03/05/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 

Aberta as inscrições nos guias setoriais do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa
27/03/2013 - 12:00:00

O cadastro é gratuito e vai até 2 de abril

Os guias setoriais de empresas/instituições, fornecedores e consultores de comunicação do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa estão com o cadastro aberto até 2 de abril pelo site. Para fazer a inscrição, gratuita, basta entrar no site (www.anuariomegabrasil.com.br) clicar no guia referente à atuação e optar por “novo formulário”.

Os guias apresentam os dados de contato, para facilitar o relacionamento com imprensa, prospects e outros públicos. O guia setorial de agências já está com as inscrições encerradas, pois elas fazem parte da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2012-2013.

Como nas edições anteriores, o Anuário faz ampla cobertura do mercado, com análises e tendências, e apresenta os indicadores econômicos setoriais, elaborados com base na pesquisa realizada no início de 2013 com as agências de comunicação. A publicação conta com apoio institucional de Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Aberje (Associação Brasileira da Comunicação Empresarial) e colaboração da Maxpress. A versão completa e os guias setoriais estarão disponíveis no site após o seu lançamento no Congresso Mega Brasil de Comunicação, no dia 24 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Presença comercial

Até o momento, estão apoiando a publicação as seguintes empresas: 2Pró, Algo Mais Consultoria, Andreoli MSL Brasil, Approach, Basf, Blue Public Relations, Bristol-Myers Squibb, CCR - Centro de Convenções Rebouças, CDI, CDN, Conteúdo Comunicação, Convergência, Dow AgroScience, Edelman Significa, Fiat, FSB, Fundamento, Gerdau, General Motors, Imagem, Imagem Corporativa, In Press Porter Novelli, Info4, McDonald's, Medialink, Millerbaum, Natura, Ogilvy PR Brasil, Perspectiva, Planin, Press à Porter, Printer Press, Radioweb, Revista Negócios da Comunicação, RP1, RWF, S2Publicom, Santos Brasil, Sebrae-SP, Souza Cruz, SPMJ Comunicação, Syngenta, Temple, Textual, Vista Multimídia e Voice.

Distribuição especial

A versão impressa será distribuída para executivos de Comunicação Corporativa, Marketing e Recursos Humanos de grandes empresas, Secretarias de Comunicação do Governo Federal, governos estaduais e municipais de capitais e grandes cidades; editores de economia e negócios e pauteiros dos principais veículos; agências de comunicação e outras organizações tradicionais no campo da comunicação corporativa.

Esclarecimentos sobre os guias setoriais podem ser obtidos com a coordenadora editorial, Lena Miessva, pelo telefone 11-2679-6995 ou pelo e-mail lena@megabrasil.com.br.Os contatos comerciais devem ser feitos com Daniel Coelho, pelo telefone 11-5576-5600 ou pelo e-mail daniel@megabrasil.com.br


Economídia é a nova assessoria de imprensa do Grupo Bittencourt
27/03/2013 - 11:00:00

A Economídia desenvolverá o trabalho de relacionamento com a imprensa do Grupo Bittencourt. A equipe da agência está à disposição de todos e tem como principal objetivo aproximá-los dos principais meios de comunicação.

O Grupo Bittencourt é constituído por empresas que atuam desde 1985 em Consultoria Empresarial nas áreas de Desenvolvimento e Expansão de Redes de Franquias e Negócios, Estratégia, Gestão, Educação e Comunicação. Colabora com seus clientes nas estratégias de crescimento, por meio da excelência nos serviços de consultoria e com tecnologias adequadas à realidade e ao porte de cada empresa.

A consultoria já participou do processo de formatação e expansão de negócios em todos os setores da economia. Com inúmeros projetos desenvolvidos no mercado, eles se tornaram referência em expansão e gestão de negócios em rede ao longo de 27 anos de história.

Em 2009, a GS&MD - Gouvêa de Souza, maior consultoria de varejo do Brasil, adquiriu participação societária do Grupo Bittencourt. As empresas somam competências e ampliam o leque de serviços para indústria, varejo e serviços no Brasil e exterior.


YouTube adota novo formato de anúncio no Brasil
27/03/2013 - 10:00:00

O YouTube lançou um novo formato publicitário no Brasil. Trata-se de um banner no espaço mais nobre da plataforma - a home -, que confere geolocalização às campanhas. Com a novidade, um anunciante poderá rodar até 50 peças diferentes de uma campanha diária, de acordo com a região ou horário do dia. O produto chega para atender uma demanda do mercado brasileiro por maior capacidade de regionalização de seus anúncios.

A novidade traz oportunidades para anunciantes de todos os setores, como imobiliário, auto, turismo, entre outros, que poderão otimizar suas campanhas focando em locais e faixas de horário específicas. O banner na home do YouTube tem cerca de 20 milhões de acessos por dia.


Rae,MP celebra 25 anos com lançamento de novo site e chegada de clientes
26/03/2013 - 16:00:00

Agência também investe em novas ferramentas para aperfeiçoar ainda mais as campanhas desenvolvidas

Este ano é muito especial para Marcelo Ponzoni, fundador da Rae,MP, agência de publicidade e propaganda, com sede em São Paulo. O motivo? As Bodas de Prata da agência que desbravou o setor automotivo e vem, a cada ano, surpreendendo clientes de diversos segmentos e o mercado com campanhas inovadoras.

Para comemorar e marcar a trajetória, Ponzoni reservou algumas ações para o ano todo. A primeira delas é a apresentação do novo site da Rae,MP – www.raemp.com.br  idealizado a partir da plataforma mobile. De acordo com o executivo, foram utilizadas três fortes tendências para a construção da interface: redes sociais, mobilidade e videodescrição. “Ao combinar esses três elementos, a Rae,MP ganha um website agradável, no qual a navegação leva sempre a um conteúdo interessante e provoca a necessidade de consumir e compartilhar informações. Ao mesmo tempo, usa tecnologia que permite acesso por meio de qualquer tipo gadget, seja o smartphone, o tablete ou o computador convencional. Além disso, combina a agilidade dos vídeos ao conteúdo convencional, o que torna os dados muito mais dinâmicos”, avalia Ponzoni.

O empreendedor destaca, ainda, a aposta em ferramentas potentes que vão contribuir para que as ações e campanhas planejadas e executadas para os clientes da agência ganhem ainda mais destaque, tenham performance mais ampla e, principalmente, para que os recursos sejam otimizados da melhor maneira possível. Entre as novidades: ROI Rae,MP, Social Rae,MP, Asset Rae,MP, Premedia Rae,MP, Info Rae,MP.

Além disso, Ponzoni comemora a ampliação da carteira de clientes, divididos em segmentos como hospitalar, alimentício, varejo, automobilístico, educação e shopping centers, em 15%. Entre as novas contas, destaque para Duchas Corona, Centro Universitário São Camilo e a Osram, uma das maiores empresas de iluminação do mundo. A expectativa é de que em seus 25 anos a agência atinja um crescimento de 20% na comparação com o ano anterior. A Rae,MP conta, atualmente, com cerca de 65 colaboradores, que trabalham em equipe no pensamento on/off-line, além de núcleos focados em planejamento estratégico, social media e varejo.


Alzahra Comunicação investe no relacionamento com o cliente para crescer
26/03/2013 - 15:00:00

Agência une vivência na gestão de marketing com a expertise em tecnologia da informação para oferecer soluções eficientes ao chamado middle-market

O que uma empresa com faturamento insuficiente para grandes ações de marketing, porém consciente da necessidade de investir em uma campanha de comunicação, pode esperar do mercado publicitário atual? Muito pouco, na verdade. No segmento das Pequenas e Médias Empresas – PME, ou middle-market -, a escassez de recursos acaba sendo um impeditivo para o desenvolvimento de um plano de comunicação estratégico, que leve em conta a realidade financeira e os objetivos das empresas. “A maioria acaba se valendo de pequenas gráficas para viabilizar as suas necessidades de comunicação”, comenta a publicitária Andréa Martinez Bernardo, que há 4 anos decidiu abrir mão de um promissora carreira de gerente de marketing de um grupo hospitalar em São Paulo para fundar a Alzahra Comunicação, uma agência 100% dedicada ao segmento PME.

Ao lado do sócio Carlos Alberto Iglesia Bernardo, um especialista em tecnologia e segurança da informação e marketing digital com longa trajetória no sistema financeiro, e apoio do publicitário João Gallego Martinez, um veterano da Criação, com passagem pelas maiores agências do país, a Alzahra vem conquistando espaço e construindo resultados para os clientes, com propostas criativas e ajustadas ao orçamento da Pequena e Média Empresa. “Não importa se é uma pequena campanha de criação da comunicação visual, uma ação de marketing direto ou o lançamento de uma grife europeia no Brasil, a atenção e o cuidado que dedicamos a cada cliente é o mesmo”, comenta a sócia-diretora da Alzahra. Como exemplo de comunicação visual, Andréa cita o desenvolvimento de logotipo, peças de papelaria, criação de fachada, brindes e envelopamento do Táxi-Dog da clínica veterinária e pet shop Bicho Molhado. “Fizemos todo o planejamento e desenvolvimento do conceito da marca, num trabalho que começou antes da inauguração da clínica e contribuiu para o sucesso da empresa”, explica a publicitária. Na outra ponta, a grife europeia Di Prego Camicie, de Córdoba, teve a criação, organização e execução de cada fase do seu lançamento no Brasil a cargo da Alzahra.

Mais do que campanhas pontuais, a Alzahra investe no conceito de agregar valor à marca de seus clientes, ajudando a identificar  seus pontos fortes e como comunicá-los, com o máximo de eficiência. “Nosso diferencial é o atendimento direto e a proximidade ao cliente. Com ele, analisamos a empresa e o mercado, descobrimos as oportunidades e criamos relevâncias para a marca, utilizando os recursos disponíveis”, afirma a sócia-diretora da Alzahra. Nestes quatro anos, os resultados têm sido impacto positivo e alto grau de retorno para os clientes.


Lide Multimídia renova parceria com a Expo Money
26/03/2013 - 14:00:00

Maior evento de educação financeira da América Latina contará com serviços de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas para a edição paranaense

A Lide Multimídia, empresa especializada em Comunicação Empresarial, atende pelo terceiro ano a Expo Money – Maior evento de educação financeira da América Latina –. Lançado em outubro de 2002, o evento foi criado para apresentar o complexo mundo dos investimentos às pessoas comuns e virou referência em aprendizado sobre gestão do próprio dinheiro entre os seus visitantes, de Norte a Sul do País.

Com mais de 10 anos no mercado, a feira tem como objetivo ir além do conceito de investimentos no mercado financeiro e finanças pessoais e, para isso, amplia, para esta edição, o leque de seu conteúdo, com palestras diversificadas, voltadas a carreiras e empreendedorismo.

A Expo Money foi criado em São Paulo. Atualmente, percorre nove das maiores cidades brasileiras: Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Brasília (DF), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). O evento será realizado nos dias 12 e 13 de abril, no Expo Unimed Curitiba. Mais informações: www.expomoney.com.br.


JWT lança serviço que promete levar mais interatividade para festas e eventos
26/03/2013 - 13:00:00

LiveAlbum é o caminho ideal para que os convidados compartilharem esse tipo de conteúdo in loco

A JWT lança o LiveAlbum, uma ferramenta online que permite fazer com que fotos tiradas por convidados em festas e eventos sejam exibidas em tempo real em um telão ou qualquer outro dispositivo. Trata-se do terceiro produto proprietário lançado pela JWT nos últimos quatro meses e o primeiro com forte apelo comercial. Os outros foram o The Most Tweeted Brands (www.mosttweetedbrands.com) e o #TemArte (www.temarte.com.br/), este último lançado há duas semanas. O desenvolvimento e a gestão de negócios do LiveAlbum são de responsabilidade integral da agência.

A ideia nasceu do crescente hábito das pessoas postarem fotos de eventos no Instagram. O LiveAlbum permite que os próprios convidados interajam com um conteúdo in loco - o que pode estimular ainda mais a postagem de fotos.

O LiveAlbum está no ar para organizadores de festas (pessoas físicas ou jurídicas) em dois planos - básico e completo. No plano completo, o cliente conta com as funcionalidades de moderação, lista de perfis aprovados e a possibilidade de compartilhamento do álbum após a festa.

“É a primeira empreitada da JWT no segmento de produtos proprietários comerciais para o consumidor final. A intenção é construir valor a partir dessas propriedades”, afirma Patrice Lamiral, Diretor de Estratégia da JWT e um dos idealizadores do projeto. “Outros produtos estão em desenvolvimento e serão lançados nos próximos meses”, conclui.


Associação Brasileira de Jornalismo Científico confirma diretoria e quer realizar congresso mundial
26/03/2013 - 12:00:00

A diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) foi confirmada por seus associados em assembleia extraordinária realizada ontem, 25/03, na sede da revista Pesquisa FAPESP em São Paulo.

Fundada na capital paulista em 1977, a ABJC vem se esforçando pela democratização do conhecimento científico e sua divulgação para todas as camadas sociais. A entidade criada por jornalistas e cientistas envolvidos com divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), teve como seu primeiro presidente o jornalista e cientista José Reis, um profissional histórico nas atividades jornalísticas brasileiras relacionadas à ciência.

A diretora da revista Pesquisa FAPESP, Mariluce Moura, é a presidente entidade. Assume o cargo juntamente com Eduardo Geraque, repórter da Folha de São Paulo (vice-presidente), Ricardo Zorzetto, editor de ciência da revista Pesquisa FAPESP (diretor administrativo), Heloiza Dias, jornalista e pesquisadora da Embrapa (diretora acadêmica), Alícia Ivanissevich, editora-chefe do programa Globo Ciência – TV Globo (diretora de divulgação e publicações), e Joice Santos (diretora de eventos).

Os desafios da entidade são muitos. Fundamentalmente, a valorização da ciência como forma de conhecimento e de apreensão da realidade, além de contribuir para a avaliação do impacto do progresso técnico na vida dos cidadãos. A diretoria organizará uma série de atividades que visam estreitar a relação da entidade com os associados, o mercado profissional, a Academia e a comunidade científica em geral.

Congresso internacional

Brasil tem marcado presença internacional no avanço do conhecimento e de sua divulgação.

Desde a última década, foi visível a melhoria da qualidade da divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fruto da ampliação substancial de espaço na mídia e em veículos especializados; da formação cada vez mais especializada de profissionais na área e da ampliação crescente de assessorias de comunicação, bem como do reconhecimento público da importância da democratização e popularização do conhecimento científico.

É com este intuito que a ABJC vai se candidatar como sede para a próxima Conferência da Federação Mundial de Jornalistas Científicos (2015 World Federation of Science Journalists' Conference).

O Brasil será o terceiro país a declarar sua intenção de sediar o evento. A África do Sul e Quênia já se pronunciaram oficialmente sobre a candidatura.

A conferência mundial é uma das principais atividades da Federação Mundial de Jornalistas Científicos (WCSJ), organizada por e para jornalistas focados em ciência para cobertura e crítica das áreas de meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia, saúde e medicina, agricultura, e áreas afins.

Sobre WFSJ

A da Federação Mundial de Jornalistas Científicos (WFSJ) é uma organização internacional não-governamental, sem fins lucrativos, dedicada a ajudar os cidadãos de todo o mundo a levar em conta o conhecimento científico em sua compreensão e crítica, além das questões sócio-econômicas e do papel dos governos sobre ciência e tecnologia.


IBOPE Media cria nova área de learning & insights
26/03/2013 - 11:00:00

Excesso de informação, variedade de métricas, simultaneidade e convergência das mídias são alguns dos desafios do cenário atual para a tomada de decisão. E para compreender esses fenômenos na América Latina e integrar soluções, o IBOPE Media acaba de lançar a área de learning & insights.

“A área está essencialmente conectada com soluções analíticas. Nossa expertise consiste em elaborar estudos a partir de múltiplas bases de dados, buscar novos métodos e prover insights para o mercado”, comenta Juliana Sawaia, gerente da área.

Juliana é publicitária, tem formação em Liderança na Harvard Business School, MBA Internacional na Business School em parceria com a Universidade Toronto e acumula mais de 16 anos de experiência em pesquisas de mercado, mídia e opinião. Sob sua gestão, á área de learning & insights é formada por dois consultores, três analistas e dois assistentes.

Resultados

Dois estudos recentes desenvolvidos pela área são o Many To Many e o Anatomia Social, que analisam o comportamento do consumidor nas mídias sociais.

De acordo com o Many to Many, 77% das pessoas que frequentam as mídias sociais curtem ou seguem alguma marca no Facebook ou no Twitter.  A análise aponta ainda que 84% das pessoas que frequentam as mídias sociais consideram a opinião de outros consumidores, exposta na rede, durante uma decisão de compra. Mais da metade (54%) já compartilhou críticas e sugestões de um amigo sobre algum produto, mesmo sem nunca tê-lo utilizado.

Já o estudo Anatomia Social apresentou dados sobre os hábitos dos internautas nas mídias sociais, a partir de uma analogia entre os costumes e atitudes dos latino-americanos frente às mídias sociais e o corpo humano. Conheça os resultados aqui.


Artplan é eleita uma das Melhores Agências para Trabalhar no Brasil
26/03/2013 - 10:00:00

A Artplan comemora o resultado da conquista das Melhores Agências de Comunicação para Trabalhar 2012, segundo análise do Great Place to Work®. No ano passado, mais de 300 colaboradores responderam pesquisas sobre prática de gestão de pessoas que serviu de material para avaliar o grau de satisfação dos funcionários com relação à credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem dentro da empresa.

 

Após a coleta do material e avaliação das práticas implantadas na agência, a Artplan recebeu a notícia que estava entre as sete Melhores Agências para Trabalhar no Brasil. No total, mais de 150 agências fizeram a inscrição no Great Place to Work®. 

Segundo Sandra Poltronieri, gerente de Gestão de Pessoas, a conquista reflete, principalmente, a equipe que a agência possui: “Aqui, as pessoas são apaixonadas pelo que fazem e estão em constante busca de desafios e renovação.” Sandra ainda acrescenta outros fatores como camaradagem entre os funcionários, orgulho pela história e DNA da Artplan, além da enorme credibilidade que a agência tem no mercado publicitário.


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