16/04/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 

Relatório global da DG MediaMind revela que a publicidade Rich Media apresenta visibilidade de 63%
22/04/2013 - 17:00:00

Banners expansíveis servidos no Brasil chegam a ter exibição média de três minutos. Formatos com vídeo alcançaram uma taxa de visualização completa de 80,2%

A  DG, plataforma líder mundial na gestão e distribuição de publicidade, lançou seu relatório anual de benchmarks com resultados globais intitulado “Viewability: Um Novo Olhar para o Engajamento”. O estudo baseia-se no conceito de viewability, uma nova métrica que está revolucionando o mercado publicitário por medir a porcentagem de peças Rich Media que foram vistas em relação ao número total de exibições.

Existe uma significativa correlação entre essa métrica e a performance de uma peça: 63% das peças Rich Media que o relatório aponta como visíveis registraram um aumento de 54,5% na Taxa de Cliques (CTR) contra o restante das peças servidas.

O relatório também inclui uma análise detalhadas das métricas de engajamento consolidadas para 2012, feita a partir de mais de 600 bilhões de impressões de anúncios em 47 países. O relatório completo está disponível para dowload aqui  (http://bit.ly/17eKxwV).

Tendências globais: vídeo aumenta o engajamento

O relatório aponta que nos Estados Unidos, as métricas gerais de engajamento aumentaram nas peças que incluíam elementos interativos e de vídeo. O CTR cresceu de 0,10% nos banners standard para 0,14% com Rich Media e 1,11% com vídeo. Já as taxas de interação aumentaram de 2,5% com Rich Media para 6,4% com formato VPAID (Video Player-Ad Interface Definition), um crescimento de 156%. Essa tendência também foi observada no resto do mundo.

No Brasil, o CTR para banners standard (0,09%) e Rich Media (0,20%) apresentou em 2012 leve queda em relação ao benchmark anterior à medida que mais impressões eram analisadas e incluídas nos resultados anuais. Em relação ao Rich Media, floating ads e banners expansíveis tiveram o melhor desempenho com CTRs de 0,57% e 0,20%, respectivamente, enquanto 6% dos banners expansíveis servidos tiveram sua expansão iniciada pelo menos uma vez, com duração média de 179,1 segundos ou cerca de 3 minutos.

O volume analisado de impressões do formato VAST foi grande o bastante para que entrasse no benchmark deste ano. As peças tiveram boa performance, registrando um CTR de 4,59% e alcançando uma taxa de visualização completa de 80,2%.

No geral, o relatório indica que a crescente adoção do vídeo digital se reflete no crescimento dos formatos com vídeo in-stream (VAST). Dessa vez, o desempenho das peças com vídeo foi grande o suficiente para que elas fossem incluídas nas estatísticas de 23 países, contra 16 no Benchmark anterior.

Viewability impulsiona CTR e conversão

Respondendo à demanda por uma maior transparência nas métricas da mídia digital, a padronização do viewability permitiria ao mercado mudar seu foco – das impressões servidas para as impressões visualizáveis. Isso ajudaria os anunciantes a terem certeza de que as peças serão exibidas dentro da área visualizável da tela e por um período relevante.

“Antes da viewability, os anunciantes não tinham uma maneira padronizada de determinar se seus anúncios tinham alguma chance de serem vistos pelo consumidor”, conta Ricky Liversidge, diretor de marketing da DG. O executivo ressalta que a adoção desse critério como uma métrica padrão representa mais um passo para fornecer aos anunciantes todo o conhecimento que precisam para executar e mensurar campanhas de sucesso.

Confirmando a força do novo critério, o estudo mostrou ainda que as impressões sem viewability (aquelas que não tinham chances de serem vistas pelo consumidor) apresentaram uma performance muito inferior. Quando essas impressões de baixa qualidade foram eliminadas, o desempenho aumentou drasticamente. Em nível global, o CTR de anúncios Rich Media considerados visíveis foi 54,5% maior do que para aqueles que não atendiam ao critério. As Taxas de Conversão Pós-clique dobraram.

Os formatos Rich Media com maior visibilidade foram os floating ads, wallpaper ads e commercial breaks. Segundo o relatório, isso indica formatos desse tipo, com alta interatividade e persistência, são mais interessantes para marcas que usam o potencial de visualização, como o Indicador-chave de Desempenho (KPI).

Para baixar o infográfico do estudo “Viewability: Um Novo Olhar para o Engajamento” clique aqui (http://bit.ly/11aWnpZ).


COOP tem nova agência de comunicação
22/04/2013 - 16:00:00

A .R.E.F. Comunicação, de São Paulo, acaba de assumir a conta de comunicação e marketing promocional da Coop, considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, com sede em Santo André, no ABC Paulista.

De acordo com Claudia Montini, coordenadora de Marketing da Coop, a mudança de agência, após 20 anos, ocorreu num momento em que a Cooperativa entra numa nova fase de modernidade com a ampliação e diversificação de negócios, tornando-a multicanal. Além das 28 unidades de distribuição (autosserviço), a Coop também opera com postos de combustíveis, drogarias externas e comércio eletrônico.

“O processo de escolha da nova agência levou oito meses e contou com uma consultoria especializada na área. Foram várias etapas, desde o kow how em varejo até a composição de cases e apresentação de uma campanha. A empresa que melhor atendeu todos os quesitos foi a .R.E.F.”, explica Claudia.

O trabalho da nova agência envolverá planejamento e execução de campanhas promocionais e peças publicitárias, de acordo com o calendário promocional e dos eventos já consagrados pela rede, como o Mexa-se.

“A .R.E.F. está muito contente em ter sido escolhida pela Coop e nosso time está entusiasmado para ir muito além do esperado. Nosso trabalho será focado no desenvolvimento de estratégias e ações, oferecendo uma visão ampla do mercado de varejo e supermercadista, além de termos uma equipe dedicada a criar estratégias diferenciadas e exclusivas, indo além das mídias tradicionais”, comemora Ricardo Calfat, diretor geral de atendimento da .R.E.F..


Shell lança site e campanha publicitária para celebrar seu centenário no Brasil
22/04/2013 - 15:00:00

Para comemorar seus 100 anos de contínua atuação no país, a Shell acaba de lançar um hotsite exclusivo. Além de conhecer um pouco mais sobre sua história, contada década a década desde 1910, é possível descobrir quais serão os grandes desafios da companhia nos próximos 100 anos e ler integralmente três encartes especiais produzidos para a comemoração. A empresa preparou ainda uma campanha publicitária para celebrar a data, com anúncios em TV, revistas e jornais, outdoors, além de várias ações na internet. Toda a campanha é assinada pela J. Walter Thompson. Acesse: http://www.shell.com/bra/aboutshell/centenary.html.


Grupo Newcomm e Koch Tavares lançam agência de eventos esportivos
22/04/2013 - 14:00:00

New Match começa a operar este mês com foco no mercado nacional e internacional. Nova operação terá como funções o planejamento de eventos e a análise de patrocínios

O Grupo Newcomm e a Koch Tavares lançam a agência de eventos esportivos New Match para aproveitar a eminência de grandes eventos no país, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A empresa começa a operar este mês com foco no mercado nacional e internacional. A nova operação faz parte dos planos de expansão da Newcomm e terá como funções o planejamento de eventos ligados ao esporte, análise de patrocínios e criação de soluções na área alinhadas à estratégia de comunicação das marcas.


Projeto expande percepção com atividade no escuro liderada por cegos
22/04/2013 - 13:00:00

Iniciativa da Fundamento Social e da Fundação Dorina Nowill para Cegos

será lançada durante o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2013

Responsabilidade social, inovação e empreendedorismo são as propostas da Fundamento Social com o projeto “Ponto de Vista”, que será apresentado ao mercado durante o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2013. A Fundamento Social é uma divisão da Fundamento Comunicação Corporativa especializada em soluções multidisciplinares de Responsabilidade Social Corporativa. Desenvolvido em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, cuja missão é facilitar a inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, e a consultoria da ONG alemã Dialogues in the Darak, o Projeto “Ponto de Vista” propõe uma dinâmica em grupo em um ambiente totalmente escuro no qual pessoas com deficiência visual são os guias.

“Mais do que a simples inversão de papéis, nosso objetivo é que a retirada da visão leve os participantes a interagir e se comunicar a partir de outros sentidos”, afirma Neuza Brossi, diretora da Fundamento Social. Estudos indicam que 70% de nossa percepção de mundo provêm da visão. “Abrir mão deste sentido coloca os participantes em uma situação realmente desafiadora, no qual devem confrontar suas limitações. Este exercício estimula o desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança, além de promover o respeito à diversidade”, explica Brossi.

O papel dos instrutores com deficiência visual é essencial na dinâmica. São eles os responsáveis por conduzir os no ambiente totalmente escuro para a execução de atividades cotidianas. “Sem a visão, a ida a uma feira, por exemplo, torna-se um desafio. No entanto, com o auxílio dos guias e articulação do grupo é uma dificuldade que pode ser superada, gerando uma vivência que é mais facilmente assimilada. O benefício é duplo: gera empatia pela diversidade e desperta no individuou uma consciência maior para os outros sentidos, ampliando a inteligência emocional”, faz questão de ressaltar Brossi. A atividade é acompanhada também por um psicólogo que avalia as atitudes dos participantes e oferece um feedback ao final.

O Projeto “Ponto de Vista” é indicado tanto para organizações sociais e educacionais como para empresas. “A experiência no escuro propicia o desenvolvimento de capacidades empresariais como liderança, gestão de risco, cooperação e inovação de uma forma orgânica. Desenhamos o projeto de forma que ele possa ser adaptado às necessidades de cada empresa, com a introdução de atividades específicas, mas mantendo o cerne da proposta”, acrescenta Marta Dourado, sócia-diretora e fundadora da Fundamento Comunicação Corporativa. O Projeto Ponto de Vista pode ser uma importante ferramenta para departamentos de RH, Comunicação e Responsabilidade Social para a sensibilização e aprimoramento de suas equipe na prática.

As primeiras sessões do Projeto “Ponto de Vista” ocorrem no dia 23, paralelas ao Congresso Mega Brasil de Comunicação 2013. Com duração de 20 minutos, as sessões contarão com grupos de até 12 pessoas, previamente cadastradas. Para a imprensa, haverá uma sessão exclusiva no dia 23/04, às 11h30. Confira abaixo a tabela de sessões para o público em geral. As inscrições poderão ser feitas no próprio Congresso em uma mesa ao lado dos auditórios ou pelo email pontodevista@fundamento.com.br,. 

Serviço

Congresso Mega Brasil de Comunicação 2013

Data: 22 a 25 de abril de 2013

Local: Centro de Convenções Rebouças

Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23

Horários Sessões Ponto de Vista

Dia 23

9h30 às 10 horas

10h30 – 11 horas

13 às 13h30

13h30 às 14 horas

16h30 às 17 horas

19 às 19h30


Boxnet e Elemídia lançam novo produto no Congresso Mega Brasil de Comunicação
22/04/2013 - 12:00:00

Sala VIP do congresso terá pré-lançamento da Sala de Situação

O 16ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação que tem início amanhã (23/04) e vai até o dia 25/04, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo,

contará com o pré-lançamento da Sala de Situação na Sala Vip do evento.   O produto foi desenvolvido pela Boxnet – empresa do grupo Maxpress – em conjunto com a Elemídia Empresas, e reúne toda a expertise da primeira de monitorar, classificar e oferecer conteúdo informacional de interesse de organizações, à tecnologia dos monitores da segunda.

Segundo Sérgio Franco, presidente da Boxnet, o objetivo da Sala de Situação é diminuir o tempo de tomada de decisão de empresas frente a uma informação de mercado sobre sua marca, seus produtos ou resultados financeiros.  "É exponencial a velocidade com que informações sobre você, sua marca  ou empresa circulam pelos mais diferentes veículos de comunicação, tradicionais ou não.  Com a Sala de Situação, pretendemos municiar os gestores de comunicação de mais tecnologia para que seu público interno tenha as informações tão rapidamente quanto sejam necessárias as ações a serem tomadas para reforçar mensagens positivas ou fazer esclarecimentos quanto a potenciais situações problemáticas", explicou.

Por trás do lançamento está a intenção de o grupo Maxpress, parceiro de longa data da Mega Brasil e do Congresso Mega Brasil de Comunicação, de acabar com o estigma de crise que existia no meio corporativo. "Antigamente se falava em monitorar informações para resolver uma situação de crise, mas o mercado corporativo já entendeu que o casamento da tecnologia com a internet gerou um processo de engajamento maior e muito mais veloz tornando cada dia um dia potencialmente de crise. Nosso produto vai permitir aos gestores da Comunicação empresarial intervir muito mais rapidamente ao que estiver acontecendo", complementou Franco. 

O executivo ressalta que o Congresso tem grande importância para os negócios da companhia. “Nossa participação no evento é mostrar a “veia” inovadora das empresas do grupo, e sempre estarmos sensíveis as mudanças deste mercado, oferecendo soluções inéditas”.

A Sala de Situação é modular e taylor made. Partindo de quatro telas, pode chegar a 32, dependendo da necessidade de cada organização. Sua apresentação será feita em primeira mão junto ao seleto público que circulará pelo espaço, por onde passarão todos os painelistas e palestrantes do evento, além de convidados especiais. 


Zero 11 lança sua primeira campanha para Phonak
22/04/2013 - 11:00:00

Ação apresenta o Lyric, novo aparelho de audição da empresa

A Zero11 lança a sua primeira campanha para a Phonak, cliente conquistado há algumas semanas pela agência de Rosana Ameixieira e Ailton Godoy. A ação divulga o lançamento do Lyric, produto que promete criar novos paradigmas no segmento de aparelhos auditivos, no qual a Phonak é líder em tecnologia.

A campanha será lançada no dia 22 de abril e contará com dois comerciais produzidos pela Guadalupe Filmes que serão veiculados nos canais GNT, GloboNews, SporTV , SporTV 2 e Viva, todos da Globosat. Os filmes mostrarão que, ao usar o Lyric, qualquer pessoa com problemas auditivos pode ter uma vida plenamente ativa, seja no trabalho, na prática de esportes, em atividades de lazer, como ir ao cinema, e estudar, porque além do aparelho ser invisível pode ser usado por meses sem tirar, inclusive embaixo d’água. Enfim, quem usar o Lyric tem um dia-dia normal como qualquer indivíduo e pode até esquecer que usa aparelho auditivo. Além dos comerciais, anúncios para mídia impressa completam o trabalho da Zero11 para o anunciante.

O primeiro comercial mostra uma mulher de meia de idade que acaba de sair do banho, evidenciando que o Lyric também pode ser usado nessa situação. Ela dialoga com o locutor e, durante a conversa, revela-se que ela tem filhos, concilia o trabalho e a pós graduação e ainda faz aulas de dança, o que prova que, mesmo com o problema de audição, é possível ter uma vida agitada usando apenas o aparelho.

Já o segundo filme relata a vida de um homem em seus 40 anos que pratica esportes – no caso o ciclismo – e mostra que ele costuma ir ao cinema e tem vida social ativa.  Ele também conversa com o locutor, mostrando a facilidade de escutar que o Lyric proporciona. Com o conceito “faça de tudo e esqueça que está usando”, a Zero11 vende de forma inusitada essa grande novidade para o mercado.


Usina de Notícias lança projeto 220v em 2013
22/04/2013 - 10:00:00

Dentro da celebração dos seus 10 anos de história, que ocorrerá no dia 2 de outubro, a Usina de Notícias de Porto Alegre (RS) lança em 2013 o projeto Usina 220v. A iniciativa já possui uma agenda programada de ações que visam o fortalecimento da marca, a expansão da empresa e o reforço de posicionamento da agência no mercado gaúcho de comunicação. A principal meta é aumentar os contratos nos clientes bases, além da conquista de novas contas.

O Usina 220v é um projeto que engloba ações de marketing externo e endomarketing. Dentro das atividades previstas, está a mudança de sede, que está localizada na Avenida Benjamin Constant, 904, em Porto Alegre. Também constam novos projetos de relacionamento com a imprensa e o meio corporativo, a exemplo do “Usina Convida”, no qual parceiros dos meios de comunicação são convidados para um bate-papo sobre mercado, pautas de interesse e fluxo de informações. No âmbito interno, a novidade fica por conta dos projetos “Gerador de Ideias” e “Energia Coletiva”.

Outra atividade importante que integra o projeto está na associação da empresa à Amcham-Porto Alegre. A proposta é ampliar o networking com participantes da Câmara Americana, adotar novas práticas corporativas e capacitar os colaboradores da empresa. Além disso, a Usina quer consolidar ainda mais as suas ações com a Rede Brasileira de Gestão de Imagem (RBGI), na qual é a única agência gaúcha integrante.

Atualmente, a Usina de Notícias oferece os serviços de planejamento em comunicação, assessoria de imprensa, produção de conteúdo, monitoramento de mídias sociais, artes gráficas e publicidade. Segundo a diretora da Usina de Notícias, Adriana Kühn, além de ser uma data histórica, o ano de 2013 será marcado pela abertura de novos mercados para a agência. “O mais importante é que o projeto 220v já ganhou a adesão de toda a equipe, que está alinhada na busca por resultados. O time Usina projeta um ‘Ano 10’ para 2013”, destaca.


S2Publicom é a nova assessoria de imprensa da Novartis Brasil
19/04/2013 - 16:00:00

Formado por uma equipe exclusiva à farmacêutica suíça, o novo atendimento começou em abril

A S2Publicom, uma das cinco maiores agências de comunicação do Brasil, ampliou sua carteira de clientes, que hoje reúne mais de 70 empresas e instituições. A chegada da Novartis Brasil reforça o núcleo de saúde da agência, que hoje tem clientes como Bausch &Lomb e Hospital Beneficência Portuguesa.

As divisões da farmacêutica suíça que agora fazem parte do atendimento da S2Publicom são: Corporativo, Saúde Animal, Vacinas, Oncologia e Farmacêutica (Oncologia e General Medicines). Para atender a nova conta, foi criada uma equipe com dedicação exclusiva composta por sete profissionais com experiência no mercado farmacêutico: Carolina Lobo, Renata Penna Franca, Juliana Gilio, Roberta Garrido, Talita Gobbi, Amanda Novaretti e Tatiana Vita.


CDI é escolhida a agência de melhor qualidade e resultados
19/04/2013 - 15:00:00

A EMC, empresa norte-americana de armazenamento e gerenciamento de informações, elegeu o atendimento à imprensa da CDI como o melhor em qualidade e em resultados entre as oito agências que atendem à sua conta na América Latina. Os critérios usados pela empresa basearam-se em análises de matérias e suas tecnologias veiculadas na imprensa, crescimento de cobertura jornalística e metas alcançadas. A CDI começou a atender à EMC em janeiro de 2012.


- 10 <<<<   ANTERIOR <<   PÁGINA 01 DE 1017   >> PRÓXIMA   >>>> +10
Busca