-4730

Em breve... Em breve...

Tecnologias, Criatividade e Inovação

por Larissa Schoof 

O mini curso realizado nesta manhã (26), na abertura do 18º Congresso de Comunicação Corporativa, realizado pela Mega Brasil, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, que teve como convidada Martha Gabriel, coordenadora do MBA em marketing da HSM Educação e autora do best seller Marketing a Era Digital, com o tema a Criatividade e inovação no ambiente corporativo.

Martha expôs os vários aspectos da vida corporativa, ressaltando que temos o costume de rejeitar o diferente e que pessoas preconceituosas não são criativas. “A partir do momento que abrimos a mente e aceitamos novas ações é que abraçamos o diferente e nos abrimos a novas oportunidades”, diz. É necessário que paradigmas e rótulos sejam quebrados, pois somos condicionados e contaminados pelo mercado, onde este determina o que devemos ou não aceitar e fazer. Para novas experiências é necessário querer, ser pró-ativo.

Atualmente vivemos em uma aceleração exponencial onde há um grande excesso de coisas para fazer e em um constante ciclo vicioso. A professora ressalta que somos também vítimas de uma Normose, que é conhecida como a doença da normalidade, onde fazemos coisas sem pensar e nem sempre o que é normal é o correto a se fazer (por exemplo a ansiedade). A pior meta que não devemos ter na vida é a de ser normal, pois isso o torna medíocre, e ser normal é ser doente psicologicamente.

A profissional afirma que um modo de inibição do criativo é quando preferimos estar errados, não se encaixando na sociedade. “Pessoas criativas não sofrem de normose, elas querem o avanço, o novo o todo tempo. Apesar das dificuldades tentam mostrar que a cultura gera resultados”, diz, prosseguindo: “ser inovador é almejar sempre o melhor, o Brasil não é considerado um país inovador e sim copiador, enquanto a Alemanha se diferencia nesses aspectos”.

Segundo Martha, o mundo está cada vez mais efêmero e para permanecer o mesmo, é necessário mudar sempre.

Era GPS

Tudo muda o tempo todo, errar é necessário para o processo criativo, assim como no próprio GPS que em caso de erro faz um novo cálculo da rota, e assim a vida continua independente dos deslizes, é algo contínuo.

Mudanças requerem aceitação." Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas sim quem se adapta. A inovação é importante e para poder ser implantada é necessário que haja a humildade e que não ocorra vereditos sem saber o que vai acontecer no final, como forma de repressão e até mesmo preconceito. É necessário também a vontade de fazer acontecer e desapegar para aceitar novas mudanças.

Tecnologia na vida atual – Pensamentos de Martha Gabriel

"No século XXI, não teremos 100 anos de progresso,mas 20 mil, por conta do crescimento exponencial". (Ray Kurzweil)

O Twitter é a principal plataforma de mídia rápida atualmente. E através dessas mudanças no mundo tecnológico que também percebemos as mudanças comportamentais na população. “Atualmente o Whatsaap é uma das plataformas mais usadas como meio de comunicação das pessoas e isso as tornam pessoas menos sociáveis e viciadas. Levando em conta que 280 milhões de celulares são usados no Brasil sendo maior que o número de escovas de dente usados pelos mesmos”, ressalta Martha.

Mundo mobile

Hoje 68% das pessoas ao acordar tem como hábito olhar no celular e 29% acordam no meio da noite para atualizar status. Temos que aceitar que o celular tornou-se uma extensão de cérebro de modo que nos incorporamos a ele. Somos tecnologias vivas.

Cibridismo

O Cibridismo é a tecnologia ampliada nas pessoas, somos corpo biológico e conexões, ocorre a reconfiguração corpo, cérebro e social. Ocorre a dependência dessas mídias e que acabam afetando na concepção de amizade e até de intimidade das pessoas.

Adaptar-se... essa é a palava chave para o sucesso das novas tecnologias. Com a TV nos tornamos consumidores e com a internet nos tornamos compartilhadores interativos e precisamos saber usar esses meios para podermos ser considerados inteligentes.

As mudanças no mundo serão cada vez mais rápidas e a tecnologia recria a realidade, além da expectativa de vida crescer de acordo com as inovações. A explosão populacional é causada por isso e como fator de preocupante temos a Sustentabilidade que se tornou um problema.

Não somos mais considerados individuais, temos o aumento da complexidade e dependemos de várias pessoas assim sempre temos alguém interferindo nos nossos atos e os nossos atos também interferem em outro alguém (Conexão geral).

Podemos perceber que quanto maior a complexibilidade de um ambiente maior e mais sofisticados devem ser os seus agentes. A hierarquia está caindo e a internet está substituindo tudo, lembrando que somos comparados a uma ampulheta uma hora estamos em cima mas se não houver a aceitação e as mudanças podemos cair.

Assim como na Revolução Industrial onde os homens começaram a ser substituídos pela força dos músculos.



Voltar