Um
dos destaques do segundo dia do 15º Congresso
Mega Brasil de Comunicação, que a Mega Brasil Comunicação
realiza de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, será
o lançamento do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa 2012. A
publicação, classificada pelo mercado como uma das mais completas e importantes
do País, tem a coordenação editorial da jornalista Maria Helena Miessva
(Lena), com apoio da Abracom -
Associação Brasileira das Agências de Comunicação e Aberje - Associação Brasileira de
Comunicação Empresarial, além da colaboração da Maxpress. Na
sessão de lançamento do Anuário, o jornalista e diretor de conteúdo do Grupo
Estado, Ricardo Gandour, presidirá uma conferência sobre “O hoje e o
amanhã no jornalismo brasileiro”, seguida de coquetel.
Com
tiragem de cinco mil exemplares impressos, a maior parte destinada a executivos
de comunicação corporativa e marketing do setor privado, titulares das áreas de
comunicação do Serviço Público (federal, estaduais e municipais, dos Três Poderes),
diretores de agências de comunicação e jornalistas de diversas editorias dos
principais veículos de comunicação do País, o Anuário Brasileiro da
Comunicação Corporativa 2012 traz como novidade a criação de uma versão
online de seu conteúdo. “Lançamos oficialmente o site do anuário (http://www.anuariomegabrasil.com.br/anuario/Default.aspx)
em janeiro, por onde as agências de comunicação puderam se inscrever
gratuitamente e integrar nossa pesquisa de desempenho. Estes, por sua vez,
ajudaram-nos a compor os indicadores setoriais de 2011 e as perspectivas para
2012, como parte do conteúdo editorial”, explicou Lena Miessva. São eles: Áreas
de Comunicação Corporativa de Empresas e Instituições; Fornecedores
de Produtos e Serviços de Comunicação; Consultores em Comunicação
Corporativa; e Quem Atende Quem em Assessoria de Imprensa.
A
edição impressa, que será entregue a todos os participantes do Congresso Mega
Brasil de Comunicação 2012, contempla reportagens, indicadores setoriais,
ranking das agências de comunicação e a seção Destaque, que reúne os
anunciantes.
Já
em seu terceiro ano como coordenadora editorial do produto, Lena Miessva conta
que o anuário é a primeira publicação do gênero realizada a mapear o mercado da
comunicação corporativa, seu real tamanho e o papel que representa na economia
brasileira. Sem falar em números, Lena Miessva adiantou que notadamente
nos últimos dez anos cresceu bastante o número de novas agências. “Hoje, são
quase 600 no Brasil todo, com maior atuação no eixo Rio-São Paulo. Destas, mais
da metade respondeu à nossa pesquisa, como tendo sido fundadas entre 2000 e
2010 e ou geradas a partir de fusões ou compra por agências multinacionais”, complementou,
ao revelar, ainda, que o amadurecimento do setor de comunicação corporativa já
aponta para a criação de uma nova categoria profissional que é a do consultor.
“Este profissional traz uma bagagem de conhecimento e experiência e ele está
optando por este modelo de negócios”, concluiu.
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