29/04/2024

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Danome relança sua primeira linha de iogurtes e resgata marca histórica
17/10/2012 - 15:06:29
POR WILLIAM LARA

A Danone, líder nacional em produtos lácteos frescos, relançou nesta quarta-feira sua linha de iogurtes, com foco no resgate histórico da marca, presente desde os anos de 1970 nas gôndolas dos supermercados brasileiros. Com a assinatura de ''O Verdadeiro Danone'', a linha vai reforçar o portfólio da companhia no mercado nacional.

A linha consumiu mais de um ano em pesquisas para a nova produção, com investimentos na ordem de R$ 100 milhões em ampliação e reformas na fábrica em Poços de Caldas (MG). A novidade resgata um ícone de mais de 40 anos – o primeiro iogurte a chegar às gôndolas do país, o que ocorreu nos anos 70.

“Este é um mercado, de cerca de R$ 5 bilhões, que possui grandes oportunidades para expansão. Esta iniciativa da Danone é, definitivamente, a mais importante do ano da companhia, pois está relacionada ao nosso plano de aumentar o consumo per capita de iogurtes no Brasil, que atualmente é de 6,5 kg por pessoa ao ano”, destaca Mariano Lozano, presidente da Danone.

“O verdadeiro Danone” estará até o fim de semana nas gôndolas de todo o Brasil, com uma roupagem nova – embalagem moderna –, fórmula aprimorada, com sabores das frutas intensificados, cremosidade, textura e equilíbrio nutricional, além de retornar com preços acessíveis para todos os bolsos.

A campanha de lançamento será toda direcionada ao ponto de venda, com peças apropriadas que aguçarão a vontade do consumidor e na exposição do produto. A empresa também fará uso de ferramentas de marketing digital na divulgação. A companhia destina anualmente 10% de seu faturamento para aplicação em Comunicação e Mídia, sendo que 85% da verba é direcionada ao segmento de iogurtes. A conta de publicidade e propaganda da empresa está com a Young & Rubicam.

Danone projeta faturamento de R$ 2 bi no país

A empresa prevê fechar seu ano fiscal 2013 com um faturamento anual de R$ 2 bilhões em suas operações no Brasil. Mariano Lozano espera dobrar o tamanho da companhia em relação a 2009, mantendo um crescimento anual no patamar dos 15%. A estratégia para atingir a meta segue o modelo de crescimento orgânico, com expansão da produção e das vendas, e a aproximação ainda maior com as classes C, D e E.

 

Para dar suporte ao crescimento, a companhia pretende manter os investimentos de R$ 100 milhões anuais na elevação de sua capacidade industrial. A Danone conta com duas fábricas – Poços de Caldas (MG) e Maracanaú (CE) – e não tem planos para abertura de uma terceira unidade no país.


Líder na venda de iogurtes no Brasil, com market share de 38%, a empresa está menos preocupada com a sua posição no mercado do que em alavancar o segmento como um todo. "Não estamos em guerra com a concorrência", diz Lozano. Segundo o executivo, o consumo per capita de iogurte no país tem que dobrar o volume nos próximos anos. Mesmo que atinja o objetivo, sobrará mercado potencial, se comparado com países como a França, Espanha e Estados Unidos.

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