
Blogs,
sites, mídia
online, crises na rede, consumidores descontentes, há um mundo se criando em torno dela, que pressupõe um uso cada vez mais intensivo da comunicação por parte das empresas. De olho nesse novo nicho, que mais do que nicho é um gigantesco arranha-céu, as agências estão montando seus núcleos e empresas digitais para ampliar negócios. As médias e grandes já criaram a sua versão digital para oferecer uma comunicação específica e diferenciada da tradicional, capacitada a entender e a se relacionar com os
blogueiros, que são os atuais formadores de opinião da rede. Também já conseguem monitorar e interagir com grande parte do mundo virtual, que implica uma abordagem totalmente nova, com ferramentas, linguagem e equipes especializadas. As internacionais, como a
Ketchum Estratégia, por exemplo, têm acesso ao
know how desenvolvido pela matriz americana, o que lhe permite internar no Brasil experiências realizadas no mundo inteiro e também levar as suas para o âmbito mundial.
É um negócio ainda à flor da pele, mas a perspectiva é a de que se tem pela frente uma avenida, uma estrada de oportunidades, já que nesse mundo tudo está por fazer. O grande desafio reside muito mais no talento das agências, de suas equipes, do que propriamente no mercado. Para bons projetos e boas idéias não faltarão recursos.
Seguinte...