Em sua
apresentação, a gerente de Comunicação
Corporativa e de Responsabilidade Social da Biolab Farmacêutica, Luciana
Lourenço, fez um breve storytelling de como na prática é possível reverter
percepções e colocar toda uma empresa - de 2 mil funcionários - na mesma
direção da inovação e engajamento.
A
empresa, com 17 anos de vida, já detinha a pole position do mercado de remédios por prescrição. À
medida que vinha crescendo no ranking de preferência dos medicamentos voltados
ao tratamento de doenças cardíacas, precisava mudar sua percepção no mercado,
que até então a via como empresa fabricante de similares. Feitas as mudanças iniciais, como a
implantação de um trabalho de Branding, uma pesquisa foi encomendada para
avaliar o feeling interno da companhia, e o resultado indicou a necessidade do desenvolvimento de um trabalho de motivação também junto aos funcionários. Para dar conta do recado,
sua equipe (seis pessoas, no total) foi remanejada do reporte ao Marketing para
o de RH e toda uma mudança de foco foi realizada para tornar a
Comunicação Interna estratégica para o
Branding. A equipe criou a figura do
Business Partner da Comunicação, passando a ter no campo a ouvidoria necessária
para promover a virada e o jornal da empresa passou a ter foco nas demandas
internas dos colaboradores. O engajamento voltou, o sentido de pertencimento e
orgulho de ser Biolab cresceu. Foi preciso apenas se aproximar do público
interno, ouvi-lo e atender às demandas
de comunicação para engajamento.
"Às vezes,fazer o básico não é tão óbvio, mas é o que realmente
conta", finalizou.
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