:: Tome NotaO lúdico no desenvolvimento de soluções empresariais22/10/2018 16:02:00De brincadeira,
só no nome. A metodologia conhecida também como “Brincando Sério de LEGO”,
já existe há oito anos no universo empresarial, e tem a finalidade de
desenvolver estratégias mercadológicas, solucionar desafios organizacionais e
cultivar a cultura do pensamento lúdico.
A iniciativa se
dá por meio da criação de metáforas das identidades da organização em que os
colaboradores narram as experiências de trabalho. Tendo como base o conceito de
“aprender na prática”, o processo
resulta em um aumento de empatia, espírito de equipe e compartilhamento de
informações. Empresas como Disney, Microsoft e Sony
estão entre as marcas que já implementaram essa dinâmica nas áreas de Recursos
Humanos.
Conforme explica Sérgio
Guerra, CEO da SG - Aprendizagem Corporativa, a LEGO
Serious Play (LSP) trabalha a comunicação, a facilitação do pensamento
e a resolução de conflitos em ambientes organizacionais. “O diferencial do procedimento é a igualdade entre os participantes e a
versatilidade. Em vez de utilizar meios bidimensionais, como desenhos, a
metodologia funciona de forma igualitária em modelos tridimensionais, pois
todos conseguem construir, inclusive, até quem nunca entrou em contato com o
LEGO”.
O processo é
composto por quatro etapas. A primeira é a apresentação do problema, ou seja, a
descrição clara e concisa do cenário para que a resolução venha de uma maneira
intuitiva por meio dos participantes. A seguir, começa o contato com as peças
de LEGO,
onde os colaboradores constroem um modelo baseado em experiências internas a
fim de trazer uma solução ao desafio; o intuito é construir uma história cheia
de valores e significados que geram uma troca de conhecimentos.
Uma vez que as
informações já estão prontas, é hora de compartilhar; todos os enredos criados
são contados em voz alta para o grupo, enquanto os demais participantes começam
a desenvolver outros insights e a incrementar o processo de narração do colega.
Por fim, é incentivada uma reflexão a respeito dos assuntos ouvidos, ditos e
compartilhados.
A LEGO Company comercializa
quatro conjuntos de tijolos produzidos especialmente para esta finalidade. A
empresa também faz a divulgação das diretrizes a serem cumpridas, enquanto que
a formação em si fica por conta da The Association of Master Trainners,
associação administrada por dois ex-colaboradores da LEGO, que treina e
certifica os interessados nessa forma de criar soluções.
Voltar