:: Gente“Viviane San” é a aposta da Toyota para a Comunicação na AL13/08/2018 20:37:00Um dos
mais conceituados nomes da Comunicação Corporativa e das Relações Públicas do
País, Viviane Mansi é a nova
Diretora Regional de Relações Públicas e Comunicação da Toyota para a América
Latina. Ela iniciou suas atividades na montadora japonesa nesta segunda feira,
13 de agosto, depois de um processo de seleção que se estendeu por aproximadamente
60 dias e guardado às sete chaves. Como a nova Diretora Regional de Relações
Públicas e Comunicação, Viviane será responsável pela organização de PR e
Comunicação na Argentina, Brasil e Venezuela, no sentido de promover uma maior
integração da marca com seus público na região. A contratação de Viviane Mansi aponta
para uma decisão da companhia em promover a restruturação estratégica na sua
área de Comunicação e relacionamento, não só no que se refere a práticas e processos
mas numa divisão mais racional das atividades que cercam o setor.
Até aqui,
as atividades de PR e Comunicação estavam sob a responsabilidade de Luiz Carlos Andrade, funcionário de
carreira que ingressou na montadora em 1999, como Diretor Comercial do Banco Toyota.
Andrade deixou a companhia por um ano, para assumir a presidência da ANEF - Associação Nacional das Empresas Financeiras das
Montadoras, e retornou à Toyota como Diretor Superintendente,
passando depois a Sênior Vice Presidente, Vice Presidente Executivo e
finalmente Diretor Coordenador Regional. Nesta última função, tinha como
atribuições o estabelecimento de estratégia empresarial, definição de metas,
monitoramento e direcionamento para o alcance de metas, assuntos governamentais,
Relações Públicas e Comunicação para a América Latina. Resumindo, eram muitas
responsabilidades para um único cargo.
Ainda na estrutura
sob o seu comando, existe outra figura chave representada por Ricardo Bastos, na posição de Diretor
de Relações Governamentais, que também, até aqui, acumulava as atividades de PR
e Comunicação. Mais uma vez, a área de PR estava colocada ao lado de outras
tantas que apresentavam igual ou maiores demandas, abrindo uma importante
brecha na forma de se comunicação com os diferentes públicos que hoje cercam a
cadeia de consumidores da indústria automotiva.
A contratação de
Viviane Mansi, portanto, representa um avanço dentro da Toyota, na medida em
que as atividade de PR e Comunicação passam às mãos de uma especialista,
liberando tanto Luiz Carlos Andrade, quanto Ricardo Bastos, para as suas
atividades fim, ou sejam, a de Diretor Coordenador Regional e de Diretor de
Relações Governamentais, respectivamente. Viviane é graduada em Relações
Públicas, pós-graduada em Comunicação pela Cásper Líbero e ex-Diretora Global
de Comunicação Corporativa e Marca Institucional da Votorantim Cimentos. Antes
disso foi Gerente de Comunicação Corporativa na Takeda Pharmaceuticals, e
Gerente Sênior de Comunicação e Public Affairs da GE. Profissional com mais de
15 anos de experiência em comunicação corporativa em grandes empresas nacionais
e multinacionais, Viviane chega para coordenar a estratégia de Relações
Públicas da Toyota na América Latina e no Caribe, buscando promover ainda mais
a integração da região e fortalecer os negócios da empresa.
Voltar