29/04/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 
Comunicação 360º que cuida da imagem e das pessoas
29/11/2012 - 11:00:08
POR WILLIAM LARA

Desenvolver canais para uma boa comunicação que repercutam sobre o ambiente de trabalho tem sido o norte da Votorantim Metais. O jeito de ser da companhia está expresso em sua visão, valores e crenças de gestão, sempre reconhecendo e respeitando as diversidades.

Esses canais de comunicação são muito mais do que transmissões de ideias: são relacionamento e interação. Eles são diferenciais no dia a dia, pois mantém os funcionários integrados e atualizados sobre os objetivos da empresa, suas ações, conquistas e mudanças, permitindo ainda que eles interajam e se posicionem frente aos seus líderes e companhia.

A comunicação da empresa está bem estruturada, em processo de duas vias, dinâmico e proativo, capaz de disseminar o fluxo de informações que a organização compartilha e que o colaborador precisa saber. Esse relacionamento intenso, vivo e permanente, permite que a comunicação realize a primeira de suas funções estratégicas: cuidar da imagem para dentro e para fora da empresa, por meio da integração dos processos de comunicação interna e externa. Bem como, amplia e harmoniza o diálogo entre todos, equalizando interesses, integrando equipes e valorizando o conhecimento e a produção.

Internamente, a área que gera influência, engaja, estimula o senso de pertencer, promove o fluxo de informações, impacta na gestão do clima. Além disso, trata-se de uma ferramenta de integração e de mobilização para promover sinergia, confiança e construção de relacionamento, fortalecendo relações, além de ser fator crítico de sucesso nos processos de mudança. “O processo de comunicação acontece dos líderes para as equipes, das equipes para os líderes e entre áreas, suportado pelos veículos de comunicação”, explica Mauricio Malachias, gerente Corporativo de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Comunicação e Responsabilidade Social da Votorantim Metais.

O compartilhamento de informações é uma constante na empresa, uma vez que presa pelo diálogo aberto e por manter o ambiente transparente, motivador e de alta credibilidade. A política de comunicação é pautada por relações de transparência. Malachias ressalta que ao estabelecer um canal aberto de comunicação com as equipes, a Votorantim tem a oportunidade de sensibilizar e mobilizar as pessoas, sempre embasados por seus Valores e Crenças.

A empresa dispõe de uma família de produtos de comunicação – jornal mural, boletins eletrônicos e impressos, webcasting, comunicados e road show  do presidente – para manter um contato constante e direto com todos os funcionários, que proporcionam dinamismo na sua comunicação interna.

A tecnologia está presente na maioria dos veículos da companhia. O jornal mural saiu dos quadros de aviso e passou a ser digital. No Mural Digital são 59 telas espalhadas em todas as unidades da Votorantim que apresentam teasers das principais notícias de todas as unidades. Presidente e diretores contam com o Mais VM, webcasting que os executivos realizam com periodicidade quadrimestral com todas as lideranças do Brasil e exterior. Esses veículos possibilitam a empresa envolver seus funcionários nos negócios, criando um ambiente propicio para o compartilhamento de conhecimentos.

Para auxiliar no desenvolvimento das ações e divulgações da comunicação da empresa, algumas unidades possuem comitês de comunicação, formados por profissionais de diversas áreas e liderados pelos comunicadores locais.

Periodicamente a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Comunicação e Responsabilidade Social realiza pesquisa de clima que auxilia no direcionamento da gestão, onde há questões sobre o processo de comunicação interna e a comunicação entre líderes e equipes. “Entendemos que o resultado final da pesquisa de clima como um todo é reflexo dos movimentos de liderança e comunicação num processo de gestão mais amplo”, diz o executivo.

Para se ter uma ideia do sucesso do trabalho desenvolvido pela equipe em conjunto com a área de gestão de pessoas, em uma das operações industriais da Votarantim, localizada em Minas Gerais, obteve uma evolução no Índice de Favorabilidade da Pesquisa Hay de Clima Organizacional de 50% para 93% em 02 anos. Este grande salto no clima foi fruto de um trabalho sincronizado das áreas de DHO – Desenvolvimento Humano e Organizacional e Comunicação Interna junto à liderança da unidade e seus principais stakeholders. O resultado deste trabalho foi além dos recordes operacionais e de segurança no período, ele se traduziu em um ambiente de motivação e engajamento constatado tanto pela pesquisa quanto pela importante contribuição da unidade na conquista do prêmio de Destaque das Melhores Empresas para Você Trabalhar 2012.

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