13/08/2022

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 



Ruy Mesquita
Ele nasceu embalado pelas mãos de um jornalista e cresceu no seio de uma família que hoje tem atrás de si, uma tradição secular no jornalismo. O paulistano Ruy Mesquita aprendeu cedo o compromisso com a verdade e com a justiça, e na Faculdade de Direito do largo São Francisco, onde estudou, logo entendeu a importância e a necessidade de estar ao lado da sociedade, defendendo seus interesses. Partiu, então, para os Estados Unidos e Europa onde buscou especialização no jornalismo e em ciências políticas e sociais.
De volta ao Brasil, foi trabalhar no jornal O Estado de São Paulo, e pelas mãos de Giannino Carta, a quem considera seu mestre e mentor, Ruy Mesquita tomou gosto pela profissão. Junto a seu pai e seu irmão, construiu a reputação do jornal, hoje reconhecido como um dos mais importantes do mundo, até entre os próprios jornalistas. Juntos, enfrentaram os momentos mais difíceis vividos pelo País, como a ditadura militar dos anos 60 e 70, quando muitas censurados, enfrentavam o regime com a sutileza dos versos de Luís Camões e receita de bolo.
Acostumados a desafios, os Mesquitas não se curvaram ás dificuldades daquele período da historia brasileira, e no dia 4 de janeiro de 1966 lançaram o Jornal da Tarde, que pelo seu estilo moderno e inovador, até hoje incomparável, tornou-se referencial para muitos outros veículos. Parte desse sucesso se deve a Ruy Mesquita que, alem de um dos idealizadores do projeto, foi o seu Diretor Responsável por quase 30 anos.
Em 1996 assumiu o cargo de Diretor Responsável do jornal O Estado de São Paulo, do qual hoje é o Diretor de Opinião. Pelo exemplo de profissionalismo, compromisso com a verdade e a liberdade de expressão, e pela sua dedicação ao exercício do jornalismo livre, independente e responsável, os profissionais da Comunicação Corporativa, representados no 7º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas entregam ao Dr. Ruy Mesquita o Prêmio Personalidade da Comunicação 2004.

Busca