03/05/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 

Rakuten Linkshare é reeleita como melhor empresa de programa de afiliados pela Blue Book
13/03/2013 - 13:00:00

The online advertising BLUE BOOK é um guia de pesquisa global de alta confiabilidade entre as agências, anunciantes, publishers e afiliados

A Rakuten Linkshare, líder em serviços de marketing online, foi eleita pelo segundo ano consecutivo como a melhor empresa de programa de afiliados pelo The online advertising BLUE BOOK 2013. A empresa está à frente de outros 20 concorrentes, que incluem Amazon, Google e e-Bay.

O primeiro lugar no ranking dos TOP 20 se deu a partir de uma pesquisa anual feita com anunciantes e publishers de atuação global na comunidade de marketing. O objetivo é identificar os melhores programas de afiliados e CPA com os quais as marcas, varejistas e agências devem trabalhar.

Confira o ranking  TOP 20 Affiliate (CPS) Networks acesse: http://mthink.com/affiliate/


O Polvo vai às ruas em formato revista
13/03/2013 - 12:00:00

Após 10 anos, publicação voltada ao público jovem abandona o formato jornal

O informativo voltado ao público jovem O Polvo entra o mês de março com novidades. Após 10 anos, a publicação deixa o formato jornal para seguir como revista. “É um grande momento para o veículo. Depois de algumas pesquisas, resolvemos iniciar o ano com um formato diferente, que vai valorizar a leitura, nosso projeto gráfico e os anunciantes”, esclarece o diretor, Maurício Carvalho.

A publicação passa a circular com 40 páginas, em formato de 19x22 centímetros, em papel offset. Entre os resultados da mudança estão a valorização das imagens, as notícias menores e o aumento no espaço para as editorias. A linha editorial do veículo foi mantida, porém ganhou novas seções e colaboradores. O projeto gráfico leva a assinatura de Beto Soares, do estúdio Boom, com coordenação da editora Alexandra Korndörfer. A impressão fica por conta da Contgraf.

A primeira edição em revista chega com o músico Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno, na capa e traz matérias sobre voo livre, moda japonesa e South Park, entre outros assuntos. Novidades também estão previstas para o site da publicação, que, em breve, apresentará novos conceitos visuais e editoriais, além de uma versão especial para os smartphones. O Polvo circula em Porto Alegre e Região Metropolitana. Para conferir a versão online da revista, acesse www.opolvo.com.br.


Four Communications assume parceria com a rede internacional ECCO de RP
13/03/2013 - 11:00:00

Sociedade resulta da fusão da agência com o grupo Kinross+Render

A agência inglesa Four Communications adquiriu a empresa de relações públicas Kinross+Render (K+R), agência matriz da ECCO International Public Relations Ltd. no Reino Unido. No Brasil, a ECCO é representada pela ADS Comunicação Corporativa, agência com 42 anos de atuação no mercado, especializada em programas de comunicação corporativa.

A Four Communications está entre as quatro melhores agências independentes do Reino Unido, segundo a publicação britânica PR Week. Com o novo acordo, a empresa passa a ter o controle de 100% da K+R, que irá integrar o time de Relações Públicas Corporativas e de Crise da Four.

Sara Render, que permanece na presidência da ECCO International Public Relations Ltd., é quem irá liderar esse time, além de assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de negócios internacionais em toda a rede Four Communications.


Brasileiro confia mais na mídia que no governo, diz estudo
13/03/2013 - 10:00:00

Décima terceira edição da pesquisa Trust Barometer mostra um panorama de crise nas lideranças das principais instituições e maior ceticismo do público

Os brasileiros acreditam menos no governo, confiam mais na mídia e depositam nas empresas grande expectativa não apenas em relação aos seus produtos e serviços, mas também quanto à postura ética que adotam. As conclusões são da pesquisa Trust Barometer, realizada pela agência de relações públicas Edelman em 26 países.

A décima terceira edição do estudo contemplou 31 mil entrevistados divididos em dois grupos. A primeira amostra, classificada como “público informado”, abrangeu 5,8 mil pessoas em todo o mundo com idade entre 25 e 64 anos, formação superior e frequente contato com notícias e políticas públicas. O segundo grupo refere-se ao “público geral”, em que 26 mil respondentes com mais de 18 anos foram consultados nas nações participantes. Somente no Brasil, mil pessoas integraram tal amostra.

Brasil recupera posições no ranking de confiança; mídia é a instituição mais crível

Na opinião do público informado brasileiro, o nível geral de confiança subiu ligeiramente em relação ao ano anterior, passando de 51% para 55%, e o país ocupa a 12º posição no ranking global, atrás de China (80%), Índia (71%) e México (68%). O ceticismo se manteve em países como Rússia (36%), Japão (41%) e Espanha (42%), que ocupam as posições mais baixas na lista.

Entre os segmentos analisados, a mídia aparece como o mais crível do Brasil (66%). É a sexta maior pontuação quando comparada aos demais países analisados. De acordo com Yacoff Sarkovas, CEO da Edelman Significa, “a massiva cobertura de episódios como o do mensalão contribuiu fortemente para a melhoria da percepção deste segmento junto à opinião pública”. Logo após, surgem as empresas (64%), as ONGs (59%) e, por último, o Governo (33%). Globalmente, a confiança atribuída cresceu em todos os setores e as ONGs ainda ocupam a liderança histórica – desde 2007 são as mais críveis e neste ano ainda recuperou posições, passando de 54% para 61%. As empresas estão em segundo lugar (56%), seguidas pela mídia (55%). O governo, a exemplo do Brasil, aparece como a instituição de menor prestígio e ocupa a última posição, com um índice de apenas 46%.

Bancos são menos críveis e empresas brasileiras têm desafio de globalização

No âmbito global de negócios, os setores mais confiáveis considerados pelo público informado são, respectivamente, tecnologia, automotivo e alimentos e bebidas. Bancos e empresas de serviços financeiros, entretanto, são as que desfrutam de menor credibilidade entre os respondentes. “A tecnologia e indústria farmacêutica estão ligadas a atributos de inovação para benefício da vida cotidiana. São os setores de maior predileção, enquanto os bancos sofrem historicamente com as últimas posições do estudo”, afirma Sarkovas.

Um dos questionamentos introduzidos no estudo em 2013 diz respeito à confiança dos cidadãos nas empresas de acordo com seus respectivos países de origem. As marcas de origem canadense (76%) são as de maior credibilidade junto aos respondentes, seguidas pelas alemãs (75%), suecas e suíças (74% cada). As brasileiras, todavia, estão na décima terceira posição (41%), à frente de outros emergentes, como China, Rússia e México.

Novos porta-vozes emergem e elevam importância dos meios digitais

A pesquisa demonstra entre os brasileiros a ascensão da pessoa comum como principal agente no momento de formarem opinião sobre uma empresa. Logo depois, as posições mais críveis são as dos técnicos das próprias companhias e dos acadêmicos. O CEO é apenas a quinta opção neste quesito, enquanto os representantes governamentais são os últimos colocados.

Em um cenário de afirmação do poder individual, os meios digitais ampliam a credibilidade junto aos mais jovens, que passam a ter nestas fontes um ponto de confiança tão importante quanto nas mídias tradicionais. “Essa diversificação faz com que todas as instituições passem a considerar todos os meios como fundamentais para construir credibilidade”, diz o CEO da Edelman Significa.

Tal preocupação com a comunicação dá-se em um cenário de profundo ceticismo, no qual 64% dos indivíduos, globalmente, necessitam ouvir a mesma informação de três a cinco vezes para efetivamente acreditarem nela.

Atributos comportamentais formam a base da confiança nas marcas

O estudo dedica um capítulo específico para aferir os atributos que direcionam a confiança nas empresas. Dezesseis fatores foram determinados e agrupados em 5 categorias: produtos & serviços, operações, integridade, engajamento e propósito. Os números demonstram que atributos de engajamento - como ouvir os consumidores, tratar bem os funcionários e colocar os interesses dos clientes acima dos lucros, são indicados como os mais importantes para a construção da confiança (59%), seguidos pelos atributos de Integridade (58%). As questões referentes a performance, hoje, têm uma importância de apenas 39%. “Isso reflete um momento, no Brasil e no mundo, em que o comportamento empresarial emerge como ponto focal a ser endereçado, ou seja, as organizações necessitam transcender a mera entrega de produtos e serviços e ampliar o escopo ético de sua atuação”, diz Sarkovas.

Crise de liderança

O grande achado da pesquisa, neste ano, aponta para uma crise de liderança em todas as instituições. Quando julgados por seus comportamentos éticos, aqueles que comandam empresas e governos padecem com o ceticismo dos cidadãos. Para Yacoff Sarkovas, a pirâmide de influência se inverteu definitivamente na direção de stakeholders cada vez mais fragmentados, conectados e empoderados. Cabe às instituições não depositarem mais suas fichas em comunicações massificadas. É necessário dialogar diretamente, com relevância e transparência, de modo a criar vínculos duradouros.

Segundo o executivo, a crise de liderança requer uma profunda revisão de valores por parte dos líderes. Por isso, cabe às instituições não apenas mudarem suas formas de comunicar, mas de se comportar – propósito, valores e atitudes.

Sarkovas afirma que se trata de um momento para as marcas tomarem a frente em um momento de delicada confiança, desde que cumpram na prática o que se espera delas. “A confiança é um ativo altamente frágil. Quando a ação não corresponde à promessa, rapidamente os públicos percebem. Hoje, o valor é atribuído pelas pessoas e não determinado unilateralmente pelas instituições”, conclui.


Dezoito Comunicação é a nova assessoria de imprensa da Publivideo
12/03/2013 - 17:30:00

A Dezoito Comunicação comandada pela diretora de comunicação Cléia Barros é a nova assessoria de imprensa da Publivídeo. Especializada em filmagens de partos há 21 anos, e atuando nas principais maternidades de São Paulo, a empresa é pioneira em transmitir partos via web e é referência na produção de imagens de gestantes e bebês, além de atuar no segmento coorporativo. A Publivídeo utiliza equipamentos para produção de imagem de última geração e desenvolve produções com linguagem cinematográfica, alcançando imagens fantásticas em foto e vídeo. Formada por uma equipe de jornalistas e publicitários, a Dezoito empresa do Grupo RAI oferece soluções nas áreas de relacionamento com a imprensa, comunicação interna e produção de conteúdo editorial para títulos customizados. A coordenação do núcleo é de Marina Lapietra com atendimento de Maria Eduarda Schwab.

www.dezoitocom.com.br


Dainet passa a atender grupo ecorodovias
12/03/2013 - 17:00:00

Especialmente criada para a concessionária, a Dainet, lança conceito "Mídia On The Road", iniciativa que promove a comercialização conjunta de todas as mídias disponíveis em uma rodovia.

A Consultoria de comunicação multiplataforma brasileira passa a atender a Ecorodovias, um dos maiores grupos de infraestrutura e logística intermodal do Brasil, que administra estradas nas regiões Sul e Sudeste do país. Com a nova parceria, a Dainet assume o posto de consultora da área de marketing da concessionária, sendo responsável pela avaliação de todo o potencial publicitário do grupo.

Para dar início ao trabalho conjunto, a consultoria elaborou especialmente para a Ecorodovias o conceito “Mídia On The Road", ação que promove vendas conjuntas de todas as mídias disponíveis em uma rodovia. Como parte da estratégia elaborada para a concessionária, a Dainet desenvolveu material de vendas para sites, painéis, revista, ações promocionais como distribuição de panfletos e brindes no pedágio e muito mais.

No mercado há mais de 15 anos, a Ecorodovias está entre as principais companhias de infraestrutura logística do Brasil, possui cinco concessionárias de rodovias (www.ecocataratas.com.br, www.ecovia.com.br, www.ecovias.com.br, www.ecopistas.com.br e www.ecosul.com.br) e 15 unidades de logística com atuação em cinco Estados do sul e sudeste.


Quati finaliza dois projetos editoriais
12/03/2013 - 15:00:00

Expectativa é iniciar ao menos outras três publicações neste mês

A Quati Produções Editoriais trabalha na finalização de dois projetos. O primeiro deles é um livro produzido para o Hospital Ernesto Dornelles, com o objetivo de marcar os 50 anos da instituição médica. A obra conta em 128 páginas a história do hospital, que remonta aos anos 1940. A outra produção é a revista Conviver, desenvolvida para a Unicred Porto Alegre. A publicação aborda em suas 24 páginas atividades da cooperativa de crédito dos profissionais da área da saúde, com destaque para os resultados obtidos em 2012.

Para o editor Pedro Haase Filho, os trabalhos são indícios de que 2013 será um ano de muita atividade. Pelo menos três outros projetos editoriais, que estão em fase final de aprovação do orçamento, deverão entrar em produção ainda neste mês.


Gráfica Mattavelli recebe certificação do GRAACC
12/03/2013 - 14:30:00

A política socioambiental da Mattavelli Gráfica e Editora é  enraizada em todos os setores da empresa, tanto que algumas ações nasceram junto com a gráfica em 1947 e continuam sendo desenvolvidas e ampliadas até hoje. Como reconhecimento desse trabalho, nesta semana a gráfica recebeu a certificação de Empresa Parceira do GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) por uma parceria que já dura dois anos.

“Para a Mattavelli é uma questão de cidadania colaborar com iniciativas sociais, principalmente quando se trata de uma causa tão especial como o combate ao câncer infantil. Poder participar da promoção da saúde e do bem-estar de crianças e jovens através de uma instituição séria e atuante como o GRAACC é uma oportunidade muito importante para nossa empresa”, explica a diretora Alessandra Mattavelli.

Há mais de seis décadas a Mattavelli vende aparas de papel para a reciclagem e a doa o dinheiro arrecadado para entidades assistenciais. Atualmente a gráfica produz cerca de 30 toneladas/mês de aparas, continua a destinar o valor arrecadado com a venda do material às obras assistenciais como Fundação Abrinq, Médicos Sem Fronteiras, Centro Espírita Bezerra de Menezes, Igreja Anglicana entre outras.


Nova ferramenta oferece as melhores imagens do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pela Agência RB
12/03/2013 - 14:00:00

Pauta fotográfica enviada para veículos de comunicação é renovada para valorizar o conteúdo produzido pelos fotojornalistas do Grupo RBS e facilitar o processo de busca de imagens para os editores .

A agência de notícias do Grupo RBS, a Agência RBS, reformulou a pauta fotográfica enviada a veículos de imprensa nacionais e internacionais. O objetivo da mudança de layout foi tornar o conteúdo mais atrativo e facilitar o processo de busca de imagens para os editores de imagens de veículos de todo o país.

A newsletter anterior era produzida exclusivamente em formato de texto. Na nova ferramenta, a pauta é encaminhada em formato HTML, com menos texto, destacando as principais manchetes do dia com pré-visualização de miniaturas das fotos e um breve resumo da pauta. Outro diferencial da newsletter reformulada é que ela traz links diretos para os sites dos jornais do Grupo RBS e da Agência RBS. Os veículos recebem o material diariamente, por e-mail, no turno da tarde.

Entre os veículos de comunicação clientes da Agência RBS estão jornais e revistas impressas de todo o país, além de sites e agências de notícias e de publicidade nacionais e internacionais que se interessam por fotos de acontecimentos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As imagens são utilizadas para fins editoriais ou publicitários. A Agência RBS também tem parceria com as três principais agências de conteúdo nacionais – Estado, Folhapress e O Globo – que disponibilizam as imagens em seus sites.

Para ter acesso direto às fotos da Agência RBS, basta fazer um cadastro com login e senha no site www.agenciarbs.com.br.

 


YouTube pode lançar serviço de streaming sem anúncios
12/03/2013 - 13:30:00

O Google estaria planejando um novo serviço de streaming, que viria hospedado no YouTube. A novidade não se restringiria à possibilidade de assinatura, mas principalmente à opção de assistir aos vídeos sem anúncios. A inscrição no streaming viria com benefício adicional de ‘ser livre de anúncios’, ou free-ads. Informações sobre o recurso foram publicadas no jornal The Guardian e na coluna Fortune, da CNN. Para os usuários, a desvantagem estaria no fato de ter que pagar para não ver os anúncios.


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