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GDR7 é o mais novo cliente BRSA
02/06/2009 - 08:30:00

A BRSA iniciou os trabalhos de assessoria de comunicação e relacionamento com a imprensa para a GDR7.
Fundada em 2002, a empresa brasileira atua no desenvolvimento de sistemas de TI 100% personalizados, criados a partir das necessidades de cada companhia.

Seus serviços incluem consultoria empresarial, suporte técnico e criação de websites.
A coordenação do atendimento da nova conta na BRSA é de Márcia Becker, com suporte de Rafael Passos.
 
mbecker@brsa.com.br
 rpassos@brsa.com.br
 11- 5501.4007


e|ou conquista conta da BSP e lança campanha de reposicionamento
02/06/2009 - 08:30:00

A e|ou, agência de marketing direto e relacionamento, acaba de ganhar a conta da BSP – Business School São Paulo.
A contratação inclui o lançamento da campanha de reposicionamento e fortalecimento da marca.
A ação será pautada em depoimentos de alguns dos mais bem colocados profissionais do mercado que passaram pela escola de negócios.

As peças apresentam nuvens de termos com palavras e expressões em tamanhos variados que remetem ao crescimento e à capacitação profissional.
O anúncio será divulgado a partir deste mês nos principais veículos voltados para o segmento negócios.

Aliada à campanha, a e|ou irá desenvolver estratégias de marketing direto e relacionamento que explorem as qualidades dos cursos da BSP.


DASA apresenta nova marca corporativa
02/06/2009 - 08:30:00

Nesta semana a DASA anunciou sua nova marca institucional, deixando de utilizar a nomenclatura Diagnósticos da América S/A.
O objetivo é facilitar a comunicação da empresa com o mercado por meio de um nome mais curto, fácil de ser pronunciado e assimilado.
A nova identidade visual também nasce em um momento de consolidação e contínua expansão da companhia.
O logo tem como destaque a letra “D” que se sobrepõe ao quadrado vermelho e traduz conceitos de solidez e modernidade.


Textual divulga estudo sobre a visão da imprensa sobre a reputação das empresas e sustentabilidade
02/06/2009 - 08:30:00

A Textual acaba de divulgar uma pesquisa sobre a visão da imprensa sobre a reputação das empresas e sustentabilidade.
Foram entrevistados 124 jornalistas de todo o País para descobrir seus critérios de avaliação sobre a credibilidade das empresas e o grau de demanda por temas ligados à sustentabilidade.
O trabalho contou com a colaboração de quatro parceiros regionais: Influence, Interface Comunicação Empresarial, Oficina da Notícia e Crossmedia.

O resultado foi apresentado em palestra da Textual no 12° Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, realizado pela Mega Brasil na última semana.
Entre as principais conclusões do levantamento está a crescente preocupação das organizações em relação aos colaboradores, comunidade e meio-ambiente.
A pesquisa está disponível para download no site da Textual, no link Serviços, em www.textual.com.br
Outras informações, 21- 3206.6204


Devemos quebrar paradigmas antes de pensar em incluir projetos na web
29/05/2009 - 13:28:51

Texto de Liliane Rodrigues
De que forma se destacar como favorito para o seu público e influenciadores? Foi assim que a professora doutora da Escola de Comunicações e Artes da USP, Elizabeth Saad Corrêa, abriu a sexta conferência, sobre o tema Mídia Digital, do 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa.
A apresentação foi realizada nesta sexta-feira, dia 29/5, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Ancorada pela diretora de Comunicação Corporativa da Embraer, Rosana Dias, a palestra abordou as “Estratégias Digitais de Comunicação Corporativa em tempos de Mídias Sociais” e traçou pontos de questionamento e reflexões sobre o assunto.
Beth Saad dissertou sobre a necessidade das empresas estarem no mundo digital e esclareceu cada ponto sobre todas as plataformas e ferramentas de mídia social existentes.
A conferencista explicou desde os conceitos, passando pelas diferenças entre a WEB 1.0 e WEB 2.0, até a sua utilização e vantagens.
Para a professora, é preciso levar em consideração a real vontade de entrar nas mídias sociais e, após isso, é só seguir em frente e colher seus bons frutos. “Devemos quebrar paradigmas antes de pensar em incluir projetos na web. É certo que as vantagens são positivas, mas saber aproveitá-las da maneira adequada é a real forma de obter sucesso”, ressaltou.
Além dessa dica, Elizabeth frisou que, ao utilizar essas novas ferramentas, as empresas deverão reforçar treinamentos e conscientizar os funcionários a também entrarem em redes sociais, para a promoção contínua da marca, visando o processo integrado na comunicação da companhia.
A convidada destacou que o incentivo é ainda mais abrangente. “Reforçar a segurança dos dados e manter a área de Tecnologia da Informação adequada ao novo conceito é fundamental”.


Comunicação e Marketing, uma junção produtiva dentro planejamento estratégico
29/05/2009 - 13:27:37

Texto de Leda Pacheco
Comunicação Corporativa como inteligência de Marketing foi o tema da vigésima palestra, ministrada no dia 28/5, durante o 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, realizado pela Mega Brasil, em São Paulo.
Adriano Sá, diretor da agência Fischer / Sá, defendeu que a comunicação deve ser uma influenciadora discreta do consumidor, mas uma matéria indispensável dentro do planejamento de marketing.
“Antes da ideia existe a estratégia”, afirmou o palestrante, que teve a missão de inserir a Federação do Comércio do Estado de São Paulo de forma estratégica na mídia, além de reestruturar a imagem da entidade.
O trabalho foi realizado pela equipe da agência em contato direto com os economistas da Fecomércio. Segundo Adriano, o case foi construído aos poucos, a base de muita interação.
Para ilustrar o painel, foi apresentado um vídeo que, além de mostrar detalhes importantes do case, incluiu cenas dos bastidores e do brainstorm da equipe, indispensável no processo de planejamento da agência.


Democracia participativa abre nova perspectiva para a cidadania
29/05/2009 - 12:48:18

Texto de Jeniffer Cardoso

A última conferência do 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, evento realizado pela Mega Brasil no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, abordou o tema Comunicação e Política.
Com mediação de Audálio Dantas, diretor de Redação da revista Negócios da Comunicação, Gaudêncio Torquato, jornalista e consultor político, conduziu a apresentação intitulada “A Comunicação, as empresas e o Brasil de 2010. De Dilma, Serra ou Aécio”.
Em seu painel, Torquato citou a passagem da sociedade industrial para a presente sociedade digital, quando foi alterada a relação entre as pessoas e empresas, além da mudança na forma de se fazer comunicação e política.
O conferencista destacou que o mundo passa por uma fase de crise na democracia, com enfraquecimento dos parlamentos e falta da educação para a cidadania. Por outro lado, ressaltou que o surgimento das novas mídias abriu um espaço significativo para a participação popular. “Vemos hoje o surgimento de uma democracia participativa, com um novo caminho para as pessoas integrarem os processos decisórios que movem a sociedade”, afirmou.
Torquato utilizou o termo Telépolis para denominar a sociedade digital, unificada e sem fronteiras. Parte das mudanças vividas neste ambiente pode ser notada nas corporações, onde a comunicação passou a ser feita horizontalmente, ou seja, em rede. Ainda segundo o convidado, as decisões são descentralizadas e os profissionais usam suas casas como seus escritórios. “É também um tempo de fusões. Um exemplo é a recente união da Sadia e da Perdigão. Este é um caso que ilustra bem os novos tempos desta nova sociedade”, exemplificou.
Gaudêncio complementou sua apresentação mostrando o panorama atual na comunicação, cada vez mais integrada por meio da internet. “O ponto fraco é a disseminação do sensacionalismo. Porém surge também uma nova onda ética, discutindo o assunto com uma força e de uma forma que eu nunca vi antes. E essa expansão só é possível graças ao mundo integrado que vivemos hoje”, concluiu.


A importância da Comunicação Interna em época de fusão
29/05/2009 - 12:11:45

Texto de Mariana Carvalho Alves
A importância da comunicação interna em tempos de fusão foi o tema abordado por Alcides Ferreira, diretor de Comunicação da BM&FBOVESPA, no segundo dia do 12º Congresso de Comunicação Corporativa, organizado pela Mega Brasil, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento, que termina hoje, sexta-feira, dia 29 de maio, superou o total de congressistas dos últimos sete anos de Congresso em toda a história da Mega Brasil. Alcides Ferreira tocou e pontos fundamentais em tempos em que fusões e aquisições já são comuns nos dias de hoje. Ele acredita que para se ter sucesso na difícil arte da fusão das culturas envolvidas neste processo, o fio condutor está em ter agilidade de reação em momentos de crise, foco na cultura necessária à nova empresa e ser ativo com o público crítico. “São barreiras difíceis de combater, mas se enfrentadas, montam um cenário ideal para um ótimo crescimento”, frisou. Alcides Ferreira disse que a informação deve ser processada “em tempo real” para que se consiga uma reação, caso algo não dê certo. Isso porque a fusão de empresas pede apoio administrativo de todas as áreas que fazem parte dela, assim como um retorno e monitoramento de seu caminho. Responder a questões que todos fazem e que muitas vezes não tem respostas, como o porquê da fusão, análises de momento, tudo isso deve ser feito para evitar crise, compartilhar despesas e minimizar os resultados negativos. “Se nada disso for planejado, nada trará resultado para ambos os lados”. A fusão da BM & FBOVESPA foi mostrada como satisfatória e bem planejada na visão do executivo, mas houve muitas reclamações de seus membros, já que a notícia foi veiculada antes na imprensa, ao invés dos seus acionistas. Nesse aspecto, Ferreira se mostrou arrependido de não ter passado a informação internamente, porque, no final das contas, ele mesmo percebeu que, como resultado, teve que arcar com o gerenciamento de um alto índice de instabilidade – nada ideal em sua avaliação. Um aprendizado e tanto para um jornalista que mudou de lado do balcão e passou a entender o processo de funcionamento do lado da organização. Outro aspecto de se ter uma transação tranqüila, segundo Ferreira, é sempre o de atender ao público em primeiro lugar, fazendo com que a mídia trabalhe nesse meio atendendo diretamente no que for necessário para estabilizar a situação.

O Case da Tetra Pak – a importância da comunicação integrada
29/05/2009 - 11:50:10

Texto de Junia Ferrentini
O segundo dia do 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa da Mega Brasil – que acontece até amanhã, 29/05, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, SP - apresentou, em diversos cases, a importância de se utilizar a web para mobilizar os mais variados públicos em campanhas institucionais.
Liliana Morales, gerente de comunicação externa da Tetra Pak, trouxe para a apresentação sobre Comunicação e Meio Ambiente o case “Sem Perceber, Você Transforma o Mundo com a Tetra Pak”, que abrangeu áreas estratégicas da empresa: Comunicação, Marketing e Meio Ambiente, que trabalharam de forma integrada, com ações de merchandising, mídia impressa, assessoria de imprensa, endomarketing, concurso cultural e ações em pontos de venda.
Os objetivos da campanha Tetra Pak eram conquistar a preferência dos consumidores pelos produtos e embalagens da empresa, aumentar a taxa de reciclagem e apoiar os negócios dos clientes. E o principal propósito era provocar um novo olhar sobre as caixinhas da Tetra Pak, reforçando a imagem da sustentabilidade na marca.
Para isto, a comunicação da campanha foi baseada no conceito da transformação, em diversos aspectos: nas embalagens, na vida dos trabalhadores das cooperativas de reciclagem, e na visão dos consumidores sobre as embalagens recicláveis.
Para Liliana, além da força da web, o viés socioambiental da campanha foi determinante para o surgimento de mídias espontâneas, que colaboram para resultados significativos, entre eles, o aumento de 20% no número de embalagens enviadas para a reciclagem, no período de 1 ano.
A apresentação teve como âncora Milton Abrúcio Júnior, gerente de comunicação corporativa da Telefônica.

O conteúdo da web se transformando em produto de venda
29/05/2009 - 11:44:51

Texto de Ana Carolina Seabra
Muitos profissionais afirmam que é em tempo de crise que a criatividade e a inovação fazem a diferença e podem ser a solução dos problemas empresariais. A apresentação mediada por Leandro Conti, gerente de Comunicação Corporativa da Henkel, com o tema: “Novos Serviços Jornalísticos: Oportunidades no Mercado Corporativo” feita pelo consultor na área de jornalismo de economia e ex-diretor da Gazeta Mercantil Informações Eletrônicas, Vicente Vilardaga, trouxe novas e desafiadoras idéias para os participantes do 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, realizada pela Mega Comunicação que acontece até 29 de maio no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo.
Quando falamos em cobrar pelo conteúdo divulgado na internet as pessoas se questionam como isso será feito e, é normal, se levarmos em consideração a situação econômica mundial em que estamos vivendo. Sendo assim, é diante desse contexto que Vicente Vilardaga faz uso de teorias econômicas para explicar e exemplificar como será a comercialização de informação na internet. Segundo ele, a queda do preço seria uma ferramenta capaz de desestimular o mercado informal e criar uma nova maneira de se comercializar na internet, já que, teoricamente, quanto menor o preço maior a venda. O trabalho em busca de notícias e a forma de produzi-la envolvem várias técnicas profissionais e diante desse cenário a importância da pessoa responsável pela organização e distribuição do conteúdo na web será cada vez mais relevante na nova economia e no mercado da comunicação.
“No século XX a publicidade manteve-se como forte receita da internet, e no século XXI o conteúdo veiculado na web também contará como receita. O grande desafio nesse momento será a busca e a identificação de serviços e conteúdos que possam ser monetizados. A monetização (de conteúdo) é um processo inevitável”, afirmou Vicente encerrando sua apresentação e dando espaço para as perguntas dos congressistas.


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