:: Reporter JCC

Gigante chinês de celulares desembarca do Brasil sem investimentos em mídias tradicionais
William Lara
2/7/2015 9:00:00

A estratégia da Xiaomi é construir marca por meio das redes sociais. A empresa é conhecida por seus produtos com configurações de alto desempenho, preços abaixo da média e venda direta ao consumidor.

A Xiaomi, segunda maior fabricante de smartphones da China, de acordo com o ranking da consultoria IDC, desembarca no Brasil com sua operação oficial. O vice-presidente global da Xiaomi, o brasileiro Hugo Barra, anunciou nesta terça-feira (30), em São Paulo,  em um longo evento, tumultuado pela presença de centenas de “Mi fãs”, que a empresa começa a vender sua linha de smartphones, chamada Mi, no mercado brasileiro já a partir deste mês de julho.

O aparelho escolhido é o RedMi 2, que tem preço sugerido de R$ 499. Ele já está disponível com pré-venda desde terça-feira pelo site br.mi.com. Na coletiva de imprensa, Barra disse que o preço baixo do aparelho faz parte da estratégia de negócio da companhia. Porém, não descarta ajustes. "Se houver um problema de câmbio e tivermos que repassar ao produto, avisaremos os consumidores. Como nossa margem é pequena, não podemos arcar esse tipo de custo", afirmou.

Construção da Marca

A Xiaomi tem por filosofia em todos os mercados que atua a “Inovação para todos”, atingindo a base da pirâmide de consumo com produtos inovadores, qualidade, preço justo e paixão pelos fãs.

Hugo Barra destaca o uso das redes socias para construção da marca. Suas ações proporcionam um buzz nas mídias sócias que são alavancadas por seus fãs (Mi fãs). “Nós vivemos para os nossos fãs. O executivo ressalta o engamento no Facebook, que ultrapassou os 40%, só nas ações que antecederam o lançamento no mercado brasileiro”. O executivo  afirma que é possível  solidificar a marca utilizando somente este canal de mídia, muito embora não descarte a possibilidade de fazer um “teste” com as mídias tradicionais. 

As ações digitais da Xiaomi são feitas in house, mas a empresa também conta com parcerios.



Voltar



Siga Mega Brasil


Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados