a
:: Agenda

A relação entre psicanálise e narrativas

22/10/2018 17:09:00

No dia 21 de novembro, às 19h, a Roteiraria - centro de formação de roteiristas para ficção audiovisual -realiza, em São Paulo, a palestra gratuita "A culpa é da mãe? Narrativa e conflito", com o psicólogo, professor de psicanálise e roteirista, Lucas Nogueira (foto). Com o tema "A culpa é da mãe?", ele vai abordar a origem inconsciente dos conflitos, ajudando o público a enxergá-la nos personagens criados e amados.

Com duração média de 3 horas, a palestra é voltada, assim como o curso sobre o tema que será lançado no próximo ano, para roteiristas, aspirantes, outros profissionais envolvidos na criação de narrativas, psicólogos e qualquer pessoa que se interesse em saber mais sobre personagens e pessoas em conflito, que goste de entender as histórias, e pensar nos seus sentidos, motivações, escolhas, e no efeito que essas histórias têm nas pessoas.

Segundo Nogueira, "a psicanálise oferece um ponto de vista possível para compreendermos, em partes, os conflitos dos personagens e a mensagem que se desenrola por trás da trama enquanto ela é contada. Em poder desse conhecimento, fica mais simples entender por que um produto funciona melhor que outro, por que determinado final pode ser mais ou menos satisfatório para o público e por que um personagem é capaz de gerar mais identificação com o espectador que outro. Uma coisa é certa: a culpa não é da mãe".

Inscrições em http://www.roteiraria.com.br/palestra-a-culpa-e-da-mae-narrativa-e-conflito/



Voltar






Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados