26/04/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 
MediaOn 2012 debate futuro da mídia, novas tecnologias e a comunicação no século 21
22/11/2012 - 12:09:49

Terra e Itaú Cultural realizam, entre 4 e 7 de dezembro, a sexta edição do Media On –

Seminário Internacional de Jornalismo Online, e o Rumos - 4º Seminário Internacional de Jornalismo Cultural; Eventos reúnem especialistas brasileiros e internacionais, entre eles, Burt Herman, CEO do Storify e fundador do Hacks/Hackers, e Carmela Ríos, vencedora do Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset 2012, além de Philip DeBevoise, fundador do Machinima

De 04 a 07 de dezembro, o Itaú Cultural, em São Paulo, sedia a sexta edição do MediaOn – Seminário Internacional de Jornalismo Online e o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural. Promovidos pelo Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, e o Itaú Cultural, os eventos discutirão o jornalismo e a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta - ou deveria se comportar - diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. Os encontros contam ainda o apoio da Online News Association, dos Estados Unidos.

Os seminários são abertos a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade, executivos, pesquisadores e estudantes e serão transmitidos ao vivo pelo Terra na web, em celulares e tablets. O MediaOn reúne anualmente profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças radicais no meio. Entre os participantes deste ano está Philip DeBevoise, fundador do Machinima, que falará na abertura do evento sobre "A próxima geração de empresa de mídia".

A Copa de 2014 estará em pauta com Juca Kfouri (Folha de S. Paulo), Bob Fernandes (Terra Magazine), Walter de Mattos Jr. (Lance!) e Andrew Jennings (Transparency in Sports) no o painel "O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil". A influência da tecnologia na produção, distribuição e customização de conteúdos será tema do painel que reunirá Burt Herman, CEO do Storify e fundador do Hacks/Hackers, e Carmela Ríos, vencedora do Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset 2012. Outros destaques são Amy Mitchell (Project for Excellence in Journalism), que estará no painel "Mobile: qual o futuro da notícia?" e Guilherme Glezer (Nike), que debaterá "A nova realidade da publicidade: como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto digital".

Em paralelo ao MediaOn, o Rumos aborda o tema "De gatekeeper ao gatewatcher", e busca entendimentos para a abundância de informação na internet, que está reconfigurando o jornalismo cultural. Conforme os organizadores do evento, sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos emanciparam o público e o colocaram diretamente em contato com fontes e produtores, sem intermediários.

Nesse contexto, o jornalista de cultura deixa de ser um editor para atuar mais como um moderador, e a perda de influência é apenas um dos dilemas do jornalismo cultural diante da cultura em rede. Portanto, sua reconfiguração é o tema proposto para o seminário, que levará a São Paulo palestrantes como Gumersindo La Fuente, Javier Celaya, Giselle Beiguelman, Barbara Heliodora, Rodrigo Savazoni, Espern Aarseth e Armando Antenore, além dos cantores Emicida e Lobão.

Programa

4 de dezembro, terça-feira, às 20h30

Abertura

A próxima geração de empresa de mídia

Rede de entretenimento de vídeo para os jogadores de games, a norte-americana Machinima tem mais de 2 bilhões de vídeos vistos mensalmente e é o canal número 1 de entretenimento de todos os tempos no YouTube, criando um novo paradigma na indústria de mídia.

Com Philip DeBevoise

5 de dezembro, quarta-feira

Painel 1: 9h30

Qual o futuro da notícia?

Quais as últimas tendências e pesquisas, o futuro da mídia móvel e como planejar estratégias para produção e distribuição de notícias em celulares e tablets.

Com Amy Mitchel (skype), Pedro Dória e Terence Reis

Painel 2: 11h30

A nova realidade da publicidade:como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto digital

Criativos e agências discutem novas maneiras de ser relevante no turbilhão de informações do mundo digital

Com Eco Moliterno, Guilherme Glezer e Roberto Martini

Painel 3: 15h

Como a tecnologia está mudando a produção, distribuição e customização de conteúdos

Ferramentas mudam a maneira de produzir notícias. Quais os desafios para o  jornalismo com a adoção das novas tecnologias?

Com Burt Herman e Carmela Ríos

Painel 4: 17h

O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil

A cobertura jornalística do evento, as redes sociais e as possibilidades de um jogo mais transparente e participativo no campo da informação

Com Andrew Jennings, Juca Kfouri e Walter de Mattos Jr.

6 de dezembro, quinta-feira, 9h

Oficina de newsgames

Não é preciso ser programador ou gamemaníaco para participar deste workshop que vai ensinar como transformar notícias em games. Os grupos vão aprender a criar protótipos baseados em eventos do noticiário e técnicas para comunicar ideias a partir de jogos digitais e não digitais, além de conhecer os mais importantes trabalhos deste novo campo do jornalismo.

Com Gonzalo Frasca

Sala Itau Cultural -240 lugares – entrada gratuita, com ingressos distribuídos meia hora antes de cada mesa (reservas para grupos pelo e-mail itaucultural@comunicacaodirigida.com.br). Certificação para quem tiver 75% de participação


Busca