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Mulheres são 63,2% da força de trabalho nas agências de comunicação

06/06/2018 16:05:00
Lançado no último dia 16/5, a edição 2018 do Anuário da Comunicação Corporativa está à venda exclusivamente na Mega Brasil Comunicação

O estudo feito pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas para a edição 2018 do Anuário da Comunicação Corporativa confirma a presença majoritária de mulheres nas agências de comunicação. Elas ocupavam, em dezembro de 2017, 63,2% das vagas existentes no segmento, contra 36,8% dos homens. Os números foram obtidos pela Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, a partir de respostas de 244 empresas, das cerca de 1.500 existentes no mercado. Houve um pequeno avanço em relação a 2016, quando esse indicador foi de 63%, contra 37% do homens; e uma queda em relação a 2015, primeiro ano em que o indicador foi apurado, quando a força de trabalho feminina era de 65,7% e a masculina, de 34,3%.

Os números apenas confirmam o que se percebe no interior das agências de comunicação”, diz Eduardo Ribeiro, publisher do Anuário e diretor da Mega Brasil. Segundo ele “temos hoje muitas agências onde esse percentual chega a 90%, fato inclusive que tem preocupado. Chega a ser até curioso ver as agências buscando a equidade de gêneros, pelo lado dos homens, mas isso é uma realidade”.

Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil, vai além e lembra que esse número pode ser até um pouco maior, se forem incluídas nesse estudo as áreas de comunicação corporativa de médias e grandes organizações e mesmo do serviço público: “Se tomarmos como parâmetro, por exemplo, o Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, já com 21 anos de vida, e que reúne profissionais de todo o País e das diferentes esferas de atuação, a presença feminina tem permanecido invariavelmente entre 70% a 75%, contra 25% a 30% de homens”.

O coordenador do estudo, Maurício Bandeira, lembra que o indicador é meramente quantitativo, não representando qualitativamente essa participação: “Começamos a fazer essa mensuração há três edições e preferimos, em função do perfil da pesquisa, que conta com cerca de 30 questões, não torná-la ainda mais complexa e longa, pois poderia inibir a participação. Temos, por óbvio, a intenção nos próximos estudos de também conhecer melhor a distribuição de poder nesse segmento. De todo modo já temos boas pistas, pois nos vários fóruns de comunicação existentes há sempre uma forte presença de lideranças femininas, o mesmo acontecendo na direção das agências, dezenas delas fundadas por mulheres”.

Lançado no último dia 16/5, a edição 2018 do

Anuário da Comunicação Corporativa está à venda exclusivamente na Mega Brasil Comunicação. Informações pelo tel. 11-5576-5600 ou e-mail mariadudasantana@megabrasil.com.br.

 

Proporção de homens e mulheres nas Agências de Comunicação

Ano                       Mulheres           Homens

2015                      65,7%                   34,3%

2016                      63%                       37%

2017                      63,2%                   36,8%



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