25/04/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 

João Roberto Marinho e Ayres Britto recebem homenagens no Fórum da Liberdade
16/04/2013 - 17:00:00

Ex-ministro e empresário foram agraciados com os prêmios Liberdade de Imprensa e Libertas

A solenidade de abertura do 26º Fórum da Liberdade, na noite da última segunda-feira (8/04), realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS - contou com a entrega de duas distinções especiais. Os prêmios Libertas e Liberdade de Imprensa foram concedidos, respectivamente, ao empresário e presidente do Conselho Editorial e vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, e ao ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto. O Prêmio Libertas é conferido aos empreendedores que se destacam pela valorização dos princípios de economia de mercado e de respeito ao  Estado de Direito democrático. Já o Prêmio Liberdade de Imprensa é aferido a profissionais que preconizam a liberdade de imprensa e que se dedicam ao desenvolvimento do pensamento crítico.

“Eu sinto uma confiança muito grande nas instituições brasileiras. O Supremo Tribunal Federal (STF), a partir do voto magistral do ministro Carlos Ayres Britto, consagrou os princípios da Constituição com relação à liberdade de expressão enterrando a lei de imprensa, que foi produzida no regime militar. Portanto, temos muita confiança no ambiente legal, no Congresso brasileiro, pelo qual prevalece sempre a vontade da maioria”, disse Marinho, em discurso. Ayres Britto mostrou-se contente com o reconhecimento. “Sinto-me pessoalmente muito feliz por vincular meu nome a um reconhecimento tão elevado, gratificante do ponto de vista cívico. A liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade e a imprensa é insubstituível”, disse.

Após a premiação, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter realizou palestra que abordou os principais conceitos para o crescimento do País. Também o economista e atual presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, que falou sobre as transformações do Brasil nos últimos 20 anos, as oportunidades em decorrentes destas mudanças e sobre os desafios da conjuntura econômica internacional e nacional.


Conexões Globais busca ampliar debate sobre cultura digital
16/04/2013 - 16:00:00

Segunda edição do evento será realizada em maio, promovida pela Secom-RS

Cultura digital, as mídias sociais, a participação cidadã e os direitos civis na internet serão alguns dos temas norteadores da segunda edição do Conexões Globais, evento marcado para ocorrer de 23 a 25 de maio, na Casa de Cultura Mario Quintana – Porto Alegre. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Social do Estado (Secom-RS), busca promover o diálogo, por meio de webconferências, palestras e oficinas. Pensadores e ativistas da cultura digital de diversos países devem participar do evento, que terá suas conferências transmitidas ao vivo via web. A interação com o público, além do modo presencial, se dará também por meio de plataformas de redes sociais, como do Twitter e Facebook.

As oficinas serão voltadas à troca de conhecimento e à capacitação para o uso de novas mídias, à produção e edição multimídia, à utilização das ferramentas digitais e às estratégias para mídias sociais. Com a proposta de mesclar cultura popular com as novas tecnologias, a programação ainda incluirá shows musicais, mostras de filmes e artes visuais. "O mundo inteiro discute as novas possibilidades de mobilização, trazidas pela internet. (...) Um Estado transparente, em diálogo permanente com a sociedade, precisa aprofundar o debate e interagir com seus protagonistas. Esse é o conceito do Conexões Globais e da nossa Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital", segundo a titular da Secom, Vera Spolidoro.

O novo site do Conexões Globais e a programação completa serão disponibilizados no final deste mês, quando acontece o lançamento oficial do evento.


Grupo Farmácias Econômicas é o novo cliente da Morya
16/04/2013 - 15:00:00

A agência Morya de Porto Alegre (RS) conquistou a conta do Grupo Farmácias Econômicas, após concorrência que envolveu quatro agências. Até então, a empresa não contava com uma agência, executando internamente suas ações de publicidade. Com a nova parceira, o grupo promete investir no segmento.


O que seduz o consumidor é o conteúdo
16/04/2013 - 14:00:00

Sócios da Cartola Conteúdo, Clarissa Barreto e Sebastião Ribeiro palestraram na última terça-feira (9/04), durante a Semana do Jornalista da ESPM e relataram os passos que resultaram na criação da agência. Os jornalistas abordaram o uso do conteúdo como recurso para aproximar marcas do público. “As empresas começam a se dar conta que é importante ter um canal de conteúdo. Há algum tempo, tínhamos o marketing de interrupção. Havia uma programação linear, que era interrompida para a propaganda. No novo cenário, do invitation marketing, é preciso convidar o consumidor e, para isso, é preciso seduzir. O que seduz o consumidor é o conteúdo”, defendeu Sebastião.

Para justificar essa ideia, foram apresentados cases de marcas como Lacta e Boticário, produzidos em parceria com a W3haus; e do Anchieta, desenvolvido para campanha da Escala. Em ambos os trabalhos, os sócios destacaram a realização de pesquisa, apuração e a tarefa de contar histórias como habilidades próprias dos jornalistas. “Qualquer um pode escrever, mas quem sabe mesmo contar histórias bem? O jornalista”, afirmou Sebastião, ao relatar a existência de uma espécie de fusão entre o marketing e o jornalismo. Aos futuros jornalistas, Clarissa ressaltou a importância de se manter o pensamento empreendedor. “Existem veículos que te ‘prendem’, onde tu não podes fazer ‘frila’, ter uma empresa... Mantenham a ideia de negócio”, aconselhou Clarissa.


TAM é a 5ª empresa aérea mais engajada em redes sociais no mundo, segundo pesquisa
16/04/2013 - 13:00:00

SocialBakers avaliou o volume de respostas enviadas pelas companhias

no Twitter e no Facebook durante o quarto trimestre de 2012

A TAM Linhas Aéreas foi classificada como a quinta companhia aérea mais engajada nas redes sociais em todo o mundo durante o quarto trimestre de 2012. O estudo foi realizado pela SocialBakers, uma das mais importantes empresas globais de monitoramento e análise de mídias sociais.

No período, a TAM registrou índice de 65,18% na taxa de respostas enviadas a quem mencionou a companhia aérea no Twitter. Já no Facebook, atingiu o índice de 89,85% na interação com os usuários.

Para avaliar a interação das companhias aéreas em todo o mundo, a SocialBakers levou em consideração dois critérios: a quantidade de respostas dadas pelas empresas e a diferença entre o volume de menções respondidas e o volume de menções ignoradas. Mais detalhes do estudo (em inglês) estão disponíveis no link http://migre.me/e2jNA.

Segundo a SocialBakers, as plataformas de mídia social estão em contínua expansão e o relacionamento entre clientes e empresas tem migrado cada vez mais dos meios tradicionais de comunicação para outros como o Twitter e o Facebook. A pesquisa aponta ainda que, de acordo com estudos recentes, a indústria da aviação é a mais ativa nestas redes.

Em março, a TAM já havia anunciado que encerrou 2012 com aumento de 96% nas demandas de consumidores recebidas via redes sociais, em comparação com o ano anterior. Principal canal online de interação da companhia com os seus clientes, o perfil @TAMAirlines no Twitter já chegou a marca dos 460 mil seguidores.

Atualmente, a TAM registra uma média de 8 mil interações por mês em sua conta no Twitter, atendido por uma equipe especialmente destacada para o serviço de SAC 2.0.


Estudo sobre os jornalistas e as redes sociais será apresentado no Congresso Mega Brasil
16/04/2013 - 12:00:00

Como a imprensa tradicional acompanha as redes sociais? Quem são os jornalistas brasileiros que mais as acompanham? Como e com que frequência as utilizam? Quais as redes sociais que eles consideram mais confiáveis? Como os profissionais da imprensa se inserem nesse universo? Essas são algumas das questões que serão analisadas pelo jornalista Manoel Fernandes, da Consultoria Bites, em sua apresentação no Congresso Mega Brasil de Comunicação, na palestra Os jornalistas brasileiros e as redes sociais: um estudo qualitativo, que sua equipe produzirá especialmente para o encontro. Curador de duas edições do Congresso Mega Brasil de Comunicação Digital, Manoel Fernandes especializou-se na área digital após passagem pela grande imprensa, em publicações como as revistas Veja e IstoÉ Dinheiro.

O Congresso, que está marcado para os dias 23, 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, tendo como tema central O Planeta Comunicação na Era do Diálogo, espera reunir cerca de 1.000 profissionais nas diversas atividades programadas, entre elas seis conferências (quatro delas internacionais), 27 palestras temáticas, um curso pré-congresso, uma mesa-redonda sobre facebook, lançamento do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa, entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação e o painel de encerramento Crème de la Crème com o melhor do conteúdo do Congresso.

Entre as empresas que ali apresentarão seus cases destacam-se: Bayer, Braskem, DuPont, Fiat, Gerdau, Netshoes, Odebrecht, Rede Globo, Syngenta e Tetra Pak. Também o segmento de agências de comunicação estará representado, com temas de vanguarda e algumas das mais bem sucedidas práticas de mercado. As agências que apoiam o Congresso Mega Brasil de Comunicação são: Andreoli MSL Brasil, CDI, CDN, FSB, Fundamento, Edelman Significa, Imagem Corporativa, In Press Porter Novelli, Ogilvy PR, RP1 e S2Publicom. Além das agências, o Congresso conta com apoiadores institucionais: Abracom, Aberje, FESPESP - Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo, Associação Brasileira de Relações Públicas de São Paulo – ABRP,  Associação Brasileira de Recursos Humanos- ABRHSP  e a ABRASCA.

Programação completa, informações sobre o evento e inscrições estão disponíveis no www.megabrasil.com.br. Além de descontos especiais para inscrições antecipadas, há vários pacotes de incentivo a grupos de participantes das áreas pública e privada e também do Norte e Nordeste.


FSB lança aplicativo para Ipad para divulgar seu Relatório Anual
16/04/2013 - 11:00:00

Todo o conteúdo do Relatório Anual 2012 da FSB Comunicações está, a partir de agora, também disponível para Ipad.

O aplicativo dá acesso às principais informações da empresa, que têm conquistado significativos reconhecimentos em seu mercado de atuação, tanto no Brasil quanto no exterior.

Depois de se consolidar como a primeira agência de comunicação corporativa a conquistar um leão no festival de Cannes e de se tornar a primeira agência brasileira a figurar no ranking das mais importantes agências mundiais, a FSB foi eleita, pelo portal The Holmes Report, a agência Latino-Americana do ano em 2012. Além disso, aparece em primeiro lugar no ranking das agências de comunicação corporativa do Brasil.

Para saber mais sobre nossa atuação, nossa gente, nossos princípios e como estamos nos preparando para o futuro, acesse:

http://itunes.apple.com/app/fsb-annual-report-2011/id521822540?mt=8


Getty Images tem acervo com mais de 40 anos de Fórmula 1
16/04/2013 - 10:00:00

Líder mundial de conteúdo multimídia conta com material desde os Grand Prix mais antigos até as disputas mais recentes, com fotos icônicas e famosas que contam a história do esporte

Mais de 40 anos de história da Fórmula 1 estão registrados nos acervos da Getty Images, líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes, música e produtos multimídia, desde os Grand Prix mais antigos até as disputas mais recentes. Para interessados no esporte e amantes da velocidade, as mais icônicas fotos das décadas de 70 e 80 até hoje, contam como o evento cresceu e se desenvolveu por meio de cliques de fotógrafos talentosos, como Mark Thompson, Clive Mason e Paul Gilham.

A empresa divide os registros em onde tudo começou; os destaques e mais lembrados momentos da década de 70 e 80 e as fotos dos anos 90 até a atualidade. Algumas também fazem parte das coleções de Louis Klemantaski, Rainer Schlegelmilch e Allsport.

A Getty Images tem tradição na cobertura mundial dos mais diversos eventos e continua abastecendo seu acervo para poder contar mais histórias no futuro. É formada por uma equipe de mais de 650 fotógrafos em mais de 60 países ao redor do mundo, que entregam, além de cliques tradicionais, vídeo, 3D, e fotografias 360 graus.

Para conhecer, acesse http://bit.ly/Yq0vET.


GoPoints mira nas agências de publicidade
15/04/2013 - 16:00:00

Startup brasileira cria sistemas web para campanhas de incentivo e fidelização

A GoPoints, startup brasileira especializada em soluções digitais para relacionamento e programas de incentivo, está de olho nas agências de publicidade para diversificar seu leque de atuação.

Com grandes nomes entre seus casos de sucesso, como Hering, TIM Celular, Banco BMG, Porto Seguro Seguradora e outros, a empresa pretende utilizar todo o seu know how para fornecer suporte e infraestrutura tecnológica às ações publicitárias.

Programas de incentivo, em especial, os que trabalham com premiações e sistemas de pontos, são vistos como casos de sucesso para as agências. “Esta demanda cresce com frequência, pois, na maioria das vezes, é muito oneroso para as agências criar uma base tecnológica e formar uma equipe interna para realizar este tipo de atividade”, comenta Carlos Kelner, sócio-diretor da GoPoints. “Enquanto as agências ficam concentradas no processo criativo, nós auxiliamos com a parte técnica, isto é, implantamos as soluções digitais com agilidade e custo competitivo”, finaliza.


PLANIN completa 20 anos e anuncia nova unidade de negócios direcionada para a Classe C
15/04/2013 - 15:00:00

A PLANIN, um dos principais empresas de comunicação empresarial do País, sai à

frente do mercado e anuncia a PLANIN +Classe C, agência pioneira em projetos

voltados à Classe C. O anuncio está sendo feito no mês que a agência completa 20 anos.

"Estamos inovando com a proposta de divulgar produtos e grandes marcas diretamente para o maior segmento socioeconômico do Brasil", comemora Angélica Consiglio, CEO da PLANIN e idealizadora da PLANIN +Classe C.

A ideia da nova empresa surgiu a partir da demanda detectada em projetos de

comunicação realizados em comunidades cariocas. "As empresas têm dificuldade

em adaptar seus discursos e falar diretamente com seus clientes,

especialmente com a classe C", diz a CEO.

A PLANIN +Classe C está de olho no potencial do mercado formado pela classe

média, que representa hoje 52% da população do País e corresponde a 52% dos

empreendedores brasileiros, 59% dos moradores de comunidades (incluindo

favelas) e 61% dos novos compradores online. Com gastos anuais de R$ 1,03 trilhão, se a Classe C brasileira fosse um País, seria o 18º do mundo em consumo. A expectativa é que esses consumidores continuem ainda em expansão nos próximos anos, passando dos atuais 52% da população para 57% em 2022.

A nova unidade de negócios será comandada pela CEO Angélica Consiglio, dirigida por Beatriz Imenes e coordenada por Juliana Tonello, com apoio das equipes de web, criação, conteúdo e social media da PLANIN. Mais informações pelo site

www.planinmaisclassec.com (11) 2138-8900 ou no blog com notícias sobre a ClasseC pode ser acesso digite www.quemeaclassec.com.br.


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