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Age Isobar cria ação para o Bradesco
15/04/2013 - 14:00:00
Com
a ação, a instituição passa a ser a primeira marca brasileira a fazer parte
oficialmente do aplicativo
O Waze, aplicativo que permite ao
motorista conferir em tempo real a situação de sua rota antes de sair e durante
o trajeto, e oferece caminhos alternativos, acaba de ganhar um novo parceiro: o
Banco Bradesco. Toda a ação foi criada pela AGE Isobar que possui grande
expertise em integrar ações offline, digital e trade.
Desde o início do mês, os usuários do
aplicativo – reconhecido como um dos dez mais baixados no Google Play e na
Apple Store – estão checando as principais agências Bradesco da cidade de São
Paulo que estão no seu caminho ou próximas dele, através de ‘pins’
geolocalizados no mapa com o logo da marca.
Com essa parceria, o Bradesco
estabelece mais uma ação pioneira nos meios digitais e pretende promover uma
interação com os mais de 1,8 milhão de usuários do Waze no Brasil.
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Getty Images lança campanha pelo respeito aos direitos autorais e obrigatoriedade do crédito
15/04/2013 - 13:00:00
A Getty
Images, como líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual,
vem há algum tempo fazendo uma campanha discreta sobre os direitos autorais dos
fotógrafos, obrigatoriedade de crédito e demais direitos que envolvem a
utilização de imagem nos mercados publicitário e editorial. Com o crescimento
dos processos por uso indevido de imagens e o constante recebimento de dúvidas
dos profissionais do mercado, a empresa intensificou a ação com o objetivo de
informar e prestar esclarecimentos sobre o tema.
As imagens que inspiram, que mostram a
realidade ou que traduzem uma ideia são frutos do trabalho, do investimento e
da criatividade de um profissional. Seja um fotógrafo ou um cinegrafista, eles
têm o direito de serem reconhecidos e remunerados pelo seu talento e dedicação.
E este direito está assegurado por lei. Trata-se da chamada Lei de Copyright,
representada pelo ©, no Brasil Lei dos Direitos autorais 9.610/98, que garante
os direitos desse profissional também. Por isso é tão importante que os veículos
de comunicação saibam da obrigatoriedade de licenciamento e dos créditos dos
autores bem como dos representantes responsáveis pela comercialização e
licenciamento das imagens.
Desta forma, os profissionais que
utilizam imagens ou vídeos precisam ficar atentos a estes direitos na hora em
que decidem aplicar um conteúdo visual em seus projetos. Segundo a Lei dos
Direitos Autorais, todo o autor deve ter seu nome, pseudônimo ou assinatura
indicados na utilização de sua obra, junto com a empresa responsável pela
distribuição e comercialização.
Além disso, o uso de qualquer imagem
ou vídeo sem a sua devida licença ou aprovação e a falta de crédito é passível
de multa e processo judicial. No caso do conteúdo da Getty Images, em média,
pode ser cobrada uma taxa adicional de até 500% da taxa de licença e outros
direitos ou compensações que a empresa possa obter de acordo com seu contrato
de licenciamento. “Nosso objetivo é sempre tentar informar o mercado quanto ao
uso correto de imagens, evitando cobrar a multa por uso indevido e demais
ressarcimentos que possam haver”, diz Paulo Schmid, diretor geral no Brasil.
A Getty Images, líder mundial na
criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes e produtos
multimídia, oferece treinamentos em seu escritório, nas empresas e em
faculdades com intuito de diminuir o crescente número de contratempos que os
clientes encontram na realização de seus projetos, além de e-mails e vídeos
informativos. Além disso, oferece um serviço especializado na liberação de direitos
de uso de imagens das celebridades e monumentos. Assim, para os criativos e
editores que desejam utilizar imagens (sejam fotos ou vídeos) de pessoas
famosas ou lugares conhecidos e não sabem a quem pertencem, a empresa conta com
um departamento específico para isso, o chamado Rights & Clearance, que se
encarrega de descobrir e negociar o uso.
A equipe avalia as necessidades de
liberação de todos os direitos envolvidos, além dos autorais do fotógrafo e vai
atrás dos contatos certos para conseguir a aprovação dos detentores dos
direitos das imagens das pessoas ou dos lugares e obras de arte, sejam eles
agentes, publicistas ou familiares e executa um contrato jurídico que protege
totalmente o cliente de qualquer problema. Caso o direito da imagem não possa
ser liberado, o serviço de garantia de imagem propõe que seja pago um seguro
extra para utilização em projetos comerciais ou promocionais.
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Congresso Mega Brasil terá conferência internacional da Brunswick
15/04/2013 - 12:00:00
A agência internacional de comunicação
corporativa Brunswick, presente com
21 escritórios e aproximadamente 500 consultores em 12 países, será uma das
atrações da 16ª edição do Congresso Mega
Brasil de Comunicação, programado para os dias 23, 24 e 25 de abril, no
Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Dois de seus sócios, a brasileira Ana Paula Pessoa e o norte-americano Thomas Kamm, farão a conferência de
encerramento do evento sob o tema As 11 conversas de que as companhias não
podem ficar de fora (11 Conversations you can’t afford to miss), traçando um
panorama dos assuntos relevantes que mobilizarão o mundo nas próximas décadas e
seu impacto na vida das organizações. Ana Paula foi executiva das Organizações Globo
por 18 anos e hoje integra o quadro de sócios e consultores da Brunswick.
Thomas Kamm tem experiência em jornalismo e comunicação corporativa em grupos
de capital aberto. Trabalhou no International Herald Tribune no período
1978-1982 e depois foi para The Wall Street Journal, onde sua carreira se
estendeu por 18 anos. Esteve na PPR, grupo de varejo de luxo francês, de 2000 a
2005, até integrar-se à Brunswick.
O Congresso Mega Brasil terá ainda
outras três conferências internacionais, cujos detalhes estão no site do
encontro, www.megabrasil.com.br. Elas fazem parte de uma grade de cerca de 40
atividades, incluindo 27 palestras temáticas, um curso pré-congresso, uma
mesa-redonda sobre facebook, lançamento do Anuário Brasileiro da Comunicação
Corporativa, entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação e o painel de
encerramento Crème de la Crème com o melhor do conteúdo do Congresso.
Entre as empresas que ali apresentarão
seus cases destacam-se: Bayer, Braskem, DuPont, Fiat, Gerdau, Netshoes,
Odebrecht, Rede Globo, Syngenta e Tetra Pak. Também o segmento de agências de
comunicação estará representado, com temas de vanguarda e algumas das mais bem
sucedidas práticas de mercado. As agências que apoiam o Congresso Mega Brasil
de Comunicação são: Andreoli MSL Brasil, CDI, CDN, FSB, Fundamento, Edelman
Significa, Imagem Corporativa, In Press Porter Novelli, Ogilvy PR, RP1 e
S2Publicom. Além das agências, o Congresso conta com apoiadores institucionais:
Abracom, Aberje, FESPESP - Federação das Entidades de Servidores Públicos do
Estado de São Paulo, Associação Brasileira de Relações Públicas de São Paulo –
ABRP, Associação Brasileira de Recursos
Humanos- ABRHSP e a ABRASCA.
Programação completa, informações
sobre o evento e inscrições estão disponíveis no www.megabrasil.com.br. Além de
descontos especiais para inscrições antecipadas, há vários pacotes de incentivo
a grupos de participantes das áreas pública e privada e também do Norte e
Nordeste.
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Reputação da marca na internet é decisivo na hora da compra
15/04/2013 - 11:00:00
Segundo
pesquisa 88% dos entrevistados dizem que opinião dos consumidores sobre a marca
é decisiva para efetuar a compra e 45% das experiências negativas foram
compartilhadas através das mídias sociais
As empresa precisam ficar atentas com
a opinião dos consumidores e principalmente com o que vem sendo falado sobre
sua marca na internet. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Dimensional Research no início de 2013
patrocinada pela Zendesk, com 1.046
consumidores dos Estados Unidos. O estudo revela que 88% dos entrevistados
dizem que a opinião dos consumidores sobre a marca é decisivo na hora da
compra. O principal recurso para críticas positivas são encontrados no Facebook
e o lugar mais comum para encontrar críticas negativas foram sites de avaliação
online.
De acordo com a pesquisa 90% dos
entrevistados afirmaram que ler opiniões positivas de outros consumidores foi
decisivo na hora da compra sendo que 86% deles disseram que as decisões de
compra foram influenciadas pelas opiniões negativas sobre a marca na internet.
Dos entrevistados que compartilharam experiências negativas, 45% usaram mídias
sociais e 35% utilizaram sites de avaliação on-line.
Para Rafael Brito, coordenador de
Conteúdo da agência Goomark, o mais importante é a empresa estar atenta ao que
vem sendo falado sobre a marca. “Com a proliferação das diferentes mídias as
marcas ficam mais propensas a receber críticas negativas e positivas dos
consumidores, o essencial é que tenha alguém da empresa ou uma agência
monitorando tudo o que está sendo falado pelos consumidores, a respostas
precisa ser dada rápida, ao contrário pode ser gerado um problema ainda maior”,
diz Brito.
As mídias sociais são os principais
meios para gerar repercussão sobre a marca, os números de consumidores falando
algo sobre empresa é cada vez maior. Os consumidores estão mais propensos a
compartilhar o contato positivo e negativo feito com a marca do que há cinco
anos, esses compradores representam 58% dos entrevistados.
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Gazeta do Povo cria área de P&D
15/04/2013 - 10:00:00
Departamento
reforça expansão da estratégia digital dos jornais do GRPCOM
As áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), caracteristicamente
estruturadas nas indústrias cujo foco está em inovação e tecnologia, estão
ficando cada vez mais comuns nas empresas de mídia. A criação da área de
Pesquisa & Desenvolvimento Digital (P&D) na Gazeta do Povo faz parte do processo de ampliação da estratégia
digital dentro da Unidade de Negócios Gazeta Jornais - formada pela Gazeta do
Povo, Tribuna, jL – Jornal de Londrina e Gazeta Maringá – que integra o Grupo
Paranaense de Comunicação (GRPCOM).
A Gazeta está iniciando esta área com
a visão de melhorar o foco no desenvolvimento estrutural das suas interfaces,
produtos/conteúdos e plataformas de acesso para o usuário. “Precisamos ter
muito foco na experiência do usuário porque é ele que consome o nosso produto e
se vamos investir cada vez mais em monetização de audiência e conteúdo,
necessitamos inovar com muita rapidez e sermos eficazes nestas mudanças”,
explica Silvia Zanella, gerente de P&D da Unidade Gazeta Jornais.
A nova área tem um foco muito grande
na parte de gestão de projetos. Segundo Silvia, os projetos do novo publisher
(sistema de gerenciamento de conteúdo multiplataforma para a Redação da Gazeta
do Povo), o novo site da Gazeta e a sociabilização do site são os maiores e
impactam em inovação, experimentação e mudança de cultura.
O departamento de P&D é composto
por uma equipe interdisciplinar de 21 pessoas com especialidades como:
webdesenvolvimento; DBA (administração de banco de dados); SysAdm
(administração de sistemas e redes); arquitetura de informação; SEO (otimização
de conteúdo para buscadores); webwriting (trabalho conjunto com arquitetura de
informação para taxonomia, tagueamento e
gestão da informação digital) e
webdesign.
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Fonte Comunicação é nova assessoria de imprensa da Noblu Sports
12/04/2013 - 17:00:00
A partir do mês de abril a Fonte Comunicação passa a ser a nova
assessoria de imprensa responsável pela comunicação estratégica e divulgação
dos eventos da NOBLU Sports, empresa
especializada em marketing esportivo.
A Fonte Comunicação, que já havia
trabalhado em parceria com a Noblu na divulgação de alguns de seus eventos
(como a 7ª Corrida Mais Vida Boldrini e as duas últimas edições da Meia
Maratona Amil Campinas), passa a intermediar as relações da Noblu Sports com a
com a imprensa, disponibilizando os porta-vozes para serem fonte de matérias e
divulgando os eventos organizados pela empresa.
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Aumenta a sinergia entre os jornais da Rede Bom Dia
12/04/2013 - 16:00:00
Sede
do Diário de S.Paulo centralizará, a partir de 21 de abril, o fechamento das
edições de todos os jornais da rede
A partir do dia 21 de abril o Diário de S.Paulo aumentará ainda mais
a sua sinergia com a rede de jornais Bom
Dia. Além de ampliar o compartilhamento de conteúdo com a rede, o periódico
centralizará em sua sede, em São Paulo – sob o comando de Carlos Frey de Alencar, editor chefe da rede – o fechamento das
edições das cinco praças: Jundiaí, Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto e
ABCD.
Com a participação de editores dos
jornais do interior, liderados pelo editor chefe Edu Cerioni, será montado um núcleo na redação do Diário de S.
Paulo para cuidar do fechamento, cabendo à equipe de jornalistas das praças a
geração de conteúdo local. Outro benefício será um melhor acabamento gráfico,
já que toda estrutura do Diário de S. Paulo, que envolve arte e tratamento de
imagem, também passará a estar a serviço da cinco edições locais do Bom Dia.
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Brasil é bom de ideias, mas faltam métodos para sua aplicação nas estratégias de comunicação
12/04/2013 - 15:00:00
Martha
Gabriel, diretora de tecnologia da New Media Developers, diz que inovação
precisa agregar valor e nem sempre tem relação com tecnologia
Com as constantes mudanças no cenário
da comunicação, o acesso à informação está cada vez mais rápido e fácil,
tornando seus consumidores mais exigentes. Neste contexto, a Associação dos Profissionais de Propaganda
- APP promoveu a 6ª Electronic
Lounge, um encontro informal entre profissionais da área de comunicação com
a convidada Martha Gabriel, diretora de tecnologia da New Media Developers e
coordenadora e professora do curso de MBA (Master of Business Administration)
em Marketing da HSM Educação. A série Electronic Lounge aborda as novas
tecnologias e como elas interferem na publicidade ou a modificam.
A palestrante abordou, de forma
descontraída, o tema Inovação na Comunicação dizendo que este é o maior desafio
das empresas hoje em dia. “Para inovar precisa estar disposto a errar. Quem não
está disposto a falhar, não vai acertar nunca", afirma. Para Martha, não
existe fórmula para a inovação, mas a metodologia é o que agrega valor ao
produto: “o caminho utilizado para o sucesso de uma marca depende
indiscutivelmente de metodologia e esse é o grande problema do Brasil. Somos
muito bons em ter ideias, mas falta o desenvolvimento de métodos”, afirma.
Para Martha, a inovação precisa sempre
agregar valor à comunicação de uma marca ou produto, mas, nem sempre, isso tem
uma relação direta com a tecnologia. A palestrante destacou que há diferentes
formas de se inovar, que podem envolver um produto, um serviço, um modelo de
negócio ou um processo de trabalho. E destacou que inovar não é inventar, já
que a invenção tende a gerar processos de ruptura.
A convidada da APP destacou ainda que
a quantidade de informação disponível e gerada, com a facilidade da comunicação
atual, concede ao consumidor o poder de escolha, mas alerta: "Quanto mais
informação, menos atenção". Se a informação apresentada pela marca não for
relevante, o consumidor perde o interesse: "A internet é cheia de
conteúdo, mas com pouco contexto e relevância é tudo na comunicação
digital", diz Martha, que finalizou sua apresentação sorteando algumas
edições de seu livro Marketing na Era Digital.
O Electronic Lounge contou com a
presença de personalidades de destaque da indústria da comunicação em sua
plateia, como Rino Ferrari Filho, da Rino Com, que não poupou palavras de
elogio ao evento: “Hoje é um dia muito especial, porque os eventos da APP
conseguem não só aprimorar o conhecimento dos profissionais, mas também ajudar
na formação de jovens estudantes”, afirmou. Outras personalidades da
comunicação também estiveram por lá, como Mirian Garrido, da Garrido Marketing;
Sandra Regina Piassato, da Fábrica; Lúcia Faria, da Lucia Faria Comunicação; e
Hélcio Vieira, do Blog Semsensura 888.
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Versátil Comunicação inaugura academia com cursos na área
12/04/2013 - 14:00:00
O
primeiro curso da Academia Versátil será realizada para estudantes de
jornalismo e RP com o objetivo de esclarecer a rotina da comunicação empresarial
“A maioria dos estudantes de
jornalismo, quando ingressa em uma universidade, sonha em trabalhar em grandes
redações, ser um apresentador famoso da tevê e cobrir uma Copa do Mundo, no
entanto, eles nem sabem que podem fazer uma brilhante carreira empresarial”,
explica Sandra Takata, diretora de
Atendimento e Mídia Digital da Versátil
Comunicação (www.versatilcomunicacao.com.br) e responsável pela Academia.
Por este motivo, a agência que está no
mercado há 11 anos, quer acabar com esse mito. “Quando entrevisto os candidatos
na hora de uma contratação, é muito difícil alguém dizer: ‘Quero seguir a
comunicação empresarial’. O que mais ouço é: ‘Sou louco para trabalhar cobrindo
esportes ou quero atuar num grande jornal. Por isso é preciso mostrar que há mais
opções na área de comunicação. Não existem só jornais, tevês ou rádios para
jornalistas atuarem. E na faculdade, o aluno não faz ideia da rotina da
comunicação empresarial. Ele não sabe que um assessor de imprensa precisa ter o
mesmo olhar crítico e criativo de um repórter”, afirma Sandra.
Pensando nisso, a empresa inaugura em
abril o seu primeiro curso sobre assessoria de imprensa. O objetivo é
esclarecer o que é, como ser um bom assessor de imprensa, como construir um
release, demonstrar as ferramentas e as melhores estratégias para poder
emplacar uma notícia na mídia, além de mostrar e ensinar o jogo de cintura
necessário para atender a imprensa e a empresa. E para que o futuro
profissional saiba o que vai enfrentar, ele poderá passar um dia na agência para
aprender, na prática, como é a rotina de uma assessoria de imprensa.
E o aprendizado não para por aí. O
aluno terá ainda uma aula ministrada pela consultora, psicóloga e Mestre em
Administração de Empresas, Meiry Kamia, de “Como se dar bem numa entrevista de
emprego”.
“A intenção é criar mais cursos de
comunicação e ainda grupos de discussão na área de gestão. Todos vamos ganhar.
O mercado terá um profissional mais preparado e nós ficaremos com um excelente
banco de dados, pois todos os alunos serão cadastrados para futuras
contratações”, explica.
Os interessados poderão fazer as
inscrições no site: www.versatilcomunicacao.com.br ou pelo telefone: 11
2832-5507. O curso é aberto para estudantes e interessados em conhecer a área
de assessoria de imprensa.
Serviço:
Curso de assessoria de imprensa
Turma I
Data: 22 e 23 de abril
Horário: 9h30 às 12h30
Turma II
Data: 22 e 23 de abril
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Praça Silvio Romero, 55 – Sala
52 – Tatuapé/SP
Investimento:
R$ 200,00/R$ 180,00 para inscrições
realizadas até o dia 15/4
Informações:
www.versatilcomunicacao.com.br
Email:
academia@versatilcomunicacao.com.br
Telefone: (11) 2832-5507
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Grupo Rái é premiado no Art Directors Club NY
12/04/2013 - 13:00:00
Filme
“Pilotos (Top Drivers)”, desenvolvido para Liberty Seguros, foi o vencedor
O Grupo
Rái acaba de ganhar um dos prêmios internacionais de criação mais
relevantes do mundo, o Art Directors
Club NY, levando Mérito na categoria Advertising, uma das 5 do evento, que
contempla, ainda, Interactive, Design, Photography e Motion.
O filme premiado foi “Pilotos (Top Drivers)”, que mostra as mais
incríveis manobras que as pessoas são capazes de fazer com seus carros. Com uma
trilha sonora irônica de fundo e finalizando com o conceito: "Proteja-se.
De você mesmo." o filme evidencia de uma maneira engraçada a importância
de se ter um seguro de carro.
A festa de premiação da 92ª edição do
evento aconteceu em Miami Beach, dos dias 02-04 de abril.
Este é o primeiro prêmio de criação de
grande relevância da agência, reforçando seu intuito de se consolidar cada dia
mais no mercado criativo.
Ficha técnica:
Direção Executiva de Criação: Camila
Maschietto, Maurício Cavalcanti
Direção de Criação: André Baldez,
Bruno Cirello
Criação: André Baldez, Bruno Cirello
Direção: DL&F
Produção: DL&F
Áudio: DL&F
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