Cristina Panella Planejamento e Pesquisa - Grupo Attitude
Cristina Panella Planejamento e Pesquisa é uma empresa especializada em desenvolvimento metodológico para áreas de consultoria, de comunicações, de mercado e de opinião. A empresa associou-se ao Grupo Atitude S.A. em 2014, e nele, Cristina Panella assumiu a Diretoria de Inovação, Maketing e Qualidade, bem como as áreas de monitoramento, pesquisa, comunicação interna e externa e negócios inteligência competitiva, nos mercados brasileiro e latino-americanos.
Cristina Panella
Cristina Panella é Doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação pela E.H.E.S.S. – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Mestre em Antropologia Social e Cultural pela Sorbonne (Université René Descartes – Paris V) e Mestre em Formação à Pesquisa em Ciências Sociais, também pela E.H.E.S.S. Também é professora convidada da ECA – USP e tem experiência nacional e internacional na área de consultoria de comunicação e marketing, pesquisa de imagem e reputação, mercado e opinião. Dedica-se, atualmente, ao desenvolvimento de abordagens e metodologias expressas em indicadores e índices que enriqueçam o planejamento, a pesquisa e a comunicação....
A Comunicação Interna e sua Contribuição para a Geração de Valor nas Grandes Empresas
Em tempos de crise, as empresas, de uma forma geral, redescobrem o poder e o valor dos colaboradores, principalmente aqueles advindos de maior engajamento e, principalmente, produtividade. As áreas de Comunicação Interna estão preparadas para demonstrar e quantificar seu valor?


Accor Hotels
Accorhotels é um grupo de serviços da França presente nos ramos de hotelaria, agências de viagens e restauração e gestão de casinos. Atualmente, a Rede Accor conta com 3762 hotéis distribuídos em todos os continentes; conta também com 157 mil empregados, sendo o primeiro grupo hoteleiro europeu. No ramo de hotelaria, controla as bandeiras Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Ibis, Formule 1, entre outras. Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como a sexta melhor empresa para se trabalhar no Brasil.
Izabella Sant’Anna
É formada em Comunicação Social – Relações Públicas pela ECA-USP e pela Universitá IULM, na Itália. Tem pós-graduação em Gestão de Negócios da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Possui ampla experiência na área de Comunicação, tendo atuado em empresas multinacionais como Philips e Cosan....
Accorlive e Accorlounge
Atualmente uma das questões mais importantes dentro do mundo institucional é a intranet, ou seja, o portal corporativo interno da empresa, com notícias, documentos e informações relevantes para todos os colaboradores. A intranet é um dos principais veículos de comunicação interna dentro de uma organização. Por ela, o fluxo de dados e informações é constante, pretendendo reduzir os custos e ganhar velocidade na divulgação de notícias e compartilhamento de documentos. Pensando nisso, a AccorHotels, principal operadora de hotel no mundo, presente em 92 países e com cerca de 3.700 hotéis, lançou a AccorLive, a nova intranet do Grupo, e também a AccorLounge, uma rede social interna corporativa, em que os colaboradores podem interagir com as notícias.


IBM
Internacional Business Machines ou simplesmente IBM como é mais conhecida mundialmente, é uma empresa norte-americana voltada para a área de informática. É uma das poucas da área de Tecnologia da Informação (TI) com uma história contínua que remonta ao século XIX. A IBM fabrica e vende Hardware e Software, oferece serviços de infraestrutura, serviços de hospedagem e serviços de consultoria nas áreas que vão desde computadores de grande porte até a nanotecnologia. Com mais de 398.000 colaboradores em todo o mundo, a IBM é a maior empresa da área de TI do Planeta. Ela detém mais patentes do que qualquer outra empresa americana baseada em tecnologia e tem 15 laboratórios de pesquisa no mundo inteiro. A empresa possui cientistas, engenheiros, consultores e profissionais de vendas em mais de 150 países. Funcionários da IBM já ganharam cinco prêmios Nobel, quatro Prêmios Curinga (conhecido como o Nobel da computação), dentre vários outros prêmios.
Flavia Apocalypse
Atua na área de Comunicação há mais de 15 anos. Na IBM, já coordenou a área de relacionamento com a imprensa e atualmente é responsável pela comunicação interna, coordenando os veículos internos da empresa e a comunicação para a liderança e para todos os funcionários, além da capacitação da força de trabalho e da força de vendas. Flávia é graduada em Direito e em Jornalismo. ...
Conflitos de gerações dentro das organizações - Mitos, exageros e verdades desconfortáveis
As grandes transformações de comportamento da sociedade e o surgimento de gerações impactadas pelas novas tecnologias e com visões de mundo e de construções de carreiras são desafios que todos os dias as grandes corporações do mundo enfrentam, sobretudo no processo de construir harmonia e unidade de ação entre seus colaboradores. Estariam os conflitos entre as gerações impactando negativamente a harmonia das empresas? O que é mito e o que é verdade na convivência de gerações mais jovens com as gerações mais experientes? É isso o que buscou saber o estudo Mitos, exageros e verdades desconfortáveis (Myths, Exaggerations and Uncomfortable Truths), feita pelo IBM Institute for Business Value com empregados de várias gerações de empregados em 12 países. Trata-se de um estudo que aborda e desmistifica o impacto das novas gerações nas corporações e propõe a criação de ambientes propícios de integração onde todos possam prosperar.


Grupo Santander
Grupo Santander é um grupo bancário liderado pelo Banco Santander, o maior banco da zona do euro, a sexta maior empresa do mundo, sendo a quarta do setor bancário (segundo lista da revista Forbes 2010). Tem sua origem na Espanha. A operação brasileira (Santander Brasil) é a maior, mais rentável e mais importante, representando 30% do lucro do grupo. Em atividade no mercado local desde 1982, é o terceiro maior banco privado do Sistema Financeiro Nacional, com ativos totais de R$ 485,9 bilhões e 29 milhões de clientes no final de 2013. A instituição conta com uma equipe de cerca de 50 mil funcionários e está presente em todas as regiões do País por meio de uma estrutura composta de mais de 3,5 mil agências e Postos de Atendimento Bancário (PABs) e cerca de 17 mil equipamentos de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e de atendimento ao consumidor e unidades culturais.
Veridiana Tavares
Responsável pelas estratégias de divulgação interna dos principais temas do Banco Santander, para apoiar os negócios e estimular o orgulho de pertencer. Atua na coordenação dos veículos de Comunicação Interna institucionais (intranet, revista, rede social interna, TV, etc) e comerciais, específicos para facilitar os negócios na rede de agências. Antes de assumir a Comunicação Interna, Veridiana Tavares foi Analista de Relação com a Espanha, Analista de Comunicação e Coordenadora de Marketing, no Banco Santander....
Engajamento dos funcionários na resolução de problemas
Empresas de grande porte como o Santander têm, naturalmente, processos complexos que muitas vezes geram burocracia, impactando diretamente na satisfação do cliente. Diante desse cenário, o Banco tem envolvido seus cerca de 50 mil funcionários nas decisões sobre como pode melhorar seus processos e resolver eventuais falhas ou necessidades pontuais que impactem na satisfação dos clientes. Um exemplo disso é o aplicativo É Comigo Santander, lançado em abril, no qual os funcionários podem indicar diretamente esse tipo de situação. E para comunicar uma ferramenta inovadora, a comunicação interna também teve um plano bem diferente do convencional, usando novas mídias e uma temática bem atual para a campanha interna.


Embraer
A Embraer S.A. é um conglomerado brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares. A empresa tem sede na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, e possui diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive joint ventures na China e em Portugal. Com uma receita líquida de R$12,2 bilhões (US$ 6,1 bilhões) em 2012, passou à quarta posição mundial no setor. Em 2013 foi a Empresa do Ano da edição especial Melhores e Maiores da Revista Exame, por ter sido a empresa brasileira que mais cresceu em exportações em 2012, 17,6% em relação ao ano anterior, sendo uma das maiores exportadoras do país.
Teresa Cepinho
Formada em Jornalismo pela Universidade de Taubaté, Teresa Cepinho iniciou sua carreira na Embraer desde cedo como estagiária na área de Comunicação Estratégica em março de 2007. Ainda nesse período foi freelancer para a Aviation International News (AIN). Teresa ainda fez pós-graduação na USP (Comunicação Organizacional) e na Sorbonne (Lá Pensée Écologique Contemporaine). Em 2012, estudou na Universidade da Flórida. No final do ano de 2008 Teresa foi efetivada pela Embraer onde ocupa até hoje o cargo de Analista de Comunicação Empresarial e Marketing....
Engajamento por meio da prática dos valores corporativos
Em 2009, a Embraer lançou seus valores corporativos e iniciou uma forte campanha global de disseminação e incentivo à prática desses valores. Os resultados, ano após ano, guiaram a evolução do trabalho da Comunicação Interna, tornando-a mais estratégica e consciente sobre o real papel da área para o engajamento do público interno.


Zanetti & Associados
Empresa com sede em Londrina (PR) que atua nos mercados de Marketing, Comunicação Corporataiva e Vendas
Eloi Zanetti
Eloi Zanetti foi diretor de Comunicação do Banco Bamerindus onde participou de campanhas como “O tempo passa, o tempo voa...”, “Gente que faz.”, “O Banco da Nossa Terra”. Foi diretor de marketing de O Boticário, responsável por colocar a marca entre as mais influentes do país, inovando no relacionamento da empresa com o cliente, criando um dos primeiros CRMs do Brasil. Idealizou a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Ambientalista foi conselheiro de diversas ONGs ambientais. Escreve sobre marketing, comunicação, criatividade e vendas para vários jornais, revistas e portais especializados. Criador da Escola de Criatividade e da Casa do Contador de Histórias. Autor de cinco livros e infantis....
Experiências que encantam, aproximam, transformam e engajam
Na era do engajamento, que diferenciais uma empresa pode adotar no relacionamento com seus funcionários, capazes de engajá-los, de transformar o ambiente, de criar um clima de parceria, fraternidade e harmonia? Faz parte do trabalho do comunicador estudar e propor soluções que valorizem aspectos humanos de uma organização, inovem e ousem no relacionamento com seus funcionários e consequentemente transformem a vida da empresa e dos negócios.


Bosch
Robert Bosch GmbH (conhecida apenas por Bosch) é uma empresa multinacional alemã de engenharia e eletrônica com sede na Alemanha. É o maior fornecedor mundial de componentes automotivos medido pelas receitas de 2011. A empresa foi fundada por Robert Bosch em 1886. A Bosch em Portugal e no Brasil são filiais do Grupo Bosch, uma das maiores sociedades industriais privadas em nível mundial. O Grupo Bosch está presente na América do Sul desde 1924, chegando ao Brasil em1954. Está presente em 10 localidades n País, e emprega cerca de 11.000 colaboradores.
Ellen Gonçalves de Paula
Tem mais de 20 anos de experiência na área de Gestão de Marca, Marketing e Comunicação Corporativa e Serviços de Call Center onde foi responsável pelas campanhas de propaganda de celebração dos 50 anos (1994) e dos 60 anos (2014) da marca Bosch, no Brasil. É também responsável pela implementação do serviço de atendimento ao consumidor da empresa(2000). Além de gerenciar as áreas de Marketing Digital e Comunicação Interna da Robert Bosch América Latina, a executiva é membro do projeto internacional “Digital Transformation and Enterprise E2.0” do Grupo Bosch. Ellen de Paula é formada em Publicidade e Propaganda pela PUCCAMP, pós graduada em Gestão em Marketing pela ESPM e com participação em vários cursos de gestão e estratégia pela HSM, Fundação Dom Cabral e Amana-key, atua proativamente como membro do Comitê de Marketing da Amcham - Campinas, membro do comitê de mídia da ABA e de grupos internacionais online com foco em “Community Managers for business”....
Networking, Enterprise E2.0 e Social Business
A era digital está mudando as dinâmicas do mercado e novos modelos de negócios estão sendo desenvolvidos, gerando vários desafios. Neste contexto, o conteúdo irá destacar como a Bosch está agregando valor aos processos e negócios através do Social Business com colaboradores mais conectados e com um mindset e estrutura organizacional voltados para um modelo de trabalho com foco em agilidade, cooperação, colaboração e integração.


NET
NET é uma empresa de telecomunicações brasileira que oferece serviços como televisão por assinatura, internet e telefonia. A Embratel possui 96,16% da empresa. 4,11%, pertencem à EGPar, uma sociedade entre o Grupo Globo e a própria Embratel. A divisão societária da EGPar corresponde a 49% da Globo e 50,45% da Embratel. Em novembro de 2012, a empresa consolidou-se como líder em internet banda larga no Brasil, com cerca de 5,1 milhões de usuários. Em fevereiro de 2015, a empresa junto com sua fusão com a Claro TV contabilizou cerca de 10.233.300 milhões de clientes, ficando em primeiro lugar dentre as operadoras de TV por assinatura no Brasil.
Daniely Gomiero
Na NET, maior operadora de serviços convergentes via cabo da América Latina e integrante do Grupo América Móvil Daniely Gomiero é responsável pela gestão da comunicação para 19 mil colaboradores localizados em mais de 180 cidades de norte a sul do Brasil. Vencedora do Prêmio Opinião Pública 2009, finalista do Prêmio Aberje 2009 com o case "Implementando a Comunicação Interna na NET Serviços", Vencedora do Prêmio Colunistas Ouro 2014 com o case “SuperNets”. Atuou frente a nova plataforma institucional, cuja assinatura é “O Mundo é para ser Melhor”, que incentiva e promove ações voltadas ao desenvolvimento da Educação, da Cultura e da Cidadania. Graduada em psicologia com MBA em International Strategic Business Leadership, pela universidade de Ohio nos Estados Unidos e MBA em Gestão de Pessoas em Ambiente de Mudanças pela Universidade Getúlio Vargas, onde também atuou como professora do módulo: Gerindo Habilidades e Competências e Dirigindo e Liderando....
Plataformas de CI e novas mídias - plataformas conectadas, e
Para falar aos colaboradores sobre seu novo posicionamento estratégico, a NET apostou numa grande ação interativa de comunicação, utilizando recursos como websérie e ARG (Alternate Reality Game) pelo período de quatro meses. O principal objetivo foi trazer o conceito em um formato dinâmico, inovador e que possibilitasse ao participante vivenciar, por meio de exemplos fictícios, os desafios inerentes à operação e atendimento, visando à conquista da “Excelência”, foco estratégico da NET nos últimos anos.


Embratel
A Embratel é uma participante dos mercados de voz e de dados no Brasil. Possui redes digitalizadas tanto de micro-ondas quanto de fibra óptica, assim como sete satélites de comunicação, administrados por sua subsidiária, a Star One. As ações são negociadas na Bovespa. Sua sede situa-se na cidade do Rio de Janeiro.
Andréa Lèbre
Andréa Lèbre tem mais de sete anos atuando na Comunicação da Embratel. A executiva é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Advertising & Marketing e também autora do livro "Networking: como criar, manter e usufruir de sua rede de contatos". Adriana tem, ainda, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão de RH. ...
Relevância X Estratégia na Comunicação Interna
A Embratel, uma das mais inovadoras e respeitadas empresas do Brasil, mostrará seus diversos canais de comunicação, como o jornal mural (produzido semanalmente, o que demanda grande agilidade de pautas e aprovação), Intranet, Boletim semanal e seu espaço gerencial, focado na comunicação aos gestores da empresa. A apresentação também terá como foco a importância da visão estratégica nesses canais para reforçar a cultura da empresa, compartilhar um clima positivo nos negócios e prevenir crises de imagem.