Como lidar com o ambiente externo - sobre o
qual a organização tem pouca governabilidade – e onde fluem as opiniões??
Mais uma vez, a Pesquisa oferece recursos
extremamente adequados à necessidade.
A palavra-chave é mapear. Somente um
mapeamento claro permite desenhar estratégias específicas para os diferentes
grupos de influenciadores, aprimorar o material informativo e desenvolver ações
de relacionamento com o intuito de avançar com o posicionamento da organização,
reavaliando, também, os pontos em que será preciso desenvolver novas
estratégias.
A elaboração de um Mapa de Influenciadores
tem por função identificar tanto possíveis aliados como críticos ao tema em
estudo. Simultaneamente, deve enumerar os argumentos mobilizados por eles,
indicando aqueles argumentos que têm potencial para ser mobilizados em uma
argumentação favorável ou contrária à tese defendida pela empresa.
O Mapa de Influenciadores responde, assim, à
questão: quem são os líderes de opinião com os quais é importante desenvolver
ações de relacionamento e aprofundar o debate público?
Há várias categorias de Influenciadores.
Entre elas, encontram-se Especialistas, Gestores, Pensadores, Líderes de
Opinião (fontes frequentes da mídia), Entidades de relevância para o tema em
estudo, entre outros.
O levantamento realizado, apoiado em técnicas
qualitativas de pesquisa mas também usando recursos de data mining, exige
grande empenho dos pesquisadores que deverão analisar minuciosamente
publicações, entrevistas , sites de associações, redes sociais e outros a fim
de identificar os influenciadores.
Identificar, qualificar e posicionar os
Influenciadores das temáticas que envolvem os temas de interesse e área de
atuação do cliente, mapeando os principais atores e coletando os argumentos
favoráveis ou desfavoráveis à marca, serviço ou produto.
O trabalho inicia-se com um desk research que
deverá ser acompanhado de entrevistas sobre o tema objeto deste estudo,
considerando, no mínimo, os últimos 24 meses de matérias e artigos em
publicações impressas.
Simultaneamente, o monitoramento das redes
sociais e blogs deve ser realizado em real time. Nas redes sociais,
influenciadores são agentes (indivíduos, grupos ou instituições) que trabalham
a favor ou contra a marca ou tese defendida pela empresa. A elaboração de uma
estratégia para esse segmento supõe identificar, de forma inteligente e segura,
deixando de lado o simples critério da popularidade ou audiência, os
Influenciadores e seu alcance, aferindo sua relevância, abrangência e
capacidade de influência (identificando, também, como e com quem se relacionam
nas redes).
Também as técnicas da análise de discurso são
poderosas para desvendar a construção da argumentação. Utilizadas sobre
amostras selecionadas de textos no formato impresso mas também da mídia social,
permite construir categorias mais elaboradas do que a simples
aprovação/reprovação, colocando luz sobre algumas variáveis que influenciarão o
tipo de avaliação do tema.