Cada vez mais as empresas
estão buscando e identificando líderes. O líder é aquele que é percebido pelo
grupo como alguém que vai permitir a cada um do grupo a realização dos seus
objetivos e metas na vida profissional. O que a liderança tem que fazer para
que os seus comandados consigam ir para além do normal? Como as pessoas se vêem
nessa função e como desenvolvem o conceito do líder?
Esse foi o assunto
discutido na palestra sob o título Comunicar
para aproximar – a importância das lideranças no engajamento dos colaboradores,
ministrada por Gilberto Guimarães,
Coach e Docente da Business School de São Paulo durante o Seminário de Comunicação Banco do Brasil e Previ, nesta tarde do
dia 4 de novembro, no CCBB Rio.
Especialista na gestão e
desenvolvimento de carreiras, o palestrante falou sobre a importância e a
função do líder das pessoas identificarem o quanto antes o seu estilo de
comportamento profissional. "A questão vai muito além de escolher a
profissão ou fazer um teste vocacional. É definir seu estilo de comportamento
dentro da profissão escolhida", disse. Guimarães usou sua própria trajetória profissional para
introduzir o tema.
O
executivo, que é formado em engenharia e nunca atuou na área, já passou pela
área de informática, foi líder em grandes corporações, tornou-se psicoterapeuta
e atualmente é coach e professor. Todas essas atividades sempre aconteceram em
paralelo à vida acadêmica. Especialista
na gestão e desenvolvimento de carreiras, o palestrante falou sobre a
importância das pessoas identificarem o quanto antes o seu estilo de
comportamento profissional e se verem como lideres. "A questão vai muito
além de escolher a profissão ou fazer um teste vocacional. É definir seu estilo
de comportamento dentro da profissão escolhida", disse.
Para
Guimarães existem cinco perfis necessários para a liderança: conceito da
comunidade, conceito da reunião de hoje,
conceito de comunicação, conceito da escolha e o conceito dos três R (reconhecimento,
recompensa e a remuneração)." Seus conceitos identificam líderes, mobilizam as pessoas a fazerem algo, ou seja,
eu como líder mobilizo as pessoas a buscarem o entendimento da causa que os
motiva através de um objetivo comum compartilhado. OK, eu crio um objetivo
comum compartilhado, com o meu parceiro e este parceiro através desse objetivo
em comum, percebe que ele pode atingir o que o motiva, meu objetivo e mobilizá-lo
para fazer aquilo”, explicou Guimarães.
Outro ponto importante
que mereceu destaque foi o conceito de comunicação: a transparência e credibilidade
do discurso. “Falamos o tempo todo de transparência, mas uma boa ou má qualidade
de comunicação pode afetar essa transparência. Pra mim características de boa comunicação
são compreendidas por aquelas que possibilitam a compreensão da outra pessoas, o
segundo fator fundamental é o convencimento a persuasão – ouve-se a pessoa, entende
e se convence. Já a terceira característica é a mas importante: uma boa
comunicação é aquela que consegue a resposta que eu esperava quando comuniquei,
o que eu queria que acontecesse quando eu comuniquei... você me entende, se
convence e faz aquilo que eu gostaria que você fizesse. Essas são três
variáveis fundamentais de uma comunicação, ser bem entendido, ser convencido, e
conseguir a ação e percepção”, explica Guimarães.
Novos tempos,
novas organizações
O segredo do
“sucesso” do líder é entender que seu trabalho, comunicação e suas atitudes serão
a solução para uma gestão vitoriosa. Partindo desse princípio, fica mais fácil
valorizar, medir resultados e, consequentemente, aglutinar pessoas na busca de
resultados. Além disso, o profissional
precisa se conhecer muito bem e aos outros, por isso a auto-avaliação e a
avaliação de desempenho são ferramentas fundamentais para o sucesso.
“O resultado
atingido é fundamental. Com ele terá reconhecimento, recompensa de liderança, méritos
na comunicação, relação mútua de confiança e relacionamento duradouro”, finaliza.
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