Latin America Social Media Check-up 2012 aponta que
maioria das empresas está em pelo menos uma rede social; Twitter cresce e
ultrapassa Facebook.
O segundo estudo Latin America Social Media
Check-up, em que examina como as 25 maiores empresas do Brasil e de outros
países da América Latina utilizam as plataformas das redes sociais mais
populares: o Twitter, o Facebook, o YouTube, blogs e o Google Plus, foi
divulgado pela Burson-Marsteller, empresa global líder em relações públicas e
public affairs, responsável pela
pesquisa no dia 16/01.
O estudo aponta que 88% das companhias
brasileiras utilizam pelo menos uma das mídias sociais analisadas como
plataforma de comunicação, o que representa um aumento de 25 pontos percentuais
desde 2010. O índice está acima da média da América Latina, de 65%, e global,
de 87%. O Twitter se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo
utilizado por 53% das empresas analisadas na América Latina, contra 50% do
Facebook. Desde 2010, a média de seguidores por perfil corporativo analisado
saltou de 19.023 para 66.958.
“O estudo mostra não só o aumento da presença
das empresas nas redes sociais, mais um crescente engajamento das organizações
com seus stakeholders”, afirma Ramiro Prudencio, CEO da
Burson-Marsteller para a America Latina. “Mais da metade das organizações
conversa com seus seguidores através das respostas (@) e retweets. O número de
“Likes” por página no Facebook cresceu exponencialmente. Hoje, as empresas não
divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”.
Além do crescimento no uso das mídias sociais
como plataforma de comunicação corporativa, é possível notar que as empresas
têm desenvolvido perfis diferentes para suas várias marcas, o que permite que
elas dialoguem com públicos específicos em mercados bem definidos. “As
organizações têm usado as redes sociais de maneira mais estratégica, criando
conteúdos direcionados para cada um de seus públicos”, afirma Cely Carmo,
Estrategista de Mídias Digitais para a América Latina. “Conteúdo e linguagem
são formatados para cada tipo de público”.
O Latin America Social Media Check-up 2012
analisou as 25 maiores empresas em faturamento na Argentina, Colombia, Chile,
Mexico, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. Alguns dos dados
encontrados:
- O uso do Twitter pelas empresas analisadas
cresceu 53%;
- 52% das maiores empresas brasileiras estão
no Facebook;
- As empresas brasileiras têm, em média, mais
de 515.000 seguidores;
- 28% têm blogs corporativos;
- 40% das empresas brasileiras pesquisadas já
estão no Google+.
Para acessar a análise completa dos dados, em inglês, visite: bm.com/social