:: Tome NotaMulheres são 63,2% da força de trabalho nas agências de comunicação06/06/2018 16:05:00 |
Lançado no último dia 16/5, a edição 2018 do Anuário da Comunicação Corporativa está à venda exclusivamente na Mega Brasil Comunicação |
O
estudo feito pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas para a edição
2018 do Anuário da Comunicação Corporativa confirma a presença
majoritária de mulheres nas agências de comunicação. Elas ocupavam, em dezembro
de 2017, 63,2% das vagas existentes no segmento, contra 36,8% dos homens. Os
números foram obtidos pela Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação,
a partir de respostas de 244 empresas, das cerca de 1.500 existentes no
mercado. Houve um pequeno avanço em relação a 2016, quando esse indicador foi
de 63%, contra 37% do homens; e uma queda em relação a 2015, primeiro ano em
que o indicador foi apurado, quando a força de trabalho feminina era de 65,7% e
a masculina, de 34,3%.
“Os números apenas confirmam o que se percebe no interior das agências de
comunicação”, diz Eduardo Ribeiro, publisher do
Anuário e diretor da Mega Brasil. Segundo ele “temos hoje muitas agências onde
esse percentual chega a 90%, fato inclusive que tem preocupado. Chega a ser até
curioso ver as agências buscando a equidade de gêneros, pelo lado dos homens,
mas isso é uma realidade”.
Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil, vai além e lembra
que esse número pode ser até um pouco maior, se forem incluídas nesse estudo as
áreas de comunicação corporativa de médias e grandes organizações e mesmo do
serviço público: “Se tomarmos como parâmetro, por exemplo, o Congresso Mega
Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, já com 21 anos
de vida, e que reúne profissionais de todo o País e das diferentes esferas de
atuação, a presença feminina tem permanecido invariavelmente entre 70% a 75%,
contra 25% a 30% de homens”.
O coordenador do estudo, Maurício Bandeira, lembra que o
indicador é meramente quantitativo, não representando qualitativamente essa
participação: “Começamos a fazer essa mensuração há três edições e preferimos,
em função do perfil da pesquisa, que conta com cerca de 30 questões, não
torná-la ainda mais complexa e longa, pois poderia inibir a participação.
Temos, por óbvio, a intenção nos próximos estudos de também conhecer melhor a
distribuição de poder nesse segmento. De todo modo já temos boas pistas, pois nos
vários fóruns de comunicação existentes há sempre uma forte presença de
lideranças femininas, o mesmo acontecendo na direção das agências, dezenas
delas fundadas por mulheres”.
Lançado no último dia 16/5, a edição 2018
do
Anuário da Comunicação Corporativa está à venda exclusivamente na
Mega Brasil Comunicação. Informações pelo tel. 11-5576-5600 ou e-mail mariadudasantana@megabrasil.com.br.
Proporção
de homens e mulheres nas Agências de Comunicação
Ano
Mulheres
Homens
2015
65,7%
34,3%
2016
63%
37%
2017
63,2%
36,8%
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