a
:: Tome Nota

O lúdico no desenvolvimento de soluções empresariais

22/10/2018 16:02:00

De brincadeira, só no nome. A metodologia conhecida também como “Brincando Sério de LEGO”, já existe há oito anos no universo empresarial, e tem a finalidade de desenvolver estratégias mercadológicas, solucionar desafios organizacionais e cultivar a cultura do pensamento lúdico.

A iniciativa se dá por meio da criação de metáforas das identidades da organização em que os colaboradores narram as experiências de trabalho. Tendo como base o conceito de “aprender na prática”, o processo resulta em um aumento de empatia, espírito de equipe e compartilhamento de informações. Empresas como Disney, Microsoft e Sony estão entre as marcas que já implementaram essa dinâmica nas áreas de Recursos Humanos.

Conforme explica Sérgio Guerra, CEO da SG - Aprendizagem Corporativa, a LEGO Serious Play (LSP) trabalha a comunicação, a facilitação do pensamento e a resolução de conflitos em ambientes organizacionais. “O diferencial do procedimento é a igualdade entre os participantes e a versatilidade. Em vez de utilizar meios bidimensionais, como desenhos, a metodologia funciona de forma igualitária em modelos tridimensionais, pois todos conseguem construir, inclusive, até quem nunca entrou em contato com o LEGO”.

O processo é composto por quatro etapas. A primeira é a apresentação do problema, ou seja, a descrição clara e concisa do cenário para que a resolução venha de uma maneira intuitiva por meio dos participantes. A seguir, começa o contato com as peças de LEGO, onde os colaboradores constroem um modelo baseado em experiências internas a fim de trazer uma solução ao desafio; o intuito é construir uma história cheia de valores e significados que geram uma troca de conhecimentos.

Uma vez que as informações já estão prontas, é hora de compartilhar; todos os enredos criados são contados em voz alta para o grupo, enquanto os demais participantes começam a desenvolver outros insights e a incrementar o processo de narração do colega. Por fim, é incentivada uma reflexão a respeito dos assuntos ouvidos, ditos e compartilhados.

LEGO Company comercializa quatro conjuntos de tijolos produzidos especialmente para esta finalidade. A empresa também faz a divulgação das diretrizes a serem cumpridas, enquanto que a formação em si fica por conta da The Association of Master Trainners, associação administrada por dois ex-colaboradores da LEGO, que treina e certifica os interessados nessa forma de criar soluções.



Voltar






Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados