Novamente com curadoria de Manoel Fernandes (foto), ocupará espaço nobre na programação do Congresso Mega Brasil de
Comunicação o conteúdo do 2° Congresso Brasileiro de Comunicação Digital.
Mais de 20% das apresentações programadas são focadas nas novas mídias
digitais e sociais, seguindo também a orientação do tema central do
evento.
Planejamento de Comunicação e estratégias em redes
sociais, por exemplo, será um dos temas em discussão. Marcos Aranha, diretor da OW4Y, e Bruno Zolotar, diretor de Marketing da Editora Record, vão tratar
do assunto na apresentação Planejamento de Comunicação e estratégias em redes
sociais: os melhores canais para falar com os seus stakeholders. As técnicas
e táticas para gerenciar uma crise no mundo digital, assunto que tem consumido
significativos investimentos e energia das organizações, vão fazer parte da
apresentação de Regina Pitoscia, que até recentemente dirigiu a Comunicação do
Carrefour e hoje atua em sua própria empresa, a Equipe Resolve; e de Jorge
Félix, colunista do iG. Eles debaterão o tema Gerenciamento de crise no
mundo digital: técnicas e táticas. Outro assunto programado é mensuração de
resultados, sempre um desafio no campo da Comunicação. Ele será abordado na
apresentação de Marco Barcellos, diretor da Cisco; e de Rosário de Pompéia,
diretora da Le Fil, dentro do painel Um passo além do monitoramento: os números
transformados em estratégias. Executiva da Camargo Corrêa, Cíntia
Vasconcelos vai apresentar durante o Congresso as experiências da organização na
criação de uma sala de imprensa social, em contraponto à atuação junto à
mídia tradicional. No campo social, tudo é novo e são grandes as incógnitas, daí
a importância de ter uma atenção especial com o tema. O título da apresentação é
Como construir uma sala de imprensa social.
E o futuro, o que nos reserva nesse campo? Esse
será o tema abordado por Marcelo Coutinho, diretor de Inteligência de Mercado do
portal Terra e professor da Fundação Getúlio Vargas. Sua apresentação se
debruçará sobre O próximo passo: novas redes sociais que vão impactar a
comunicação nos próximos anos. n A beleza e o glamour da tecnologia não
escondem, no entanto, a necessidade de uma severa governança digital, de modo a
fazer com que os investimentos e avanços nessa atividade resultem em
efetivos ganhos para a organização. O tema será explorado por Érika Dias,
diretora da Consultoria Bites, e pelo advogado e blogueiro Marcos Alencar, no
painel Governança nas redes sociais: a necessidade de definir políticas de
conduta nas empresas. O relacionamento com novos públicos no ambiente digital
é o assunto que será debatido por Geraldo Magella, gerente de Comunicação da
Monsanto do Brasil, e Edna Dantas, diretora do site da revista Contigo. A
discussão vai girar em torno da temática A assessoria além dos jornalistas: como
se comunicar com os novos públicos na internet.
Também a área pública se fará presente, numa
apresentação encabeçada pelo diretor de Comunicação do Senado Federal, Fernando
César Mesquita. Ele falará sobre as redes sociais e a administração pública,
tendo como destaque o novo modelo de relacionamento implantado sob sua
orientação no Senado.
Caberá ao curador do evento, Manoel Fernandes,
diretor da Consultoria Bites, fechar as discussões de Comunicação Digital do
Congresso Mega Brasil, com o estudo Os jornalistas brasileiros e as redes
sociais – Estudo exclusivo Bites para o Congresso Mega Brasil, em que ele mostra
como alguns dos mais consagrados jornalistas brasileiros se relacionam com as
redes sociais e o impacto desse relacionamento no conteúdo que produzem. Ele
acompanhou o trabalho nesse campo de 43 profissionais da grande imprensa.
|