por Bárbara
Santos
Na
manhã desta quinta-feira chuvosa no Centro
de Convenções Rebouças, foi lançado o Anuário
Brasileiro da Comunicação Corporativa edição 2015. A publicação é
significativa para os profissionais da comunicação e mercado, pois há
informações essenciais de todo o segmento. Segundo a coordenador editorial Lena
Miessiva, o conselho editorial foi importante para série de tomada de decisões
quanto a forma e conteúdo. “A pauta foi muito bem elaborada trazendo temas
antigos com uma abordagem mais jornalística e todo esse trabalho acabou
rendendo o aumento de número de páginas”.
Segundo
Carlos Henrique Carvalho, presidente
executivo da Abracom, o anuário é a materialização de um setor que está
consolidado, uma parte importante da economia brasileira, ele mostra o tamanho,
a força, os dilemas, os desafios e as soluções que esse setor tem encontrado
como prestador de serviços de comunicação para organizações públicas e privadas
do Brasil.
Miessva
ressalta ainda que os principais destaques da edição são o ranking das
agências, que neste ano 90 das 230 empresas que aparecem no anuário divulgaram
o faturamento e os artigos especiais, que tem como destaque o jornalismo e
cidadania, a Olimpíadas de 2016, ética e entre outros.
Marcela Simplício, da
SMA Comunicação, comenta que a publicação é base de pesquisa diária: “nós
profissionais do norte e nordeste temos que se alinhar as grandes empresas do
resto do país, o anuário serve para ter um foco, um horizonte como trabalhar.”
Pesquisa Mega Brasil
Nesta
edição, identificado pelas informações coletadas na pesquisa e por projeções
para um total de 600 agências no País, no ano de 2014, atinge pela primeira vez
um patamar superior a R$ 2 bilhões. Enquanto
em 2013 o setor, analisado globalmente, não registrou crescimento. Dentre as
empresas pesquisadas, 70,4% estão na faixa de faturamento que vai até R$ 3,6
milhões.
Laís Kerry, do
grupo TV1, destacou que com o anuário consegue avaliar melhor os dados, não só
da própria agência, mas do mercado como um todo, e ver como os colegas estão
evoluindo ao lidar com seus clientes e com as marcas que representa. Afirmou ainda
que os dígitos evoluíram apesar do momento difícil para o Brasil, para o mundo
e para as marcas.
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