Desenvolver canais para uma boa comunicação
que repercutam sobre o ambiente de trabalho tem sido o norte da Votorantim
Metais. O jeito de ser da companhia está expresso em sua visão, valores e
crenças de gestão, sempre reconhecendo e respeitando as diversidades.
Esses canais de comunicação são muito mais do
que transmissões de ideias: são relacionamento e interação. Eles são
diferenciais no dia a dia, pois mantém os funcionários integrados e atualizados
sobre os objetivos da empresa, suas ações, conquistas e mudanças, permitindo
ainda que eles interajam e se posicionem frente aos seus líderes e companhia.
A comunicação da empresa está bem
estruturada, em processo de duas vias, dinâmico e proativo, capaz de disseminar
o fluxo de informações que a organização compartilha e que o colaborador
precisa saber. Esse relacionamento intenso, vivo e permanente, permite que a
comunicação realize a primeira de suas funções estratégicas: cuidar da imagem
para dentro e para fora da empresa, por meio da integração dos processos de
comunicação interna e externa. Bem como, amplia e harmoniza o diálogo entre
todos, equalizando interesses, integrando equipes e valorizando o conhecimento
e a produção.
Internamente, a área que gera influência,
engaja, estimula o senso de pertencer, promove o fluxo de informações, impacta
na gestão do clima. Além disso, trata-se de uma ferramenta de integração e de
mobilização para promover sinergia, confiança e construção de relacionamento,
fortalecendo relações, além de ser fator crítico de sucesso nos processos de
mudança. “O processo de comunicação acontece dos líderes para as equipes, das
equipes para os líderes e entre áreas, suportado pelos veículos de
comunicação”, explica Mauricio Malachias, gerente Corporativo de
Desenvolvimento Humano e Organizacional, Comunicação e Responsabilidade Social
da Votorantim Metais.
O compartilhamento de informações é uma
constante na empresa, uma vez que presa pelo diálogo aberto e por manter o
ambiente transparente, motivador e de alta credibilidade. A política de
comunicação é pautada por relações de transparência. Malachias ressalta que ao
estabelecer um canal aberto de comunicação com as equipes, a Votorantim tem a
oportunidade de sensibilizar e mobilizar as pessoas, sempre embasados por seus
Valores e Crenças.
A empresa dispõe de uma família de produtos
de comunicação – jornal mural, boletins eletrônicos e impressos, webcasting,
comunicados e road show do presidente –
para manter um contato constante e direto com todos os funcionários, que
proporcionam dinamismo na sua comunicação interna.
A tecnologia está presente na maioria dos
veículos da companhia. O jornal mural saiu dos quadros de aviso e passou a ser
digital. No Mural Digital são 59 telas espalhadas em todas as unidades da
Votorantim que apresentam teasers das principais notícias de todas as unidades.
Presidente e diretores contam com o Mais VM, webcasting que os executivos
realizam com periodicidade quadrimestral com todas as lideranças do Brasil e
exterior. Esses veículos possibilitam a empresa envolver seus funcionários nos
negócios, criando um ambiente propicio para o compartilhamento de
conhecimentos.
Para auxiliar no desenvolvimento das ações e
divulgações da comunicação da empresa, algumas unidades possuem comitês de
comunicação, formados por profissionais de diversas áreas e liderados pelos
comunicadores locais.
Periodicamente a área de Desenvolvimento
Humano e Organizacional, Comunicação e Responsabilidade Social realiza pesquisa
de clima que auxilia no direcionamento da gestão, onde há questões sobre o
processo de comunicação interna e a comunicação entre líderes e equipes. “Entendemos
que o resultado final da pesquisa de clima como um todo é reflexo dos
movimentos de liderança e comunicação num processo de gestão mais amplo”, diz o
executivo.
Para se ter uma ideia do sucesso do trabalho
desenvolvido pela equipe em conjunto com a área de gestão de pessoas, em uma
das operações industriais da Votarantim, localizada em Minas Gerais, obteve uma
evolução no Índice de Favorabilidade da Pesquisa Hay de Clima Organizacional de
50% para 93% em 02 anos. Este grande salto no clima foi fruto de um trabalho
sincronizado das áreas de DHO – Desenvolvimento Humano e Organizacional e
Comunicação Interna junto à liderança da unidade e seus principais
stakeholders. O resultado deste trabalho foi além dos recordes operacionais e
de segurança no período, ele se traduziu em um ambiente de motivação e
engajamento constatado tanto pela pesquisa quanto pela importante contribuição
da unidade na conquista do prêmio de Destaque das Melhores Empresas para Você
Trabalhar 2012.