Terra e
Itaú Cultural realizam, entre 4 e 7 de dezembro, a sexta edição do Media On –
Seminário
Internacional de Jornalismo Online, e o Rumos - 4º Seminário Internacional de
Jornalismo Cultural; Eventos reúnem especialistas brasileiros e internacionais,
entre eles, Burt Herman, CEO do Storify e fundador do Hacks/Hackers, e Carmela
Ríos, vencedora do Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset 2012, além de Philip
DeBevoise, fundador do Machinima
De 04 a
07 de dezembro, o Itaú Cultural, em São Paulo, sedia a sexta edição do MediaOn
– Seminário Internacional de Jornalismo Online e o 4º Seminário Internacional
Rumos Jornalismo Cultural. Promovidos pelo Terra, maior empresa
latino-americana de mídia digital, e o Itaú Cultural, os eventos discutirão o
jornalismo e a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta -
ou deveria se comportar - diante dos fenômenos causados pelas redes sociais,
colaboração e mobilidade. Os encontros contam ainda o apoio da Online News
Association, dos Estados Unidos.
Os
seminários são abertos a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade,
executivos, pesquisadores e estudantes e serão transmitidos ao vivo pelo Terra
na web, em celulares e tablets. O MediaOn reúne anualmente profissionais do
Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor como o futuro da mídia,
o impacto das novas tecnologias e como mercado de notícias em geral está
lidando com as mudanças radicais no meio. Entre os participantes deste ano está
Philip DeBevoise, fundador do Machinima, que falará na abertura do evento sobre
"A próxima geração de empresa de mídia".
A Copa
de 2014 estará em pauta com Juca Kfouri (Folha de S. Paulo), Bob Fernandes
(Terra Magazine), Walter de Mattos Jr. (Lance!) e Andrew Jennings (Transparency
in Sports) no o painel "O jogo da informação na Copa do Mundo no
Brasil". A influência da tecnologia na produção, distribuição e
customização de conteúdos será tema do painel que reunirá Burt Herman, CEO do
Storify e fundador do Hacks/Hackers, e Carmela Ríos, vencedora do Prêmio de
Jornalismo Ortega y Gasset 2012. Outros destaques são Amy Mitchell (Project for
Excellence in Journalism), que estará no painel "Mobile: qual o futuro da
notícia?" e Guilherme Glezer (Nike), que debaterá "A nova realidade
da publicidade: como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto
digital".
Em
paralelo ao MediaOn, o Rumos aborda o tema "De gatekeeper ao gatewatcher
", e busca
entendimentos para a abundância de informação na internet, que está
reconfigurando o jornalismo cultural. Conforme os organizadores do evento,
sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos
emanciparam o público e o colocaram diretamente em contato com fontes e
produtores, sem intermediários.
Nesse
contexto, o jornalista de cultura deixa de ser um editor para atuar mais como
um moderador, e a perda de influência é apenas um dos dilemas do jornalismo
cultural diante da cultura em rede. Portanto, sua reconfiguração é o tema
proposto para o seminário, que levará a São Paulo palestrantes como Gumersindo
La Fuente, Javier Celaya, Giselle Beiguelman, Barbara Heliodora, Rodrigo
Savazoni, Espern Aarseth e Armando Antenore, além dos cantores Emicida e Lobão.
Programa
4 de
dezembro, terça-feira, às 20h30
Abertura
A
próxima geração de empresa de mídia
Rede de
entretenimento de vídeo para os jogadores de games, a norte-americana Machinima
tem mais de 2 bilhões de vídeos vistos mensalmente e é o canal número 1 de
entretenimento de todos os tempos no YouTube, criando um novo paradigma na
indústria de mídia.
Com
Philip DeBevoise
5 de
dezembro, quarta-feira
Painel
1: 9h30
Qual o futuro
da notícia?
Quais
as últimas tendências e pesquisas, o futuro da mídia móvel e como planejar
estratégias para produção e distribuição de notícias em celulares e tablets.
Com Amy
Mitchel (skype), Pedro Dória e Terence Reis
Painel
2: 11h30
A nova
realidade da publicidade:como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo
contexto digital
Criativos
e agências discutem novas maneiras de ser relevante no turbilhão de informações
do mundo digital
Com Eco
Moliterno, Guilherme Glezer e Roberto Martini
Painel
3: 15h
Como a
tecnologia está mudando a produção, distribuição e customização de conteúdos
Ferramentas
mudam a maneira de produzir notícias. Quais os desafios para o jornalismo com a adoção das novas
tecnologias?
Com
Burt Herman e Carmela Ríos
Painel
4: 17h
O jogo
da informação na Copa do Mundo no Brasil
A
cobertura jornalística do evento, as redes sociais e as possibilidades de um
jogo mais transparente e participativo no campo da informação
Com
Andrew Jennings, Juca Kfouri e Walter de Mattos Jr.
6 de
dezembro, quinta-feira, 9h
Oficina
de newsgames
Não é
preciso ser programador ou gamemaníaco para participar deste workshop que vai
ensinar como transformar notícias em games. Os grupos vão aprender a criar
protótipos baseados em eventos do noticiário e técnicas para comunicar ideias a
partir de jogos digitais e não digitais, além de conhecer os mais importantes
trabalhos deste novo campo do jornalismo.
Com
Gonzalo Frasca
Sala
Itau Cultural -240 lugares – entrada gratuita, com ingressos distribuídos meia
hora antes de cada mesa (reservas para grupos pelo e-mail
itaucultural@comunicacaodirigida.com.br). Certificação para quem tiver 75% de
participação