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Marketing de conteúdo: a bola da vez

16/08/2018 10:32:00

Ele ingressou no mercado timidamente, como uma tendência em um futuro ainda distante, porém, hoje, já assume um papel essencial nos negócios. Estamos falando do marketing de conteúdo.

Segundo estudo divulgado pela PQ Media, o marketing de conteúdo deu um grande salto em um período relativamente curto; colocando em números, movimentou, no último ano, 16 bilhões de dólares na indústria global, sendo mais de 7 bilhões apenas nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, o marketing de conteúdo não fica atrás, uma vez que dados da pesquisa Content Trends, de 2017, apontam que 71% das empresas brasileiras já o utilizam como estratégia para atrair novos clientes; a mesma pesquisa também mostra que empresas que utilizam o marketing de conteúdo, e produzem mais de 13 conteúdos por mês têm, em média, 4,2 vezes mais visitas em seus sites.

Para Luiz Biagiotti (foto), country manager da Outbrain Brasil, a eficiência da estratégia está ligada à produção de conteúdo relevante, responsável por um maior engajamento entre marca e consumidor final. “O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes dentro do marketing digital, uma vez que envolve uma criação de conteúdo personalizado, levando em conta o perfil da marca, afinidade com o consumidor, público-alvo e o tipo de produto que é oferecido”, explica Biagiotti. Ele ainda completa afirmando que “é por meio desse conteúdo diferenciado que a marca fortalece a interação com o usuário, e se o foco for a conversão (captar leads ou realizar vendas), este público pode se transformar em potencial consumidor”.

Falando em leads, é na sua geração que o marketing de conteúdo ganha mais destaque, visto que ele é a chave para impulsionar a atração de potenciais clientes. “Captar leads é um dos principais objetivos das marcas brasileiras, e elas, de fato, já estão atingindo melhores resultados com o marketing de conteúdo”, destaca o executivo.

Por outro lado, Biagiotti aponta a dificuldade que as empresas têm para oferecer seus conteúdos ao público-alvo. “Há um meio campo que precisa ser intermediado de modo que o conteúdo produzido pela marca seja consumido pelo público certo para que a estratégia seja eficaz. A distribuição correta em um ambiente seguro, e audiência qualificada, é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo”, finaliza.



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