29/04/2024

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DuPont: comunicação faz a diferença
27/11/2012 - 14:48:31
POR WILLIAM LARA

A melhor empresa do setor Química e Petroquímica pelo Guia da Você S/A – As melhores empresas para você trabalhar – atribue à difusão da informação uma importância estratégica para a expansão de seus negócios e motivadora para os funcionários.

A Comunicação Interna se consolida cada vez mais como uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de uma organização. Ao longo dos anos vem ganhando espaço, importância e reconhecimento de parte de gestores e lideranças.

A prática demonstra complexidade no trabalho de engajamento e na sua adoção como estratégia de gestão para conquistar o público interno. Compartilhar informações, desenvolver ações de valorização das equipes e perceber oportunidades, favorece um bom ambiente de trabalho e contribui para melhoria de resultados.

Para garantir a qualidade dos serviços prestados e a expansão dos negócios, a DuPont – uma empresa de excelência na área de ciência com mais de 200 anos de vida – tem entre os pontos principais de seu plano estratégico o cuidado com o compartilhamento e a difusão de informações.

Desenvolver canais para uma boa comunicação interna que repercutam sobre o ambiente de trabalho tem sido o norte da empresa. Esses canais de comunicação seguem um caminho lógico que é o de “entender”, “responder”, “mensurar” e “reportar”.  Eles funcionam como diferenciais no dia a dia, mantendo os colaboradores integrados e atualizados sobre os objetivos da empresa, as ações implantadas e implementadas, as conquistas, as mudanças e permitem que os funcionários interajam e se posicionem frente à companhia e seus líderes.

“A boa comunicação é fundamental para a construção de times mais fortes. Comunicar internamente motiva os funcionários e os mantém a par dos pontos positivos e negativos da organização, assegurando o cumprimento das metas e objetivos”, ressalta Vivian Bialski (foto), Diretora de Comunicação Corporativa da DuPont América Latina.

A DuPont atribue à difusão da informação uma importância estratégica para a expansão de seus negócios. Tanto que vivem um momento ímpar com redesenho e junção da área de marketing comunicacional e da comunicação corporativa. Este novo direcionamento propicia sinergia entre áreas, quebra de barreiras, agrega valor, resultados e o desenvolvimento de projetos globais mais intensos.

Canal DuPont

A DuPont investe na diversidade e implementa uma série de meios de comunicação. A empresa conta com diversos canais à disposição do negócio e dos funcionários, produzidos com verbas mínimas e altamente impactantes. Entre esses canais, o principal é o Canal DuPont.

Desde 2010, a DuPont utiliza um sistema de TV como ferramenta de comunicação interna. O veículo proporciona interatividade e atratividade no ambiente corporativo, conseguindo reter a atenção dos funcionários. “O Canal DuPont é um produto diferenciado e lúdico. Seu ponto fundamental é a pulverização da informação, que atinge todas as unidades fabris e representantes em todo o país, bem como o engajamento de funcionários”, ressalta Vivian.

O veículo consiste em vídeos mensais com os funcionários sendo seus protagonistas. Eles também participam da sua produção com o acompanhamento da equipe de comunicação. São abordados temas corporativos como novos investimentos, segurança da informação, sustentabilidade, produção, novos negócios, dentre outros temas importantes que devem chegar aos colaboradores.

Para o êxito do programa e das demais ações de comunicação da empresa, a área de comunicação corporativa implementou um processo e mobilizou os funcionários de diversas áreas e de 11 unidades produtivas da DuPont na criação de Focal Points – colaboradores correspondentes. Situados na cadeia de negócios da empresa esses funcionários, além das atividades pertinentes à sua função, acumulam a tarefa diária de pontos focais de comunicação e têm participação preponderante nos projetos e ações como pautas, direcionamento de matérias, divulgação de campanhas, eventos internos, na condução pesquisa de foco e feedback, mensuração de resultados, entre outros. Esses colaboradores geralmente não dispõem de blackground em comunicação e são desenvolvidos pela área para atuarem como correspondentes.

Periodicamente a Comunicação Corporativa realiza pesquisas qualitativa e quantitativa de avaliação das ações, com o intuito de identificar possíveis correções e melhorias. A qualitativa é conduzida pelo grupo de focal points, composto por no máximo 15 funcionários, duas vezes ao ano, tendo a equipe de comunicação como facilitadora. Já a qualitativa, realizada anualmente e dirigida aos funcionários do Brasil e da América Latina, é extremamente detalhada com meta mínima de respostas para garantir que amostra seja significativa e que apresentem resultados importantes.

“A Comunicação Corporativa vai se pautando nos resultados dessas pesquisas para direcionar o planejamento e mensurar os resultados dos trabalhos. As pesquisas são 100% focadas na comunicação interna tanto qualitativa quanto ns análises quantitativas. Elas abordam aspectos como canais de comunicação, campanhas internas mais lembradas pelos funcionários e quais as razões que elas marcaram mais, o que pode ser melhorado, quais canais de comunicação mais acessam e porque, quais canais menos acessam e porque”, comenta Vivian, prosseguindo: “uma coisa interessante que percebemos nos resultados das pesquisas, foi que o canal DuPont – enviado aos funcionários por meio de link – não era acessado por muitos funcionários por problemas de servidor ou computador. Num trabalho em conjunto com a área de IT conseguimos minimizar muito este problema e aumentar o número de views do veículo. Se nós não conduzíssemos as pesquisas, nunca saberíamos sobre esta informação”, conclui.

Em 2012, a Dupont foi eleita a melhor empresa do setor Química e Petroquímica pelo Guia da Você S/A – As melhores empresas para você trabalhar – e por oito vezes consecutivas a Empresa Mais Admirada do Setor Químico pela pesquisa feita pela revista Carta Capital e instituto InterScience.

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