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Em breve... Em breve...

Comunicar para aproximar

Cada vez mais as empresas estão buscando e identificando líderes. O líder é aquele que é percebido pelo grupo como alguém que vai permitir a cada um do grupo a realização dos seus objetivos e metas na vida profissional. O que a liderança tem que fazer para que os seus comandados consigam ir para além do normal? Como as pessoas se vêem nessa função e como desenvolvem o conceito do líder?

Esse foi o assunto discutido na palestra sob o título Comunicar para aproximar – a importância das lideranças no engajamento dos colaboradores, ministrada por Gilberto Guimarães, Coach e Docente da Business School de São Paulo durante o Seminário de Comunicação Banco do Brasil e Previ, nesta tarde do dia 4 de novembro, no CCBB Rio. 

 

Especialista na gestão e desenvolvimento de carreiras, o palestrante falou sobre a importância e a função do líder das pessoas identificarem o quanto antes o seu estilo de comportamento profissional. "A questão vai muito além de escolher a profissão ou fazer um teste vocacional. É definir seu estilo de comportamento dentro da profissão escolhida", disse. Guimarães usou sua própria trajetória profissional para introduzir o tema.

 

O executivo, que é formado em engenharia e nunca atuou na área, já passou pela área de informática, foi líder em grandes corporações, tornou-se psicoterapeuta e atualmente é coach e professor. Todas essas atividades sempre aconteceram em paralelo à vida acadêmica.  Especialista na gestão e desenvolvimento de carreiras, o palestrante falou sobre a importância das pessoas identificarem o quanto antes o seu estilo de comportamento profissional e se verem como lideres. "A questão vai muito além de escolher a profissão ou fazer um teste vocacional. É definir seu estilo de comportamento dentro da profissão escolhida", disse.

 

Para Guimarães existem cinco perfis necessários para a liderança: conceito da comunidade,  conceito da reunião de hoje, conceito de comunicação, conceito da escolha e o conceito dos três R (reconhecimento, recompensa e a remuneração)." Seus conceitos identificam líderes,  mobilizam as pessoas a fazerem algo, ou seja, eu como líder mobilizo as pessoas a buscarem o entendimento da causa que os motiva através de um objetivo comum compartilhado. OK, eu crio um objetivo comum compartilhado, com o meu parceiro e este parceiro através desse objetivo em comum, percebe que ele pode atingir o que o motiva, meu objetivo e mobilizá-lo para fazer aquilo”, explicou Guimarães.

Outro ponto importante que mereceu destaque foi o conceito de comunicação: a transparência e credibilidade do discurso. “Falamos o tempo todo de transparência, mas uma boa ou má qualidade de comunicação pode afetar essa transparência. Pra mim características de boa comunicação são compreendidas por aquelas que possibilitam a compreensão da outra pessoas, o segundo fator fundamental é o convencimento a persuasão – ouve-se a pessoa, entende e se convence. Já a terceira característica é a mas importante: uma boa comunicação é aquela que consegue a resposta que eu esperava quando comuniquei, o que eu queria que acontecesse quando eu comuniquei... você me entende, se convence e faz aquilo que eu gostaria que você fizesse. Essas são três variáveis fundamentais de uma comunicação, ser bem entendido, ser convencido, e conseguir a ação e percepção”, explica Guimarães.

Novos tempos, novas organizações

O segredo do “sucesso” do líder é entender que seu trabalho, comunicação e suas atitudes serão a solução para uma gestão vitoriosa. Partindo desse princípio, fica mais fácil valorizar, medir resultados e, consequentemente, aglutinar pessoas na busca de resultados.  Além disso, o profissional precisa se conhecer muito bem e aos outros, por isso a auto-avaliação e a avaliação de desempenho são ferramentas fundamentais para o sucesso.

“O resultado atingido é fundamental. Com ele terá reconhecimento, recompensa de liderança, méritos na comunicação, relação mútua de confiança e relacionamento duradouro”, finaliza. 



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