NOTÍCIAS
:: Agenda

Crise no setor de varejo é tema de evento

27/06/2016 10:37:00
O BR WEEK 2016 acontece nesta terça e quarta em São Paulo

Pesquisas exclusivas sobre os perfis, atitudes e comportamentos de consumidores de diferentes regiões do país, realizadas por Centro de Inteligência Padrão - CIP, Reds - Research Designed for Strategy, Officina Sophia Retail e GfK serão apresentadas durante a VI BRAZILIAN RETAIL WEEK -  O BR WEEK 2016, que espera reunir 3 mil varejistas do pequeno ao grande negócio a partir de amanhã, dia 28 de junho (terça), até quarta-feira, dia 29 de junho, no Hotel Transamérica, em São Paulo.  Dados exclusivos do Serasa Experian sobre a inadimplência no varejo também serão anunciados.

Na pesquisa exclusiva “As várias caras do consumidor brasileiro: perfis, atitudes e comportamentos”, do Centro de Inteligência Padrão - CIP e da REDS - Research Designed for Strategy, foi identificado o que leva o consumidor a valorizar uma marca e a efetivar a compra entre diferentes gerações, classes sociais e categorias de consumo. Já a consultoria Gfk apresentará o estudo – também exclusivo – “Comportamento de compra e perspectivas em tempos de crise”. Ambos os estudos serão apresentados no dia 28, terça-feira.  No dia 29 (quarta-feira), em primeira mão, as consultorias CIP e Officina Sophia Retail apresentam um mapeamento de atitudes e hábitos de compra na terceira idade, a partir de entrevistas com 300 consumidores com idades a partir de 60 anos, das classes A, B e C.

Do outro lado, durante os dois dias, empresários do pequeno, médio e grande varejo contam como estão driblando a crise em seus comércios e negócios, as saídas encontradas para esse cenário que está impactando o setor e quais os resultados que vêm alcançando. O impacto da crise financeira nos investimentos no varejo, quem são e o que estão fazendo as redes que têm crescido e as redes de atacarejo que aproveitaram a crise para crescer também são fazem parte dos temas abordados. Os desafios para o segmento de e-commerce, sobretudo frente ao crescimento da troca e devolução de produtos, os modelos adotados pelos gestores de shoppings centers para aumentar o fluxo, as vendas e a rentabilidade também serão debatidos. Além dos varejistas, jovens universitários apresentarão soluções para um desafio proposto pela Livraria Cultura sobre o futuro das lojas físicas e dos shoppings centers.

Entre os porta-vozes dos temas estão Danid Fiss, diretor de Client Services & Insights do Kantar Worldpanel, consultoria mundial especializada no comportamento do consumidor; Janaína Brizante, diretora da Nielsen Consumer Neurocience, Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil; Sílvio Laban, Associate Dean do Insper, Glauco Humai, diretor presidente da Abrasce - Associação Brasileira de Shoppings Centers, Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC, e Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Os representantes do varejo abordados durante os dois dias são: supermercados e hipermercados, vestuário e lojas de departamento, casa e construção, e-commerce, eletrônicos e móveis, farmácia, cosméticos e perfumaria, livraria, cultura e entretenimento, ótica e acessórios, redes alimentícias e fast-food, atacado e varejo, franquias e telefonia. Além das cadeiras de valor: bancos e meios de pagamento, shopping, operadores logísticos e fornecedores de tecnologia.

 “Centenas de negócios são fechados diariamente no Brasil por não conseguirem se manter na crise. Por outro lado, empresas de grande porte fazem cortes no quadro de funcionários. A crise vem abalando a estrutura do consumo e do varejo brasileiro desde 2014. Alguns conseguiram superar a crise com novos modelos e formas de gestão, dinamização de recurso e tecnologia, além de diferentes abordagens com os consumidores”, destaca Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e varejo e idealizador das temáticas. 

Brazilian Retail Week – BRWeek 2016

Data: dias 28 e 29 de junho

Hora: 8h30 às 18h30

Local: Hotel Transamérica.  Av. Nações Unidas, 18.591 - Vila Almeida. São Paulo

Informações: www.brweek.com.br



Voltar