Atualmente, a comunicação interna das
organizações assume função estratégica e multidisciplinar vital para a saúde
empresarial. Quando essa comunicação é realizada de modo competente,
proporciona boas relações entre os funcionários e integra-os ao cotidiano de
trabalho ao divulgar com transparência e credibilidade as decisões e objetivos
da empresa.
A prática vem sendo, desde a última década, o
ponto de partida para se estabelecer vínculos de confiança e aceitação entre os
públicos. Também assume cada vez mais importância global, compelindo o público
interno da empresa a gerar e a repassar informações para os diversos setores
com que a mesma se relaciona.
Na Locaweb isso não é diferente. A
comunicação interna é considerada um instrumento estratégico, pois é por meio
de diversas ações que a empresa envolve seus funcionários nos negócios,
desperta paixão pelo trabalho e vai além, buscando criar um ambiente a qual
todos criem um espírito empreendedor, comportando-se como dono de sua atividade
e resultados.
A empresa acredita que investir em informação
e constantemente no aperfeiçoamento de seus recursos humanos são as melhores
maneiras de se manter o ambiente organizacional saudável e motivador e, com
isso, exceder as expectativas de seus clientes. A área de Comunicação Interna
trabalha alinhada com área de Recursos Humanos – ambas fazem parte da diretoria
Marketing Institucional –, para que todas as informações sejam passadas
oficialmente e em primeira mão aos colaboradores. “O objetivo dessa aliança é
fazer com que a Locaweb tenha clareza no direcionamento, nos valores, nas
expectativas e nos resultados. Também que tenha como ouvir as dicas, sugestões
e reclamações dos seus quase 900 funcionários”, ressalta Luis Carlos dos Anjos
(foto), Gerente de Marketing Institucional da Locaweb.
Para manter um contato constante e direto com
todos os funcionários, a empresa dispõe de uma família de produtos de
comunicação – e-mails marketing, cartazes, TV Corporativa, comunicados e cafés
da manhã com a diretoria – que proporcionam dinamismo na sua comunicação
interna. O executivo diz que existe uma preocupação na empresa pelo o que é
preciso comunicar, para quem e com qual frequência. Também analisam em quais
meios são mais eficientes para a entrega da mensagem, bem como adaptam a
linguagem para cada veículo.
Além dos veículos formais como a intranet
Confluence – que serve para explicações de novos procedimentos, informações de
campanhas e outras divulgações relevantes –, a TV corporativa – com canais
voltados para o entretenimento, informativos, produtos e classificados –, a
Locaweb possui ainda veículos interativo e social: blog Locaweeber e Yammer.
Ambos surgiram como um espaço online onde os funcionários podem conhecer um
pouco mais sobre o que acontece na Locaweb, compartilhar conhecimentos e
interagir entre si. Há posts diários sobre assuntos relacionados à internet,
negócios na web e tecnologia em geral.
Luis Carlos destaca dois cases de sucesso da
empresa: o primeiro, puramente de comunicação interna, aconteceu quando das
obras da nova sede no bairro do Morumbi (São Paulo). O processo teve início com
um ano de antecedência, e buscou evitar desgastes e dúvidas que surgissem dos
funcionários. Eram enviados mapas com rotas disponíveis para chegar e sair da
nova sede, informações e dicas de restaurante e serviços oferecidos nos
arredores do escritório. Tudo isso para gerar maior conforto e segurança aos
funcionários que seriam transferidos para o novo prédio. O segundo case, “O que
que é isso”, foi direcionado também a
comunicação externa. Teve como objetivo mostrar como é a rotina de uma pequena
empresa, com as questões relacionadas à informática e tecnologia, apresentada
com uma pitada de bom humor. Foram criados/produzidos 16 capítulos de uma
novela, veiculada exclusivamente na internet todas as sextas-feiras. A campanha
foi um sucesso e tiveram mais de 2 milhões de acessos no YouTube.
O Marketing Institucional vem preparando novo
veículo para os funcionários, um blog interno, que terá como objetivo de
divulgar vagas abertas e processos de recrutamento interno, treinamentos de
produtos, consultas em RH, dentre outras funcionalidades.
Em 2012, a Locaweb foi classificada entre as
150 melhores empresas do setor Tecnologia e Computação pelo Guia da Você S/A –
As melhores empresas para você trabalhar.