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GM: Derrubando as cortinas corporativas para humanizar mais a marca
Gilberto dos Santos
25/5/2017 19:53:00
"As empresas precisam conhecer a melhor forma de conexão com os seus consumidores" (Nelson Silveira/GM)

A digitalização está criando oportunidades fantásticas para os comunicadores mais do que promover uma enorme mudança no cotidiano das pessoas em geral. A afirmação foi dita por Nelson Silveira, diretor de Comunicações Externas da General Motors Mercosul, durante a tarde do último dia do 20º Congresso de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que a Mega Brasil Comunicação realizou no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.  Para ele, a conectividade mudará ainda mais a forma como os consumidores se relacionam com as marcas. E entender muito bem essa relação é fundamental para o sucesso dos negócios.

Se já é comum vermos hoje as pessoas constantemente conectadas em seus smartphones ou computadores, a previsão para 2020, com o crescimento da internet das coisas, é de um mundo com uma conexão muito mais abrangente, com mais de 50 bilhões de dispositivos envolvidos.  "As empresas precisam conhecer a melhor forma de conexão com os seus consumidores".

O setor automotivo dá o exemplo  

As vendas de carros com conectividade vão, neste curto tempo, superar em até 10 vezes os veículos sem esse recurso, estima Silveira. Já hoje, a decisão de compra do consumidor vai além das vantagens da eficiência energética, da tecnologia e do design e do automóvel. A conectividade é, cada vez mais, um importante item para essa decisão. 

Nesse cenário, certamente, os desafios da comunicação das empresas vão aumentar muito mais. A começar pelo alto grau de personalização na entrega das mensagens. “Mais do que nunca, as empresas precisam conhecer o que faz com que o cliente se engaje com a marca e assim desenvolver ações que promovam um melhor diálogo com eles”, explicou Silveira

Entram em ação para isso os influenciadores e os seus seguidores. "Para estreitar essa conversa, a GM decidiu discutir as mudanças que estão acontecendo no Brasil atualmente, derrubando as cortinas corporativas para humanizar mais a marca, explicou o executivo.  Nesse contexto que foi criada, para mencionar apenas um exemplo, a campanha 100º digital para o lançamento do Novo Tracker, reunindo num evento influenciadores de vários segmentos para discutir como as pessoas estão descobrindo a cidade.

Nelson Silveira buscou quem poderia se comunicar melhor com os públicos da marca. "Convidamos influenciadores que apresentam um conteúdo nativo, atualizado e conectado com os valores da marca para promover o melhor engajamento e compartilhamento de uma forma natural com nossos consumidores".  Não se trata apenas de postar conteúdo. Além de simples, criativo e inovador, ele tem que engajar o público. "Nessa ação, se você não estiver usando o storytellling, é melhor rever logo a sua estratégia", alertou.

Com essa estratégia, a GM venceu: foi a marca mais vista no YouTube em 2016. "Vamos continuar esse diálogo com os nossos consumidores".



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