:: Artigos#RDSummit2018: Aplique as tendências de marketing desta experiênciaTalita Scotto06/12/2018 15:59:00Foi minha
primeira vez no RD Summit 2018 e já tinha ouvido muito sobre a fama do evento.
“Sensacional”, “surpreendente” e “indispensável para quem é da área de
marketing”. Confesso que fui sozinha, sem expectativas e não fantasiei, até
porque antes de viajar rumo a Florianópolis foi preciso deixar a agência com
todas as atividades adiantadas e equipe alinhada.
E por falar em
equipe, este foi o meu primeiro arrependimento. Por que não levei eles?
Foi o primeiro
pensamento que tive assim que o evento começou. Prometi ali, que em 2019 a ida
de todos ao evento seria obrigatória. Pelo conhecimento, inovação, acesso a
informações, tendências, além de tudo o que mais se viu e ouviu por lá na boca
dos palestrantes: viver a experiência. Esta, de estar entre 11 mil pessoas com
uma energia contagiante, é o tipo de motivação que não se consegue atingir no
escritório.
A energia e o
alto astral foram os pontos altos do evento. Para quem é mais detalhista como
eu, o efeito “Disney” também foi outro ponto forte. Nada deu errado e nada
atrasou. Pontualidade, organização, cuidado e respeito vi acontecer do começo
ao fim – entre todos.
Foi uma
injeção de motivação ver de perto aqueles que são referência de conteúdo na
internet e que te inspiram diariamente com suas postagens, te recebendo e dando
conselhos. Também foi inspirador conhecer pessoas novas de vários estados do
Brasil, puxar assunto de maneira tão natural e não se sentir o tal “esquenta
parede” de evento (viajar
sozinha é sempre uma ótima maneira de subir uma casa no nível “cara de pau” ou
se preferir no seu networking).
Mas vamos ao
que interessa, foram 150 palestras simultâneas e torci para ter feito as
melhores escolhas (não é fácil selecionar). Como diretora da Agência Contatto,
optei por trilhas de conteúdo, gestão estratégica de agências, SEO e marketing
e outros conceitos.
Do que vi no
RDSummit 2018, deixo aqui algumas tendências dos conteúdos que assisti:
Humanização
das marcas
Vi a
sensibilidade presente em muitas palestras por lá e uma das provações do
especialista em marketing digital Edney Souza, que mais me chamou atenção foi:
“E se vocês acordassem um dia e não existisse mais influenciadores digitais,
tendo apenas conteúdo de marcas? Vocês teriam o mesmo interesse pelas redes
sociais?”. A resposta imediata foi não. Certamente.
Pessoas gostam
de pessoas e querem ver pessoas. Neste contexto, o conteúdo deve ser mais
“tocante”, compreendendo a dor das pessoas e procurando resolver seus
problemas. Oferecer algo em troca, ser útil, ensinar e criar vínculos são
maneiras de gerar engajamento. O que você pode oferecer ao seu cliente? Olhar
para os microinfluenciadores pode ser mais assertivo pela maneira como se
relacionam com o público.
Inteligência
artificial e desenvolvimento tecnológico
Você acredita
que em 10 anos a distância entre Brasil e Japão pode ser percorrida em menos de
30 minutos? Foguetes e Hyperloop foram duas tendências apontadas pelo
economista Ricardo Amorim. A transformação digital fará isso por nós e já
esperamos pra ver, afinal o prazo já está correndo.
Martha Gabriel
levou a inteligência artificial para o evento e destacou o trabalho de robôs e
a substituição de pessoas por máquinas. No entanto, também exaltou os 3ES:
Empatia, ética e emoção, se referindo as características únicas de nós, seres
humanos.
Direto da
NASA, Yvvone Cagle, trouxe uma palestra cheia de reflexão. Por mais que
tenhamos robôs, a aprendizagem e a inspiração por aprender são sentimentos
únicos do ser humano.
E-mail
marketing
Anos atrás até
cogitaram o seu desuso, mas não. Muita calma. Ele foi citado entre muitos
palestrantes e é peça-chave do inbound marketing. No entanto, a mensagem
principal é: bom-senso na hora da estratégia utilizada, na quantidade de
e-mails enviados e nas mensagens muito persuasivas. Trabalhar a sua lista de
maneira correta é essencial para o resultado ser melhor.
Gerando
negócios no Linkedin
Estava quase
negligenciando o tema. Mas se teve surpresa no evento, este assunto sem dúvida
foi um deles. Cristiano Santos soube passar de forma prática dicas para serem
aplicadas ali mesmo na palestra e ter um perfil campeão. Entre os destaques
está a avaliação do Social Selling Index (SSI), que traz dados da sua
influência dentro do Linkedin: https://www.linkedin.com/sales/ssi
Perfis acima
de 60 pontos estão no caminho certo.
Vídeos
para negócios
Temos cerca de
8 milhões de brasileiros com alguma deficiência auditiva. Logo, vídeos sem
legendas não atendem a este público. A dica, que parece simples, foi dado pelo
Camilo Coutinho, referência em produção de vídeos estratégicos. Este número foi
algo que fez a galera pensar.
Com dicas
práticas do começo ao fim, a palestra dele foi uma das que mais agradou. Entre
os exemplos e as dicas, começar a gravar vídeos pelo Instagram stories foi uam
delas. O desafio dele, inclusive, foi cumprido por quase 1 mil pessoas: gravar
um vídeo e marcá-lo para receber um feedback. Fiz minha parte, pois descobri
que não era a única com vergonha da câmera.
Além disso,
Coutinho também comentou que muitas vezes o vídeo é só um vídeo, sem estratégia
e planejamento. Pessoas e empresas tendem a fazer o “durante”, se esquecendo
que o “antes”, que envolve pesquisa de palavras-chaves para o mercado e é
fundamental para trazer resultados. Negligenciar etapas pode transformar marcas
em um “depositube” de vídeos que ninguém vê.
Testar,
testar e testar
Conteúdo,
campanhas digitais, inbound marketing, redes sociais: comparar as ações e medir
resultados. Nenhum case apresentado era só uma arte bonitinha, algo
“basiquinho” e que trouxe resultado rápido. Tudo, muito bem planejado,
organizado e bem amarrado com processos. Fabio Ricotta, da Agência Mestre, foi
um dos palestrantes que enfatizou a necessidade de comparar resultados, testar
caminhos diferentes, redes sociais distintas para atingir resultados e ter um
bom desempenho.
Feira
de negócios
Tem solução
para tudo e o melhor é que tudo te traz uma forma eficaz de mensuração. Fiz
questão de passar de estande em estande para tentar encontrar algo que pudesse
ser aplicado aqui na agência.
O que mais
chamou atenção foi a quantidade de empresas com tecnologias variadas para chatbotse soluções para
inbound marketing.
Por aqui,
adoramos a ideia de ter conteúdo transformado em áudio e já adotamos. Agora,
todos os posts do blog da agência terão arquivo de áudio, que podem ser
compartilhados por Whatsapp, newsletter ou mesmo subir para o spotify.
O RDSummit
2018 foi intenso, cheio de conteúdo e aprendizado. Foi uma maratona de
palestras e correria entre uma sala e outra. Você sai de lá com ideias novas,
soluções melhores, novas técnicas e ferramentas de marketing digital. A
contribuição da Resultados Digitais para todo o ecossistema de marketing me faz
ter a certeza que, em 2019, estarei no RDSummit novamente.
Por Talita Scotto - diretora executiva da Agência
Contatto, que é especializada em assessoria de imprensa, produção de conteúdo e
gestão de redes sociais há 10 anos. Viajou em busca de conteúdo, tendências e
soluções. Encontrou tudo.
Voltar