NOTÍCIAS
:: Tome Nota

A Comunicação Interna e a Relação com Empregados na quarta revolução industrial

13/08/2018 17:40:00
Antonio Moreno, Elisa Prado, Regina Moura, Thatiana Cappellano, Cynthia Provedel, Bruno Carramenha, Patrícia Pereira e Júnia Nogueira de Sá reunidos no Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relações com Empregados

O que há pouco tempo parecia obra de ficção já está diante dos nossos olhos e muitas vezes nem nos damos conta disso. A quarta revolução industrial, mais do que a aplicação de novas tecnologia e processos de produção, nos impõe a necessidade de lidar com uma nova sociedade transformada e moldada a padrões que, mais do que a induzir e treina-la a utilizar novos e surpreendentes devices, cria, transforma e multiplica comportamentos que podem impactar, direta ou indiretamente, negativa ou positivamente as estruturas organizacionais.

Este é o fio condutor do 8º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relações com Empregados, evento que terá a mediação da jornalista e consultora em Comunicação, Júnia Nogueira de Sá, e que acontece no próximo dia 28 de agosto, em São Paulo, tendo como tema central Os Desafios da Comunicação Interna e das Relações de Trabalho na Era da Indústria 4.0. A propósito, este é o título da apresentação que abre o evento e que será conduzida a quatro mãos por Bruno Carramenha e Thatiana Cappellano, sócios diretores da 4CO e autores, juntamente com Viviane Mansi, do livro Ensaios sobre Relações com Empregados, que terá edição atualizada lançada brevemente nos Estados Unidos.

Mas, se vivemos cada vez conectados em rede, partilhando dados, sensações e sentimentos, mergulhados quase que naturalmente na cultura digital, por que não estender esta experiência também para dentro das organizações? Tarefa que pode parecer fácil, enfrenta inúmeros desafios, não apenas de ordem operacional, mas, sobretudo, de caráter cultural. Patrícia Santos Pereira, Coordenadora de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil, vai apresentar a experiência que resultou na implementação do Projeto Viva Voz APP, que impulsionou através da informação, integração e automação, a cultura digital na Santos Brasil.

O trabalho colaborativo ganhou identidade e força na Era da Sociedade Digital. O modelo, facilmente compreendido em pequenas e simples estruturas de trabalho, torna-se algo complexo quando transportado para grandes e complexas estruturas organizacionais, mas, uma vez implementando adequadamente, pode se reverter em ganho de produtividade para empregados e empresas. “Como engajar o trabalho colaborativo entre áreas nas organizações” é o título da apresentação de Cynthia Provedel, Gerente de Comunicação Interna da Sanofi.

Santo de casa faz milagre

A experiência da Telefonica Vivo no processo de motivar e envolver seus empregados na solução de problemas concretos da companhia, que impactam na relação com os seus mais de 70 milhões de clientes também estará no centro dos debates deste Seminário. Elisa Prado, Diretora de Comunicação da operadora de telefonia vai apresentar os detalhes do VivoLabs, projeto que seleciona talentos dentro da própria empresa, com base em dados pessoais e de conhecimento, para integrarem equipes de trabalho montadas especialmente para a solução de problemas operacionais.

O processo pelo qual esses talentos são garimpados é conhecido por People Analytics, uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço na gestão de pessoas. Uma sofisticada estrutura de cruzamento dados, que permeia por diversas plataformas, leva em conta a formação acadêmica, os conhecimentos técnicos e aspectos comportamentais como liderança e capacidade de interagir em grupo, para indicar os candidatos mais apto a atuarem na solução de um determinado tipo de problema. É quase uma escolha personalizada e para aprofundar os debates sobre este tema, o convidado é Antonio Moreno, HR Specialist em People Analytics do Serasa Experian, com a palestra “Uma nova ferramenta para reter e motivar talentos em alinhamento com os propósitos da marca”.

O engajamento de empregados aos propósitos da empresa é o tema de Regina Moura, Diretora de Comunicação Corporativa Digital e Eventos da Roche Brasil. “Salvar Vidas”, o propósito assumido pela fabricante farmacêutica é hoje compartilhado por todos os seus empregados, mudando a relação de trabalho, baseada no compromisso e compartilhamento de valores.

Quando e onde

8º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relações com Empregados acontece no próximo dia 28 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil/São Paulo, localizado na Rua da Quitanda, 18, Centro, São Paulo. Clientes Mega Brasil tem 30% de desconto na primeira inscrição; profissionais ligados às instituições e marcas que apoiam o evento (Aberje – Abracom – ABRH – Conrerp 2ª Região – Maxpress – informativo Jornalistas&Cia – News letter Direto da Redação) tem 20% de desconto. Indique um amigo para que ele tenha 10% de desconto e você outros 10% no próximo evento da Mega Brasil. Para mais informações e inscrição acesse https://seminariodecomunicacaointerna.com.



Voltar