:: Tome NotaO caos da mobilidade urbana a favor da sua empresa04/09/2017 14:18:00 |
O caos na locomoção de pessoas nos grandes centros urbanos inspirou a criação de aplicativo em favor de empresas e empregados |
Viver em grandes cidades não é fácil: gente demais,
trânsito demais e, em geral, transporte público de menos. Além de impactar
negativamente na qualidade de vida das pessoas, esse perfil caótico acaba gerando
desgaste na relação emprego-empresa. Em São Paulo, por exemplo, gasta-se, em média, uma hora e meia no deslocamento entre casa e local de trabalho, com
consequências físicas e emocionais que afetam a produtividade, o relacionamento
e comprometimento com a marca.
Olhando para este cenário, o empreendedor André Andrade enxergou a oportunidade
de criar um aplicativo que minimizasse as dificuldades em torno da mobilidade
urbana, ao mesmo tempo em que atuasse positivamente no relacionamento entre
empregados. Assim surgiu o Zumpy, aplicativo para smartphones
que busca reduzir a quantidade de veículos nas ruas, facilitando com que as
pessoas com o mesmo destino se locomovam juntas com segurança. O aplicativo será apresentado durante o 7º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna, dentro do painel Ideias que custam pouco e que podem mudar a vida de sua empresa.
O sistema proposto pelo Zumpy pode ser adotado apenas entre amigos do Facebook, grupos de Universidades e empresas,
utilizando filtros de segurança para escolher quem pedir/oferecer caronas. “Conseguimos
melhorar a mobilidade urbana, ocupando lugares vagos em veículos particulares,
incentivando as pessoas que fazem rotas compatíveis para se locomoverem juntas”,
comenta Andrade. De acordo com ele, o impacto primário é reduzir a quantidade
de veículos nas ruas, diminuir a super lotação do transporte público e consequentemente
reduzir a emissão de poluentes e o custo de transporte. No entanto, o
aplicativo revelou-se bastante eficaz quando utilizado no universo corporativo:
“Essas caronas podem ser úteis para a empresa, melhorando a interação entre os
funcionários, reduzindo custo de transporte, trazendo mais conforto e redução
do tempo de deslocamento casa/trabalho, além de minimizar custos de
estacionamento, e permitindo às empresas mensurar a sustentabilidade dessas
ações”, completa.
O sucesso do aplicativo no ambiente corporativo é comprovado
pelo número de empresas que aderiram a este recurso. Hoje, são mais de 100
empresas e instituições usuárias, entre elas Fiat Chrysler Automobiles, Copasa, Tribunal de Contas da
União, Ministério do Meio Ambiente e Tribunal Regional Federal.
SERVIÇO
O 7º Seminário Mega
Brasil de Comunicação Interna deste ano tem como Tema Central Novas Ideias
para a Comunicação Interna, e acontece no dia 12 de setembro, no Centro
Cultural Banco do Brasil/SP, localizado no centro de São Paulo. Além da Zumpy, o evento reunirá importantes marcas como Volkswagen, Bayer, Governo do Estado de São Paulo, Critical Mass, Cummins do Brasil e Duratex. Mais
informações e inscrição aqui: http://megabrasil.com.br/Seminario2017.
Voltar