por Bruna Martinez
Na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, no último dia da
18º edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, a Mega
Brasil lançou a 16º edição do Anuário
Brasileiro da Comunicação Corporativa. Com 224 páginas, a publicação, que tem
Eduardo Ribeiro como Publisher e Lena Miessva na coordenação editorial, reúne os indicadores as tendências da atividade e o ranking das
agências de comunicação.
Segundo Ribeiro, o Anuário reflete o que hoje é a
Comunicação Corporativa no Brasil hoje. “Desde que começamos a fazer o Anuário,
até um pouco antes quando fazíamos um boletim anual sobre o setor, a ideia era
chegar numa publicação que fosse referência para área de comunicação
corporativa que é uma área que nasce nos anos 70/80, mas ela vem se
desenvolvendo informalmente. Empresas fundadas por jornalistas que foram
fazendo assessoria de imprensa e se desenvolveram sem uma gestão muito
profissional, e o setor começa a evoluir dos anos 2000 pra frente de uma forma
muito vigorosa. Então, o setor se ressentia de uma publicação referência como na
área de publicidade, engenharia, e em várias outras áreas. E a nossa ideia foi
exatamente fazer um anuário que refletisse o mercado.”
O anuário contém pesquisas de alta relevância, indicadores
econômicos de grande confiabilidade, olhares internacionais, depoimentos de
lideranças nacionais e um passeio completo sobre a atividade de Comunicação
Corporativa no Brasil e no exterior. Um
dos principais destaques do Anuário é o tradicional Ranking Brasileiro das
Agências de Comunicação, em que figuram por faturamento ou número de
colaboradores mais de 200 agências de todo o Brasil.
A publicação será distribuída para executivos de comunicação
corporativa, agências de comunicação e outras organizações tradicionais no
campo do meio corporativo.
Mercado e o Anuário
Rafael Maia,
Analista de Comunicação da Eletrobrás diz que “o Anuário dá um panorama bem
bacana sobre as agências e sobre o setor de Comunicação Corporativa, e no meu
caso que trabalho em empresa, é importante ter essa visão até porque as
agências são nossas parceiras no dia a dia e nos ajudam com nosso trabalho.
Então ter essa visão geral, entender melhor o setor é muito importante”. Bruna
Martins, coordenadora de atendimento na
Advice Comunicação Corporativa acredita a publicação é uma vitrine, pois dessa
forma as empresas podem ter conhecimento da agência, saber o que ela é
especializada que é filiada a Abracom”.
Já Rosely Souza,
Assessora de Comunicação também da Eletrobrás ressalta que “é bacana a gente
ter isso como referência, poder consultar ao longo do ano e saber o que os
outros estão fazendo. Buscar mesmo o conteúdo para benchmarking”.
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