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Mega Brasil lança a 16º edição do Anuário Brasileiro de Comunicação Corporativa

por Bruna Martinez

Na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, no último dia da 18º edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, a Mega Brasil lançou a 16º edição do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa. Com 224 páginas, a publicação, que tem Eduardo Ribeiro como Publisher e Lena Miessva na coordenação editorial, reúne os indicadores as tendências da atividade e o ranking das agências de comunicação.

Segundo Ribeiro, o Anuário reflete o que hoje é a Comunicação Corporativa no Brasil hoje. “Desde que começamos a fazer o Anuário, até um pouco antes quando fazíamos um boletim anual sobre o setor, a ideia era chegar numa publicação que fosse referência para área de comunicação corporativa que é uma área que nasce nos anos 70/80, mas ela vem se desenvolvendo informalmente. Empresas fundadas por jornalistas que foram fazendo assessoria de imprensa e se desenvolveram sem uma gestão muito profissional, e o setor começa a evoluir dos anos 2000 pra frente de uma forma muito vigorosa. Então, o setor se ressentia de uma publicação referência como na área de publicidade, engenharia, e em várias outras áreas. E a nossa ideia foi exatamente fazer um anuário que refletisse o mercado.”

O anuário contém pesquisas de alta relevância, indicadores econômicos de grande confiabilidade, olhares internacionais, depoimentos de lideranças nacionais e um passeio completo sobre a atividade de Comunicação Corporativa no Brasil e no exterior.  Um dos principais destaques do Anuário é o tradicional Ranking Brasileiro das Agências de Comunicação, em que figuram por faturamento ou número de colaboradores mais de 200 agências de todo o Brasil.

A publicação será distribuída para executivos de comunicação corporativa, agências de comunicação e outras organizações tradicionais no campo do meio corporativo.      

Mercado e o Anuário

Rafael Maia, Analista de Comunicação da Eletrobrás diz que “o Anuário dá um panorama bem bacana sobre as agências e sobre o setor de Comunicação Corporativa, e no meu caso que trabalho em empresa, é importante ter essa visão até porque as agências são nossas parceiras no dia a dia e nos ajudam com nosso trabalho. Então ter essa visão geral, entender melhor o setor é muito importante”. Bruna Martins, coordenadora de atendimento na Advice Comunicação Corporativa acredita a publicação é uma vitrine, pois dessa forma as empresas podem ter conhecimento da agência, saber o que ela é especializada que é filiada a Abracom”.

Rosely Souza, Assessora de Comunicação também da Eletrobrás ressalta que “é bacana a gente ter isso como referência, poder consultar ao longo do ano e saber o que os outros estão fazendo. Buscar mesmo o conteúdo para benchmarking”. 



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