A Danone,
líder nacional em produtos lácteos frescos, relançou nesta quarta-feira sua
linha de iogurtes, com foco no resgate histórico da marca, presente desde os
anos de 1970 nas gôndolas dos supermercados brasileiros. Com a assinatura de
''O Verdadeiro Danone'', a linha vai reforçar o portfólio da companhia no
mercado nacional.
A linha consumiu mais de um ano em pesquisas para a nova produção, com
investimentos na ordem de R$ 100 milhões em ampliação e reformas na fábrica em
Poços de Caldas (MG). A novidade resgata um ícone de mais de 40 anos – o
primeiro iogurte a chegar às gôndolas do país, o que ocorreu nos anos 70.
“Este é
um mercado, de cerca de R$ 5 bilhões, que possui grandes oportunidades para
expansão. Esta iniciativa da Danone é, definitivamente, a mais importante do
ano da companhia, pois está relacionada ao nosso plano de aumentar o consumo
per capita de iogurtes no Brasil, que atualmente é de 6,5 kg por pessoa ao
ano”, destaca Mariano Lozano, presidente da Danone.
“O
verdadeiro Danone” estará até o fim de semana nas gôndolas de todo o Brasil,
com uma roupagem nova – embalagem moderna –, fórmula aprimorada, com sabores
das frutas intensificados, cremosidade, textura e equilíbrio nutricional, além
de retornar com preços acessíveis para todos os bolsos.
A
campanha de lançamento será toda direcionada ao ponto de venda, com peças
apropriadas que aguçarão a vontade do consumidor e na exposição do produto. A
empresa também fará uso de ferramentas de marketing digital na divulgação. A companhia
destina anualmente 10% de seu faturamento para aplicação em Comunicação e Mídia,
sendo que 85% da verba é direcionada ao segmento de iogurtes. A conta de publicidade
e propaganda da empresa está com a Young & Rubicam.
Danone projeta faturamento de R$ 2 bi no país
A empresa prevê fechar seu ano
fiscal 2013 com um faturamento anual de R$ 2 bilhões em suas operações no
Brasil. Mariano Lozano espera dobrar o tamanho da companhia em relação a 2009,
mantendo um crescimento anual no patamar dos 15%. A estratégia para
atingir a meta segue o modelo de crescimento orgânico, com expansão da produção
e das vendas, e a aproximação ainda maior com as classes C, D e E.
Para dar suporte ao crescimento,
a companhia pretende manter os investimentos de R$ 100 milhões anuais na
elevação de sua capacidade industrial. A Danone conta com duas fábricas – Poços
de Caldas (MG) e Maracanaú (CE) – e não tem planos para abertura de uma terceira
unidade no país.
Líder na
venda de iogurtes no Brasil, com market share de 38%, a empresa está menos preocupada com a
sua posição no mercado do que em alavancar o segmento como um todo. "Não
estamos em guerra com a concorrência", diz Lozano. Segundo o executivo, o
consumo per capita de iogurte no país tem que dobrar o volume nos próximos
anos. Mesmo que atinja o objetivo, sobrará mercado potencial, se comparado com
países como a França, Espanha e Estados Unidos.