04/05/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 

Age Isobar cria ação para o Bradesco
15/04/2013 - 14:00:00

Com a ação, a instituição passa a ser a primeira marca brasileira a fazer parte oficialmente do aplicativo

O Waze, aplicativo que permite ao motorista conferir em tempo real a situação de sua rota antes de sair e durante o trajeto, e oferece caminhos alternativos, acaba de ganhar um novo parceiro: o Banco Bradesco. Toda a ação foi criada pela AGE Isobar que possui grande expertise em integrar ações offline, digital e trade.

Desde o início do mês, os usuários do aplicativo – reconhecido como um dos dez mais baixados no Google Play e na Apple Store – estão checando as principais agências Bradesco da cidade de São Paulo que estão no seu caminho ou próximas dele, através de ‘pins’ geolocalizados no mapa com o logo da marca.

Com essa parceria, o Bradesco estabelece mais uma ação pioneira nos meios digitais e pretende promover uma interação com os mais de 1,8 milhão de usuários do Waze no Brasil.


Getty Images lança campanha pelo respeito aos direitos autorais e obrigatoriedade do crédito
15/04/2013 - 13:00:00

A Getty Images, como líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, vem há algum tempo fazendo uma campanha discreta sobre os direitos autorais dos fotógrafos, obrigatoriedade de crédito e demais direitos que envolvem a utilização de imagem nos mercados publicitário e editorial. Com o crescimento dos processos por uso indevido de imagens e o constante recebimento de dúvidas dos profissionais do mercado, a empresa intensificou a ação com o objetivo de informar e prestar esclarecimentos sobre o tema.

As imagens que inspiram, que mostram a realidade ou que traduzem uma ideia são frutos do trabalho, do investimento e da criatividade de um profissional. Seja um fotógrafo ou um cinegrafista, eles têm o direito de serem reconhecidos e remunerados pelo seu talento e dedicação. E este direito está assegurado por lei. Trata-se da chamada Lei de Copyright, representada pelo ©, no Brasil Lei dos Direitos autorais 9.610/98, que garante os direitos desse profissional também. Por isso é tão importante que os veículos de comunicação saibam da obrigatoriedade de licenciamento e dos créditos dos autores bem como dos representantes responsáveis pela comercialização e licenciamento das imagens.

Desta forma, os profissionais que utilizam imagens ou vídeos precisam ficar atentos a estes direitos na hora em que decidem aplicar um conteúdo visual em seus projetos. Segundo a Lei dos Direitos Autorais, todo o autor deve ter seu nome, pseudônimo ou assinatura indicados na utilização de sua obra, junto com a empresa responsável pela distribuição e comercialização.

Além disso, o uso de qualquer imagem ou vídeo sem a sua devida licença ou aprovação e a falta de crédito é passível de multa e processo judicial. No caso do conteúdo da Getty Images, em média, pode ser cobrada uma taxa adicional de até 500% da taxa de licença e outros direitos ou compensações que a empresa possa obter de acordo com seu contrato de licenciamento. “Nosso objetivo é sempre tentar informar o mercado quanto ao uso correto de imagens, evitando cobrar a multa por uso indevido e demais ressarcimentos que possam haver”, diz Paulo Schmid, diretor geral no Brasil.

A Getty Images, líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes e produtos multimídia, oferece treinamentos em seu escritório, nas empresas e em faculdades com intuito de diminuir o crescente número de contratempos que os clientes encontram na realização de seus projetos, além de e-mails e vídeos informativos. Além disso, oferece um serviço especializado na liberação de direitos de uso de imagens das celebridades e monumentos. Assim, para os criativos e editores que desejam utilizar imagens (sejam fotos ou vídeos) de pessoas famosas ou lugares conhecidos e não sabem a quem pertencem, a empresa conta com um departamento específico para isso, o chamado Rights & Clearance, que se encarrega de descobrir e negociar o uso.

A equipe avalia as necessidades de liberação de todos os direitos envolvidos, além dos autorais do fotógrafo e vai atrás dos contatos certos para conseguir a aprovação dos detentores dos direitos das imagens das pessoas ou dos lugares e obras de arte, sejam eles agentes, publicistas ou familiares e executa um contrato jurídico que protege totalmente o cliente de qualquer problema. Caso o direito da imagem não possa ser liberado, o serviço de garantia de imagem propõe que seja pago um seguro extra para utilização em projetos comerciais ou promocionais.


Congresso Mega Brasil terá conferência internacional da Brunswick
15/04/2013 - 12:00:00

A agência internacional de comunicação corporativa Brunswick, presente com 21 escritórios e aproximadamente 500 consultores em 12 países, será uma das atrações da 16ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, programado para os dias 23, 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Dois de seus sócios, a brasileira Ana Paula Pessoa e o norte-americano Thomas Kamm, farão a conferência de encerramento do evento sob o tema As 11 conversas de que as companhias não podem ficar de fora (11 Conversations you can’t afford to miss), traçando um panorama dos assuntos relevantes que mobilizarão o mundo nas próximas décadas e seu impacto na vida das organizações. Ana Paula foi executiva das Organizações Globo por 18 anos e hoje integra o quadro de sócios e consultores da Brunswick. Thomas Kamm tem experiência em jornalismo e comunicação corporativa em grupos de capital aberto. Trabalhou no International Herald Tribune no período 1978-1982 e depois foi para The Wall Street Journal, onde sua carreira se estendeu por 18 anos. Esteve na PPR, grupo de varejo de luxo francês, de 2000 a 2005, até integrar-se à Brunswick.

O Congresso Mega Brasil terá ainda outras três conferências internacionais, cujos detalhes estão no site do encontro, www.megabrasil.com.br. Elas fazem parte de uma grade de cerca de 40 atividades, incluindo 27 palestras temáticas, um curso pré-congresso, uma mesa-redonda sobre facebook, lançamento do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa, entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação e o painel de encerramento Crème de la Crème com o melhor do conteúdo do Congresso.

Entre as empresas que ali apresentarão seus cases destacam-se: Bayer, Braskem, DuPont, Fiat, Gerdau, Netshoes, Odebrecht, Rede Globo, Syngenta e Tetra Pak. Também o segmento de agências de comunicação estará representado, com temas de vanguarda e algumas das mais bem sucedidas práticas de mercado. As agências que apoiam o Congresso Mega Brasil de Comunicação são: Andreoli MSL Brasil, CDI, CDN, FSB, Fundamento, Edelman Significa, Imagem Corporativa, In Press Porter Novelli, Ogilvy PR, RP1 e S2Publicom. Além das agências, o Congresso conta com apoiadores institucionais: Abracom, Aberje, FESPESP - Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo, Associação Brasileira de Relações Públicas de São Paulo – ABRP,  Associação Brasileira de Recursos Humanos- ABRHSP  e a ABRASCA.

Programação completa, informações sobre o evento e inscrições estão disponíveis no www.megabrasil.com.br. Além de descontos especiais para inscrições antecipadas, há vários pacotes de incentivo a grupos de participantes das áreas pública e privada e também do Norte e Nordeste.


Reputação da marca na internet é decisivo na hora da compra
15/04/2013 - 11:00:00

Segundo pesquisa 88% dos entrevistados dizem que opinião dos consumidores sobre a marca é decisiva para efetuar a compra e 45% das experiências negativas foram compartilhadas através das mídias sociais

As empresa precisam ficar atentas com a opinião dos consumidores e principalmente com o que vem sendo falado sobre sua marca na internet. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Dimensional Research no início de 2013 patrocinada pela Zendesk, com 1.046 consumidores dos Estados Unidos. O estudo revela que 88% dos entrevistados dizem que a opinião dos consumidores sobre a marca é decisivo na hora da compra. O principal recurso para críticas positivas são encontrados no Facebook e o lugar mais comum para encontrar críticas negativas foram sites de avaliação online.

De acordo com a pesquisa 90% dos entrevistados afirmaram que ler opiniões positivas de outros consumidores foi decisivo na hora da compra sendo que 86% deles disseram que as decisões de compra foram influenciadas pelas opiniões negativas sobre a marca na internet. Dos entrevistados que compartilharam experiências negativas, 45% usaram mídias sociais e 35% utilizaram sites de avaliação on-line.

Para Rafael Brito, coordenador de Conteúdo da agência Goomark, o mais importante é a empresa estar atenta ao que vem sendo falado sobre a marca. “Com a proliferação das diferentes mídias as marcas ficam mais propensas a receber críticas negativas e positivas dos consumidores, o essencial é que tenha alguém da empresa ou uma agência monitorando tudo o que está sendo falado pelos consumidores, a respostas precisa ser dada rápida, ao contrário pode ser gerado um problema ainda maior”, diz Brito. 

As mídias sociais são os principais meios para gerar repercussão sobre a marca, os números de consumidores falando algo sobre empresa é cada vez maior. Os consumidores estão mais propensos a compartilhar o contato positivo e negativo feito com a marca do que há cinco anos, esses compradores representam 58% dos entrevistados.


Gazeta do Povo cria área de P&D
15/04/2013 - 10:00:00

Departamento reforça expansão da estratégia digital dos jornais do GRPCOM

As áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), caracteristicamente estruturadas nas indústrias cujo foco está em inovação e tecnologia, estão ficando cada vez mais comuns nas empresas de mídia. A criação da área de Pesquisa & Desenvolvimento Digital (P&D) na Gazeta do Povo faz parte do processo de ampliação da estratégia digital dentro da Unidade de Negócios Gazeta Jornais - formada pela Gazeta do Povo, Tribuna, jL – Jornal de Londrina e Gazeta Maringá – que integra o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

A Gazeta está iniciando esta área com a visão de melhorar o foco no desenvolvimento estrutural das suas interfaces, produtos/conteúdos e plataformas de acesso para o usuário. “Precisamos ter muito foco na experiência do usuário porque é ele que consome o nosso produto e se vamos investir cada vez mais em monetização de audiência e conteúdo, necessitamos inovar com muita rapidez e sermos eficazes nestas mudanças”, explica Silvia Zanella, gerente de P&D da Unidade Gazeta Jornais.

A nova área tem um foco muito grande na parte de gestão de projetos. Segundo Silvia, os projetos do novo publisher (sistema de gerenciamento de conteúdo multiplataforma para a Redação da Gazeta do Povo), o novo site da Gazeta e a sociabilização do site são os maiores e impactam em inovação, experimentação e mudança de cultura.

O departamento de P&D é composto por uma equipe interdisciplinar de 21 pessoas com especialidades como: webdesenvolvimento; DBA (administração de banco de dados); SysAdm (administração de sistemas e redes); arquitetura de informação; SEO (otimização de conteúdo para buscadores); webwriting (trabalho conjunto com arquitetura de informação para taxonomia, tagueamento  e gestão da informação digital) e  webdesign. 


Fonte Comunicação é nova assessoria de imprensa da Noblu Sports
12/04/2013 - 17:00:00

 A partir do mês de abril a Fonte Comunicação passa a ser a nova assessoria de imprensa responsável pela comunicação estratégica e divulgação dos eventos da NOBLU Sports, empresa especializada em marketing esportivo.

A Fonte Comunicação, que já havia trabalhado em parceria com a Noblu na divulgação de alguns de seus eventos (como a 7ª Corrida Mais Vida Boldrini e as duas últimas edições da Meia Maratona Amil Campinas), passa a intermediar as relações da Noblu Sports com a com a imprensa, disponibilizando os porta-vozes para serem fonte de matérias e divulgando os eventos organizados pela empresa.


Aumenta a sinergia entre os jornais da Rede Bom Dia
12/04/2013 - 16:00:00

Sede do Diário de S.Paulo centralizará, a partir de 21 de abril, o fechamento das edições de todos os jornais da rede

A partir do dia 21 de abril o Diário de S.Paulo aumentará ainda mais a sua sinergia com a rede de jornais Bom Dia. Além de ampliar o compartilhamento de conteúdo com a rede, o periódico centralizará em sua sede, em São Paulo – sob o comando de Carlos Frey de Alencar, editor chefe da rede – o fechamento das edições das cinco praças: Jundiaí, Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto e ABCD.

Com a participação de editores dos jornais do interior, liderados pelo editor chefe Edu Cerioni, será montado um núcleo na redação do Diário de S. Paulo para cuidar do fechamento, cabendo à equipe de jornalistas das praças a geração de conteúdo local. Outro benefício será um melhor acabamento gráfico, já que toda estrutura do Diário de S. Paulo, que envolve arte e tratamento de imagem, também passará a estar a serviço da cinco edições locais do Bom Dia.


Brasil é bom de ideias, mas faltam métodos para sua aplicação nas estratégias de comunicação
12/04/2013 - 15:00:00

Martha Gabriel, diretora de tecnologia da New Media Developers, diz que inovação precisa agregar valor e nem sempre tem relação com tecnologia

Com as constantes mudanças no cenário da comunicação, o acesso à informação está cada vez mais rápido e fácil, tornando seus consumidores mais exigentes. Neste contexto, a Associação dos Profissionais de Propaganda - APP promoveu a 6ª Electronic Lounge, um encontro informal entre profissionais da área de comunicação com a  convidada Martha Gabriel, diretora de tecnologia da New Media Developers e coordenadora e professora do curso de MBA (Master of Business Administration) em Marketing da HSM Educação. A série Electronic Lounge aborda as novas tecnologias e como elas interferem na publicidade ou a modificam.

A palestrante abordou, de forma descontraída, o tema Inovação na Comunicação dizendo que este é o maior desafio das empresas hoje em dia. “Para inovar precisa estar disposto a errar. Quem não está disposto a falhar, não vai acertar nunca", afirma. Para Martha, não existe fórmula para a inovação, mas a metodologia é o que agrega valor ao produto: “o caminho utilizado para o sucesso de uma marca depende indiscutivelmente de metodologia e esse é o grande problema do Brasil. Somos muito bons em ter ideias, mas falta o desenvolvimento de métodos”, afirma.

Para Martha, a inovação precisa sempre agregar valor à comunicação de uma marca ou produto, mas, nem sempre, isso tem uma relação direta com a tecnologia. A palestrante destacou que há diferentes formas de se inovar, que podem envolver um produto, um serviço, um modelo de negócio ou um processo de trabalho. E destacou que inovar não é inventar, já que a invenção tende a gerar processos de ruptura.

A convidada da APP destacou ainda que a quantidade de informação disponível e gerada, com a facilidade da comunicação atual, concede ao consumidor o poder de escolha, mas alerta: "Quanto mais informação, menos atenção". Se a informação apresentada pela marca não for relevante, o consumidor perde o interesse: "A internet é cheia de conteúdo, mas com pouco contexto e relevância é tudo na comunicação digital", diz Martha, que finalizou sua apresentação sorteando algumas edições de seu livro Marketing na Era Digital.

O Electronic Lounge contou com a presença de personalidades de destaque da indústria da comunicação em sua plateia, como Rino Ferrari Filho, da Rino Com, que não poupou palavras de elogio ao evento: “Hoje é um dia muito especial, porque os eventos da APP conseguem não só aprimorar o conhecimento dos profissionais, mas também ajudar na formação de jovens estudantes”, afirmou. Outras personalidades da comunicação também estiveram por lá, como Mirian Garrido, da Garrido Marketing; Sandra Regina Piassato, da Fábrica; Lúcia Faria, da Lucia Faria Comunicação; e Hélcio Vieira, do Blog Semsensura 888.


Versátil Comunicação inaugura academia com cursos na área
12/04/2013 - 14:00:00

O primeiro curso da Academia Versátil será realizada para estudantes de jornalismo e RP com o objetivo de esclarecer a rotina da comunicação empresarial

“A maioria dos estudantes de jornalismo, quando ingressa em uma universidade, sonha em trabalhar em grandes redações, ser um apresentador famoso da tevê e cobrir uma Copa do Mundo, no entanto, eles nem sabem que podem fazer uma brilhante carreira empresarial”, explica Sandra Takata, diretora de Atendimento e Mídia Digital da Versátil Comunicação (www.versatilcomunicacao.com.br) e responsável pela Academia.

Por este motivo, a agência que está no mercado há 11 anos, quer acabar com esse mito. “Quando entrevisto os candidatos na hora de uma contratação, é muito difícil alguém dizer: ‘Quero seguir a comunicação empresarial’. O que mais ouço é: ‘Sou louco para trabalhar cobrindo esportes ou quero atuar num grande jornal. Por isso é preciso mostrar que há mais opções na área de comunicação. Não existem só jornais, tevês ou rádios para jornalistas atuarem. E na faculdade, o aluno não faz ideia da rotina da comunicação empresarial. Ele não sabe que um assessor de imprensa precisa ter o mesmo olhar crítico e criativo de um repórter”, afirma Sandra.

Pensando nisso, a empresa inaugura em abril o seu primeiro curso sobre assessoria de imprensa. O objetivo é esclarecer o que é, como ser um bom assessor de imprensa, como construir um release, demonstrar as ferramentas e as melhores estratégias para poder emplacar uma notícia na mídia, além de mostrar e ensinar o jogo de cintura necessário para atender a imprensa e a empresa. E para que o futuro profissional saiba o que vai enfrentar, ele poderá passar um dia na agência para aprender, na prática, como é a rotina de uma assessoria de imprensa.

E o aprendizado não para por aí. O aluno terá ainda uma aula ministrada pela consultora, psicóloga e Mestre em Administração de Empresas, Meiry Kamia, de “Como se dar bem numa entrevista de emprego”.

“A intenção é criar mais cursos de comunicação e ainda grupos de discussão na área de gestão. Todos vamos ganhar. O mercado terá um profissional mais preparado e nós ficaremos com um excelente banco de dados, pois todos os alunos serão cadastrados para futuras contratações”, explica.

Os interessados poderão fazer as inscrições no site: www.versatilcomunicacao.com.br ou pelo telefone: 11 2832-5507. O curso é aberto para estudantes e interessados em conhecer a área de assessoria de imprensa.

Serviço:

Curso de assessoria de imprensa

Turma I

Data: 22 e 23 de abril

Horário: 9h30 às 12h30

Turma II

Data: 22 e 23 de abril

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Praça Silvio Romero, 55 – Sala 52 – Tatuapé/SP

Investimento:

R$ 200,00/R$ 180,00 para inscrições realizadas até o dia 15/4

Informações: www.versatilcomunicacao.com.br

Email: academia@versatilcomunicacao.com.br

Telefone: (11) 2832-5507


Grupo Rái é premiado no Art Directors Club NY
12/04/2013 - 13:00:00

Filme “Pilotos (Top Drivers)”, desenvolvido para Liberty Seguros, foi o vencedor

O Grupo Rái acaba de ganhar um dos prêmios internacionais de criação mais relevantes do mundo, o Art Directors Club NY, levando Mérito na categoria Advertising, uma das 5 do evento, que contempla, ainda, Interactive, Design, Photography e Motion. 

O filme premiado foi  “Pilotos (Top Drivers)”, que mostra as mais incríveis manobras que as pessoas são capazes de fazer com seus carros. Com uma trilha sonora irônica de fundo e finalizando com o conceito: "Proteja-se. De você mesmo." o filme evidencia de uma maneira engraçada a importância de se ter um seguro de carro. 

A festa de premiação da 92ª edição do evento aconteceu em Miami Beach, dos dias 02-04 de abril.

Este é o primeiro prêmio de criação de grande relevância da agência, reforçando seu intuito de se consolidar cada dia mais no mercado criativo.

Ficha técnica:

Direção Executiva de Criação: Camila Maschietto, Maurício Cavalcanti

Direção de Criação: André Baldez, Bruno Cirello

Criação: André Baldez, Bruno Cirello

Direção: DL&F

Produção: DL&F

Áudio: DL&F


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