NOTÍCIAS
:: Tome Nota

Transparência das Organizações pode ser medida no Brasil

12/05/2018 12:02:00
evento gratuito faz parte do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas 2018, que terá como tema central este ano 'A Comunicação, os Negócios e as Grandes Causas da Sociedade'

Transparência virou palavra de ordem no Brasil, assim como em outros países, seja na esfera governamental, empresarial ou na sociedade civil. Para medir esta transparência, na prática, o Observatório da Comunicação Institucional (OCI) lança o Índice de Transparência Ativa, uma métrica que, por meio de um algoritmo especialmente elaborado por especialistas no assunto, possibilita aferir a transparência das organizações, traduzido por um indicador numérico.

Na próxima quarta-feira (16 de Maio), às 13h, no Centro de Convenções Rebouças, o Observatório da Comunicação Institucional organiza o I Workshop de Transparência Ativa para mostrar como funciona este novo indicador. O evento gratuito faz parte do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas 2018, que terá como tema central este ano A Comunicação, os Negócios e as Grandes Causas da Sociedade.

O que é o Índice de Transparência Ativa?

Ferramenta que avalia 210 quesitos operacionais de qualquer organização (pública, privada ou do terceiro setor), engloba aspectos que vão desde a imagem de marca, passando pelo relacionamento com as comunidades do entorno, políticas de patrocínio, storytelling e até procedimentos de compliance

Como foi desenvolvida a ferramenta?

Desenvolvida desde 2013 no âmbito de um Grupo de Pesquisa credenciado pela UERJ junto ao CNPq, a ferramenta inova com resultados que comprovam ou não a transparência das organizações. Um dos maiores estudiosos do tema, o professor associado da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ e diretor-presidente do OCI, Manoel Marcondes Neto, revela que é possível ir muito além das demonstrações financeiras e relatórios de administração das organizações, considerando que, na maioria das vezes, empresas, governos e ONGs que se declaram transparentes, não o são de fato.

 

I WORKSHOP DE TRANSPARÊNCIA ATIVA OCI - CONHECENDO A FERRAMENTA INTELIGENTE NA PRÁTICA

Data: 16 de maio de 2018 (Quarta-feira) 
Horário: 13 às 13h30 
Local: Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600 – SP

Programa

- Avanços na Governança e Gestão de Riscos
Ronaldo J. Rotter
(Conselheiro de Desenvolvimento Internacional do OCI) - Graduado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da FGV, possui experiência internacional na área de Análise de Risco, Auditoria (Price Waterhouse), Gestão Financeira de Projetos e Auditoria Interna (Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Washington DC).


- Índice de Transparência Ativa: como foi criado e para que serve a ferramenta inteligente na prática?
Manoel Marcondes Machado Neto
(Diretor-Presidente do OCI). Pós-Doutor em Cultura e Territorialidades pela UFF e Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, na linha de pesquisa ‘Comunicação Institucional: políticas e processos’, é professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Foi auditor na Arthur Andersen e participou do rebranding para a Accenture, case publicado em seu livro ‘Marca: do marketing ao balanço financeiro’ (EdUERJ, 2015).

A ENTRADA É FRANCA PARA ESTA ATIVIDADE. 
NÃO É NECESSÁRIA INSCRIÇÃO NO CONGRESSO. O NÚMERO DE VAGAS DISPONÍVEIS É LIMITADO À OCUPAÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES, POR ORDEM DE CADASTRO. OS interessados devem contatar Leilane Goytacazes através do fone (21) 98872-4111 ou pelo e-mail leilaneg@gmail.com.


#congressomegabrasil2018



Voltar