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Em breve... Em breve...

Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa é destaque no 3°dia do Congresso Brasileiro de Comunicação

por Bárbara Santos

Na manhã desta quinta-feira chuvosa no Centro de Convenções Rebouças, foi lançado o Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa edição 2015. A publicação é significativa para os profissionais da comunicação e mercado, pois há informações essenciais de todo o segmento. Segundo a coordenador editorial Lena Miessiva, o conselho editorial foi importante para série de tomada de decisões quanto a forma e conteúdo. “A pauta foi muito bem elaborada trazendo temas antigos com uma abordagem mais jornalística e todo esse trabalho acabou rendendo o aumento de número de páginas”.

Segundo Carlos Henrique Carvalho, presidente executivo da Abracom, o anuário é a materialização de um setor que está consolidado, uma parte importante da economia brasileira, ele mostra o tamanho, a força, os dilemas, os desafios e as soluções que esse setor tem encontrado como prestador de serviços de comunicação para organizações públicas e privadas do Brasil.

Miessva ressalta ainda que os principais destaques da edição são o ranking das agências, que neste ano 90 das 230 empresas que aparecem no anuário divulgaram o faturamento e os artigos especiais, que tem como destaque o jornalismo e cidadania, a Olimpíadas de 2016, ética e entre outros.

Marcela Simplício, da SMA Comunicação, comenta que a publicação é base de pesquisa diária: “nós profissionais do norte e nordeste temos que se alinhar as grandes empresas do resto do país, o anuário serve para ter um foco, um horizonte como trabalhar.”

Pesquisa Mega Brasil

Nesta edição, identificado pelas informações coletadas na pesquisa e por projeções para um total de 600 agências no País, no ano de 2014, atinge pela primeira vez um patamar superior a  R$ 2 bilhões. Enquanto em 2013 o setor, analisado globalmente, não registrou crescimento. Dentre as empresas pesquisadas, 70,4% estão na faixa de faturamento que vai até R$ 3,6 milhões.

Laís Kerry, do grupo TV1, destacou que com o anuário consegue avaliar melhor os dados, não só da própria agência, mas do mercado como um todo, e ver como os colegas estão evoluindo ao lidar com seus clientes e com as marcas que representa. Afirmou ainda que os dígitos evoluíram apesar do momento difícil para o Brasil, para o mundo e para as marcas.



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