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Versão 2012 do Anuário Brasileiro das Agências de Comunicação será lançado dia 30 de maio

Um dos destaques do segundo dia do 15º Congresso Mega Brasil de Comunicação, que a Mega Brasil Comunicação realiza de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, será o lançamento do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa 2012. A publicação, classificada pelo mercado como uma das mais completas e importantes do País, tem a coordenação editorial da jornalista Maria Helena Miessva (Lena), com apoio da Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação e Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, além da colaboração da Maxpress. Na sessão de lançamento do Anuário, o jornalista e diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, presidirá uma conferência sobre “O hoje e o amanhã no jornalismo brasileiro”, seguida de coquetel.

Com tiragem de cinco mil exemplares impressos, a maior parte destinada a executivos de comunicação corporativa e marketing do setor privado, titulares das áreas de comunicação do Serviço Público (federal, estaduais e municipais, dos Três Poderes), diretores de agências de comunicação e jornalistas de diversas editorias dos principais veículos de comunicação do País, o Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa 2012 traz como novidade a criação de uma versão online de seu conteúdo. “Lançamos oficialmente o site do anuário (http://www.anuariomegabrasil.com.br/anuario/Default.aspx) em janeiro, por onde as agências de comunicação puderam se inscrever gratuitamente e integrar nossa pesquisa de desempenho. Estes, por sua vez, ajudaram-nos a compor os indicadores setoriais de 2011 e as perspectivas para 2012, como parte do conteúdo editorial”, explicou Lena Miessva. São eles: Áreas de Comunicação Corporativa de Empresas e Instituições Fornecedores de Produtos e Serviços de ComunicaçãoConsultores em Comunicação Corporativa; e Quem Atende Quem em Assessoria de Imprensa.

A edição impressa, que será entregue a todos os participantes do Congresso Mega Brasil de Comunicação 2012, contempla reportagens, indicadores setoriais, ranking das agências de comunicação e a seção Destaque, que reúne os anunciantes.  

Já em seu terceiro ano como coordenadora editorial do produto, Lena Miessva conta que o anuário é a primeira publicação do gênero realizada a mapear o mercado da comunicação corporativa, seu real tamanho e o papel que representa na economia brasileira.  Sem falar em números, Lena Miessva adiantou que notadamente nos últimos dez anos cresceu bastante o número de novas agências. “Hoje, são quase 600 no Brasil todo, com maior atuação no eixo Rio-São Paulo. Destas, mais da metade respondeu à nossa pesquisa, como tendo sido fundadas entre 2000 e 2010 e ou geradas a partir de fusões ou compra por agências multinacionais”, complementou, ao revelar, ainda, que o amadurecimento do setor de comunicação corporativa já aponta para a criação de uma nova categoria profissional que é a do consultor. “Este profissional traz uma bagagem de conhecimento e experiência e ele está optando por este modelo de negócios”, concluiu. 



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