A melhor empresa do setor Química e
Petroquímica pelo Guia da Você S/A – As melhores empresas para você trabalhar –
atribue à difusão da informação uma importância estratégica para a expansão de
seus negócios e motivadora para os funcionários.
A Comunicação Interna se consolida cada vez
mais como uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de uma
organização. Ao longo dos anos vem ganhando espaço, importância e
reconhecimento de parte de gestores e lideranças.
A prática demonstra complexidade no trabalho
de engajamento e na sua adoção como estratégia de gestão para conquistar o
público interno. Compartilhar informações, desenvolver ações de valorização das
equipes e perceber oportunidades, favorece um bom ambiente de trabalho e
contribui para melhoria de resultados.
Para garantir a qualidade dos serviços
prestados e a expansão dos negócios, a DuPont – uma empresa de excelência na
área de ciência com mais de 200 anos de vida – tem entre os pontos principais
de seu plano estratégico o cuidado com o compartilhamento e a difusão de
informações.
Desenvolver canais para uma boa comunicação
interna que repercutam sobre o ambiente de trabalho tem sido o norte da
empresa. Esses canais de comunicação seguem um caminho lógico que é o de
“entender”, “responder”, “mensurar” e “reportar”. Eles funcionam como diferenciais no dia a
dia, mantendo os colaboradores integrados e atualizados sobre os objetivos da
empresa, as ações implantadas e implementadas, as conquistas, as mudanças e
permitem que os funcionários interajam e se posicionem frente à companhia e
seus líderes.
“A boa comunicação é fundamental para a
construção de times mais fortes. Comunicar internamente motiva os funcionários
e os mantém a par dos pontos positivos e negativos da organização, assegurando
o cumprimento das metas e objetivos”, ressalta Vivian Bialski (foto), Diretora
de Comunicação Corporativa da DuPont América Latina.
A DuPont atribue à difusão da informação uma
importância estratégica para a expansão de seus negócios. Tanto que vivem um
momento ímpar com redesenho e junção da área de marketing comunicacional e da
comunicação corporativa. Este novo direcionamento propicia sinergia entre
áreas, quebra de barreiras, agrega valor, resultados e o desenvolvimento de
projetos globais mais intensos.
Canal DuPont
A DuPont investe na diversidade e implementa
uma série de meios de comunicação. A empresa conta com diversos canais à
disposição do negócio e dos funcionários, produzidos com verbas mínimas e
altamente impactantes. Entre esses canais, o principal é o Canal DuPont.
Desde 2010, a DuPont utiliza um sistema de TV
como ferramenta de comunicação interna. O veículo proporciona interatividade e
atratividade no ambiente corporativo, conseguindo reter a atenção dos
funcionários. “O Canal DuPont é um produto diferenciado e lúdico. Seu ponto
fundamental é a pulverização da informação, que atinge todas as unidades fabris
e representantes em todo o país, bem como o engajamento de funcionários”,
ressalta Vivian.
O veículo consiste em vídeos mensais com os
funcionários sendo seus protagonistas. Eles também participam da sua produção
com o acompanhamento da equipe de comunicação. São abordados temas corporativos
como novos investimentos, segurança da informação, sustentabilidade, produção,
novos negócios, dentre outros temas importantes que devem chegar aos
colaboradores.
Para o êxito do programa e das demais ações
de comunicação da empresa, a área de comunicação corporativa implementou um
processo e mobilizou os funcionários de diversas áreas e de 11 unidades
produtivas da DuPont na criação de Focal Points – colaboradores
correspondentes. Situados na cadeia de negócios da empresa esses funcionários,
além das atividades pertinentes à sua função, acumulam a tarefa diária de
pontos focais de comunicação e têm participação preponderante nos projetos e
ações como pautas, direcionamento de matérias, divulgação de campanhas, eventos
internos, na condução pesquisa de foco e feedback, mensuração de resultados,
entre outros. Esses colaboradores geralmente não dispõem de blackground em
comunicação e são desenvolvidos pela área para atuarem como correspondentes.
Periodicamente a Comunicação Corporativa
realiza pesquisas qualitativa e quantitativa de avaliação das ações, com o
intuito de identificar possíveis correções e melhorias. A qualitativa é
conduzida pelo grupo de focal points, composto por no máximo 15 funcionários,
duas vezes ao ano, tendo a equipe de comunicação como facilitadora. Já a
qualitativa, realizada anualmente e dirigida aos funcionários do Brasil e da
América Latina, é extremamente detalhada com meta mínima de respostas para
garantir que amostra seja significativa e que apresentem resultados
importantes.
“A Comunicação Corporativa vai se pautando
nos resultados dessas pesquisas para direcionar o planejamento e mensurar os
resultados dos trabalhos. As pesquisas são 100% focadas na comunicação interna
tanto qualitativa quanto ns análises quantitativas. Elas abordam aspectos como
canais de comunicação, campanhas internas mais lembradas pelos funcionários e
quais as razões que elas marcaram mais, o que pode ser melhorado, quais canais
de comunicação mais acessam e porque, quais canais menos acessam e porque”,
comenta Vivian, prosseguindo: “uma coisa interessante que percebemos nos
resultados das pesquisas, foi que o canal DuPont – enviado aos funcionários por
meio de link – não era acessado por muitos funcionários por problemas de
servidor ou computador. Num trabalho em conjunto com a área de IT conseguimos
minimizar muito este problema e aumentar o número de views do veículo. Se nós
não conduzíssemos as pesquisas, nunca saberíamos sobre esta informação”,
conclui.
Em 2012, a Dupont foi eleita a melhor empresa
do setor Química e Petroquímica pelo Guia da Você S/A – As melhores empresas
para você trabalhar – e por oito vezes consecutivas a Empresa Mais Admirada do
Setor Químico pela pesquisa feita pela revista Carta Capital e instituto
InterScience.