“Numa era em que a Informação vem sendo substituída pela
Participação, feita por pessoas para pessoas, a nova era digital é uma revolução
as tendências tecnológicas, econômicas e sociais, marcada pela coletividade,
participação e compartilhamento, premissas da nova Web - a nova geração da Internet.
Não há mais fronteiras. As informações chegam a qualquer momento, não há
distâncias físicas. No século XXI, a inovação, as redes sociais e a era digital
são os catalisadores de uma mudança de paradigmas. O que faremos sobre isso?” Assim
começa o questionamento do trabalho que Gil Giardelli levará para a segunda versão do Congresso
Mega Brasil de Comunicação 2011, o #congresso3em1, que a Mega Brasil Comunicação (http://www.megabrasil.com.br) realiza, de 24 a 27 de maio, no Centro de
Convenções Rebouças, em São Paulo. O profissional é CEO da Gaia Creative,
agência na qual cria inteligência de mídias sociais, economia colaborativa e
gestão do conhecimento para empresas, e um dos mais disputados para discutir as
tendências em Ações Inovadoras em Comunicação Digital; Redes Sociais e Inovação
Digital; Startups, Economia Criativa e Empreendedorismo na Era Digital; e CyberArte, entre outros assuntos
da atualidade.
Com extensa agenda na área acadêmica, Gil Giardelli baseia-se na
Sociedade Imediatista, Economia Criativa e na era da democracia das mídias
sociais. Professor de Pós-Graduação e MBA na ESPM, Giardelli também é
TEDXspeaker no TEDxSudeste e no TEDxPorto Alegre e palestrante em mais de 600 eventos, como RioInfo, Fórum de
Inovação RJ, WebExpoForum. Em empresas, ele também é um empreendedor da Nova
Era, tendo fundado cinco empreendimentos digitais, além de sua atual agência.
“O poder está nas mãos das pessoas que produzem conteúdo e o
disponibilizam na rede. Mais indivíduos publicam conteúdo na rede e, hoje, o mundo digital
acontece em duas vias. Estamos falando de uma nova sociedade na qual as redes sociais passam a ter um
enorme poder formador de opinião. Agora, o público não aguarda mais a
informação, ele mesmo a produz”, disse Giardelli, que guarda na manga assuntos
ligados a dois fenômenos que, no exterior estão já transformando o cotidiano de
pessoas e empresas: geolocalização e a crescente utilização do vídeo como
ferramenta de publicidade, mas não nas mídias tradicionais, e sim, no YouTube,
nos Estados Unidos, a segunda maior rede de procura.