por Gabriela
Alves
“Em
um mundo que gira em torno da comunicação, se torna imprescindível ter
conhecimento e domínio do ato de comunicar, considerando todas as formas
possíveis para alcançar o principal objetivo com total clareza. A valorização
do tempo e certos cuidados para conduzir a mensagem fazem toda diferença no
desempenho pessoal”, segundo opinião da consultora de comunicação pessoal, Cláudia Conalgo. Ela participa do 18º Congresso de Comunicação Corporativa
realizado pela Mega Brasil, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo.
De
fato, os conceitos apresentados pela palestrante, entre eles, a comunicação
consciente, estratégica, assertiva e intencional, se encaixam na estrutura que
requer a comunicação de qualidade. De todas, a comunicação intencional, segundo
Claudia, é algo “como mágica” de forma que “a partir do momento
que a gente tem a intenção, tudo muda”, afirma.
Em
interação com os participantes sobre a percepção na comunicação com o outro, a
maioria destacou a parcialidade, arrogância, falta de atenção e o tom de voz
entre os fatores que mais incomodam em uma conversa.
Por
outro lado, diz Claudia Conalgo, “também é assuntado o viés entre ouvir e
escutar ações semelhantes com a diferença em relação a habilidades, no caso de
escutar e a passividade, no ouvir”. Na plateia os participantes do congresso
concordam. Fernando
Planca, de São Paulo, é assessor de imprensa e considerou que o curso
tratou de “aspectos importantes tanto para o meu cliente quanto para minha vida
pessoal, meu dia a dia”.
Verena Moraes, sócia de uma empresa de comunicação em Belém, no Pará, analisou
o conteúdo apresentado por Claudia Colnago e destacou a abrangência de
conceitos. “Dentro das teorias da comunicação, são citadas oportunidades muito
interessantes para diversas áreas, achei excelente” conclui a empresária. .
O
ambiente corporativo citado pela consultora permite dar espaço a comunicação
que, segundo ela, é a competência capaz de mostrar as demais competências.
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