22/10/2019

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 
 


O maior e mais prestigiado congresso de comunicação corporativa da América Latina
Em 2010, a Mega Brasil mudou o título do seu evento para Congresso Mega Brasil de Comunicação, seguindo uma indicação do próprio mercado. Até então, cada um dos públicos de interesse dos eventos organizados pela empresa – o de setor de governo e da iniciativa privada – se referiam aos congressos de suas áreas – Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa e Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público – como o “Congresso da Mega Brasil”. Foi por conta dessa indicação espontânea, que a Mega Brasil optou por unificar esses dois eventos. Com isso, seguiu o caminho apontado pelo próprio mercado e adotou o título de Congresso Mega Brasil de Comunicação que, na medida em que cresceu em conteúdo, se consolidou como o maior evento de comunicação corporativa da América Latina, e um dos principais de todo o mundo.
Profissionais de governo e setor privado reunidos num único grande evento
Houve época em que se justificou a separação do conteúdo dos setores público e privado nos congressos realizados pela Mega Brasil Comunicação. Sobretudo nos últimos cinco anos, porém, o mercado, como um todo, experimentou um significativo avanço, principalmente sob aspectos de profissionalização de pessoas e de processos, o que permite dizer que hoje muitos dos desafios colocados à frente dos setores de Comunicação, tanto de governo quanto de corporações, tem muitos aspectos comuns. Nesse sentido, manter esses dois públicos divididos por temários que, em última instância partilham desafios semelhantes, passou a não mais ter justificativa, o que levou a Mega Brasil a optar pela unificação dos eventos.
Mais vantagem para quem participa
A unificação dos congressos da Mega Brasil trouxe uma vantagem significativa para os profissionais de Comunicação, tanto do setor público quanto do setor privado, que agora podem ter acesso ao conteúdo de dois eventos, pelo preço de um. Particularmente para os profissionais do setor privado essa vantagem se amplia, na medida em que, além dos temas relacionados ao Congresso de Comunicação no Serviço Público, também podem participar dos Encontros Setoriais, que este ano focam os setores de Administração Municipal; Saúde Pública; Energia; Transportes e Infraestrutura; Educação, Cultura e Turismo.
Um evento 3 em 1
A unificação do conteúdo dos congressos brasileiros de Comunicação Corporativa e de Comunicação no Setor Público representa a democratização definitiva do acesso a informações preciosas, que ampliam o universo de conhecimento dos profissionais da área, por meio da troca de experiências e contato com técnicas inovadoras. Mas em 2010 a Mega Brasil vai mais além e traz para esse grande evento uma nova iniciativa: o Congresso Brasileiro de Comunicação Digital, desenvolvido em parceria com a Revista Bites. Ao lançar luz sobre essa área, a Mega Brasil oferece ao mercado a oportunidade de se aproximar de temas presentes ao nosso cotidiano e que apresentam uma performance bastante dinâmica. São novidades e soluções que surgem a cada minuto e que exigem dos profissionais de comunicação, conhecimento, criatividade e visão de futuro. Ao incluir em sua programação o Congresso Brasileiro de Comunicação Digital o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010 assume o formato de “Evento 3 em 1”, com o conteúdo diversificado e de altíssima qualidade de três congressos reunidos num único grande evento de Comunicação.
Um evento 4 em 1
A partir de 2012, a Mega Brasil trouxe mais uma inovação para o seu evento, o Congresso Brasileiro de Marketing na Comunicação Corporativa.
Um pouco de história
O Congresso Mega Brasil de Comunicação tem sua origem em dois grandes eventos: o Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, e o Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público. O primeiro deles foi criado em 1998, com o objetivo de apresentar casos práticos e experiências bem sucedidas em Comunicação Corporativa, o que diferenciou da maioria dos eventos dessa área, que apresentavam um perfil mais acadêmico. A cada edição, o congresso reuniu cases, pesquisas, análises, debates e workshops dos mais atuais e estratégicos temas da Comunicação. Seu formato também foi pioneiro no País: foi o primeiro a realizar palestras simultâneas dentro de um evento de Comunicação, e também o primeiro a adotar o conceito de temas-guia, atribuindo ao evento uma estrutura conceitual e temática. Entre os convidados que integraram o rol de palestrantes desse evento, ao longo da sua história, figuram os mais importantes e respeitados profissionais do Brasil e do Exterior.
Graças a esse perfil, o Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas passou a atrair profissionais de Comunicação de todas as partes do País e tornou-se o único a contar com o apoio unânime das mais importantes instituições da Comunicação brasileira. Como parte integrante desse evento acontece, anualmente, a Feira da Comunicação Empresarial e também a entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação. A partir de 2007, o Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas passou a chamar - se Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa para sintetizar os princípios que estavam expressos no título anterior.
O Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público surgiu a partir da identificação de necessidades específicas ao exercício da Comunicação dentro do Serviço Público, em todas as suas instâncias. Diferentemente do que ocorria na iniciativa privada, a Comunicação no Serviço Público obedecia, no início deste século, a uma realidade própria, submetida a diferentes níveis de relação e, consequentemente, apresentava exigências bastante peculiares.
Dessa forma, o evento foi criado pela Mega Brasil no ano 2000, trazendo cases de sucesso de Comunicação, nos Três Poderes. Seguindo o modelo do evento criado pela Mega Brasil para a iniciativa privada, o Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público trouxe entre seus palestrantes, os principais profissionais e pesquisadores do Brasil e também do Exterior.
Meeting Brasileiro de Assessoria de Imprensa/Relações com a Mídia
O Meeting Brasileiro de Assessoria de Imprensa/Relações com a Mídia foi criado em 2006 focado nas práticas e conceitos de assessoria de imprensa desenvolvidos no Brasil e é voltado para os profissionais que atuam (ou tenham interesse) na atividade. Foi estruturado de forma a mostrar a prática, a debater o conceito e a incentivar a reflexão sobre os novos caminhos da atividade de relacionamento com a mídia no Brasil. Trata-se, pois, de um projeto que vai jogar luzes tanto sobre a floresta (as várias áreas existentes e que hoje viraram especialização na Assessoria de Imprensa) quanto sobre a árvore (exposições e debates aprofundados sobre cada uma das àreas), num encontro, portanto, horizontal, na sua amplitude, e vertical, na sua profundidade.
O objetivo do Meeting é propiciar um estratégico intercâmbio profissional entre as empresas e as pessoas que hoje se dedicam à atividade, sobretudo para os profissionais que atuam diariamente na Comunicação Corporativa de empresas ou outras organizações e na Academia. Para isso, a proposta do encontro é que elepropicie aos participantes um profundo mergulho nas práticas e conceitos de Assessoria de Imprensa existentes no Brasil.



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