Ricardo Pomeranz
Copresidente da Rapp Brasil, empresa líder em marketing digital e de relacionamento. É professor pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Marketing e Finanças da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na qual desenvolveu o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC). Especialista em transformação digital das empresas, trabalha para mudar a cultura das organizações, determinando uma nova visão estratégica e atuando por meio do ensino, pesquisa e comunicação. Mestre em Ciência da Computação Gráfica pela Cornell University, nos Estados Unidos, é autor dos livros Customer Obsession: how to acquire, retain and grow customers in the age of relationship marketing, 2008, McGraw-Hill, e Marketing de Resultados: como garantir vendas e construir marca através de estratégias de marketing de relacionamento, 2004, M.Books, Brasil. Palestrante nacional e internacional, foi professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e fundador, em 1987, de uma das primeiras agências de marketing digital do País. Em 2013 foi selecionado pela plataforma Proxxima como um dos 50 profissionais mais inovadores do marketing brasileiro.