:: AgendaCrise no setor de varejo é tema de evento27/06/2016 10:37:00 |
O BR WEEK 2016 acontece nesta terça e quarta em São Paulo |
Pesquisas exclusivas sobre os perfis, atitudes e
comportamentos de consumidores de
diferentes regiões do país, realizadas por Centro de Inteligência Padrão - CIP, Reds - Research
Designed for Strategy, Officina Sophia Retail e GfK serão apresentadas durante a VI BRAZILIAN RETAIL
WEEK - O BR WEEK 2016, que espera reunir 3 mil varejistas do pequeno
ao grande negócio a partir de amanhã, dia 28 de junho (terça), até
quarta-feira, dia 29 de junho, no Hotel Transamérica, em São Paulo. Dados
exclusivos do Serasa Experian sobre a inadimplência no varejo também serão
anunciados.
Na pesquisa exclusiva “As várias
caras do consumidor brasileiro: perfis, atitudes e comportamentos”, do Centro
de Inteligência Padrão - CIP e da REDS - Research Designed for Strategy,
foi identificado o que leva o consumidor a valorizar uma marca e a efetivar a
compra entre diferentes gerações, classes sociais e categorias de consumo. Já a
consultoria Gfk apresentará o estudo – também exclusivo – “Comportamento de
compra e perspectivas em tempos de crise”. Ambos os estudos serão apresentados
no dia 28, terça-feira. No dia 29 (quarta-feira), em primeira mão, as
consultorias CIP e Officina Sophia Retail apresentam um
mapeamento de atitudes e hábitos de compra na terceira idade, a partir de
entrevistas com 300 consumidores com idades a partir de 60 anos, das classes A,
B e C.
Do outro lado, durante os dois dias, empresários do pequeno, médio e
grande varejo contam como estão driblando a crise em seus comércios e
negócios, as saídas encontradas para esse cenário que está impactando o setor e
quais os resultados que vêm alcançando. O impacto da crise
financeira nos investimentos no varejo, quem são e o que estão fazendo
as redes que têm crescido e as redes de atacarejo que aproveitaram a
crise para crescer também são fazem parte dos temas abordados. Os desafios para o segmento de e-commerce, sobretudo
frente ao crescimento da troca e devolução de produtos, os modelos adotados pelos gestores de shoppings
centers para aumentar o fluxo, as vendas e a rentabilidade também serão
debatidos. Além dos varejistas, jovens universitários apresentarão soluções
para um desafio proposto pela Livraria Cultura sobre o futuro das lojas
físicas e dos shoppings centers.
Entre os porta-vozes dos temas estão Danid Fiss, diretor de Client
Services & Insights do Kantar Worldpanel, consultoria mundial
especializada no comportamento do consumidor; Janaína Brizante, diretora da Nielsen
Consumer Neurocience, Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil;
Sílvio Laban, Associate Dean do Insper, Glauco Humai, diretor presidente
da Abrasce - Associação Brasileira de Shoppings Centers, Eduardo Terra,
presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC, e Honório
Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
(CNDL).
Os representantes do varejo abordados durante os dois dias são:
supermercados e hipermercados, vestuário e lojas de departamento, casa e
construção, e-commerce, eletrônicos e móveis, farmácia, cosméticos e perfumaria,
livraria, cultura e entretenimento, ótica e acessórios, redes alimentícias e
fast-food, atacado e varejo, franquias e telefonia. Além das cadeiras de valor:
bancos e meios de pagamento, shopping, operadores logísticos e fornecedores de
tecnologia.
“Centenas de negócios são fechados diariamente no Brasil por não
conseguirem se manter na crise. Por outro lado, empresas de grande porte fazem
cortes no quadro de funcionários. A crise vem abalando a estrutura do consumo e
do varejo brasileiro desde 2014. Alguns conseguiram superar a crise com novos
modelos e formas de gestão, dinamização de recurso e tecnologia, além de
diferentes abordagens com os consumidores”, destaca
Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e varejo e
idealizador das temáticas.
Brazilian Retail Week – BRWeek 2016
Data: dias 28 e 29 de junho
Hora: 8h30 às 18h30
Local: Hotel Transamérica. Av.
Nações Unidas, 18.591 - Vila Almeida. São Paulo
Informações: www.brweek.com.br
Voltar