29/04/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 
Locaweb usa a comunicação como estratégia para o engajamento e resultados dos funcionários
28/11/2012 - 11:24:36
POR WILLIAM LARA

Atualmente, a comunicação interna das organizações assume função estratégica e multidisciplinar vital para a saúde empresarial. Quando essa comunicação é realizada de modo competente, proporciona boas relações entre os funcionários e integra-os ao cotidiano de trabalho ao divulgar com transparência e credibilidade as decisões e objetivos da empresa.

A prática vem sendo, desde a última década, o ponto de partida para se estabelecer vínculos de confiança e aceitação entre os públicos. Também assume cada vez mais importância global, compelindo o público interno da empresa a gerar e a repassar informações para os diversos setores com que a mesma se relaciona.

Na Locaweb isso não é diferente. A comunicação interna é considerada um instrumento estratégico, pois é por meio de diversas ações que a empresa envolve seus funcionários nos negócios, desperta paixão pelo trabalho e vai além, buscando criar um ambiente a qual todos criem um espírito empreendedor, comportando-se como dono de sua atividade e resultados.

A empresa acredita que investir em informação e constantemente no aperfeiçoamento de seus recursos humanos são as melhores maneiras de se manter o ambiente organizacional saudável e motivador e, com isso, exceder as expectativas de seus clientes. A área de Comunicação Interna trabalha alinhada com área de Recursos Humanos – ambas fazem parte da diretoria Marketing Institucional –, para que todas as informações sejam passadas oficialmente e em primeira mão aos colaboradores. “O objetivo dessa aliança é fazer com que a Locaweb tenha clareza no direcionamento, nos valores, nas expectativas e nos resultados. Também que tenha como ouvir as dicas, sugestões e reclamações dos seus quase 900 funcionários”, ressalta Luis Carlos dos Anjos (foto), Gerente de Marketing Institucional da Locaweb.

Para manter um contato constante e direto com todos os funcionários, a empresa dispõe de uma família de produtos de comunicação – e-mails marketing, cartazes, TV Corporativa, comunicados e cafés da manhã com a diretoria – que proporcionam dinamismo na sua comunicação interna. O executivo diz que existe uma preocupação na empresa pelo o que é preciso comunicar, para quem e com qual frequência. Também analisam em quais meios são mais eficientes para a entrega da mensagem, bem como adaptam a linguagem para cada veículo.

Além dos veículos formais como a intranet Confluence – que serve para explicações de novos procedimentos, informações de campanhas e outras divulgações relevantes –, a TV corporativa – com canais voltados para o entretenimento, informativos, produtos e classificados –, a Locaweb possui ainda veículos interativo e social: blog Locaweeber e Yammer. Ambos surgiram como um espaço online onde os funcionários podem conhecer um pouco mais sobre o que acontece na Locaweb, compartilhar conhecimentos e interagir entre si. Há posts diários sobre assuntos relacionados à internet, negócios na web e tecnologia em geral.

Luis Carlos destaca dois cases de sucesso da empresa: o primeiro, puramente de comunicação interna, aconteceu quando das obras da nova sede no bairro do Morumbi (São Paulo). O processo teve início com um ano de antecedência, e buscou evitar desgastes e dúvidas que surgissem dos funcionários. Eram enviados mapas com rotas disponíveis para chegar e sair da nova sede, informações e dicas de restaurante e serviços oferecidos nos arredores do escritório. Tudo isso para gerar maior conforto e segurança aos funcionários que seriam transferidos para o novo prédio. O segundo case, “O que que é isso”,  foi direcionado também a comunicação externa. Teve como objetivo mostrar como é a rotina de uma pequena empresa, com as questões relacionadas à informática e tecnologia, apresentada com uma pitada de bom humor. Foram criados/produzidos 16 capítulos de uma novela, veiculada exclusivamente na internet todas as sextas-feiras. A campanha foi um sucesso e tiveram mais de 2 milhões de acessos no YouTube.

O Marketing Institucional vem preparando novo veículo para os funcionários, um blog interno, que terá como objetivo de divulgar vagas abertas e processos de recrutamento interno, treinamentos de produtos, consultas em RH, dentre outras funcionalidades.

Em 2012, a Locaweb foi classificada entre as 150 melhores empresas do setor Tecnologia e Computação pelo Guia da Você S/A – As melhores empresas para você trabalhar.

Busca