NOTÍCIAS
:: Tome Nota

O caos da mobilidade urbana a favor da sua empresa

04/09/2017 14:18:00
O caos na locomoção de pessoas nos grandes centros urbanos inspirou a criação de aplicativo em favor de empresas e empregados

Viver em grandes cidades não é fácil: gente demais, trânsito demais e, em geral, transporte público de menos. Além de impactar negativamente na qualidade de vida das pessoas, esse perfil caótico acaba gerando desgaste na relação emprego-empresa. Em São Paulo, por exemplo, gasta-se, em média, uma hora e meia no deslocamento entre casa e local de trabalho, com consequências físicas e emocionais que afetam a produtividade, o relacionamento e comprometimento com a marca.

Olhando para este cenário, o empreendedor André Andrade enxergou a oportunidade de criar um aplicativo que minimizasse as dificuldades em torno da mobilidade urbana, ao mesmo tempo em que atuasse positivamente no relacionamento entre empregados. Assim surgiu o Zumpy, aplicativo para smartphones que busca reduzir a quantidade de veículos nas ruas, facilitando com que as pessoas com o mesmo destino se locomovam juntas com segurança. O aplicativo será apresentado durante o 7º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna, dentro do painel Ideias que custam pouco e que podem mudar a vida de sua empresa.

O sistema proposto pelo Zumpy pode ser adotado apenas entre amigos do Facebook, grupos de Universidades e empresas, utilizando filtros de segurança para escolher quem pedir/oferecer caronas. “Conseguimos melhorar a mobilidade urbana, ocupando lugares vagos em veículos particulares, incentivando as pessoas que fazem rotas compatíveis para se locomoverem juntas”, comenta Andrade. De acordo com ele, o impacto primário é reduzir a quantidade de veículos nas ruas, diminuir a super lotação do transporte público e consequentemente reduzir a emissão de poluentes e o custo de transporte. No entanto, o aplicativo revelou-se bastante eficaz quando utilizado no universo corporativo: “Essas caronas podem ser úteis para a empresa, melhorando a interação entre os funcionários, reduzindo custo de transporte, trazendo mais conforto e redução do tempo de deslocamento casa/trabalho, além de minimizar custos de estacionamento, e permitindo às empresas mensurar a sustentabilidade dessas ações”, completa.

O sucesso do aplicativo no ambiente corporativo é comprovado pelo número de empresas que aderiram a este recurso. Hoje, são mais de 100 empresas e instituições usuárias, entre elas Fiat Chrysler Automobiles, Copasa, Tribunal de Contas da União, Ministério do Meio Ambiente e Tribunal Regional Federal.

SERVIÇO

O 7º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna deste ano tem como Tema Central Novas Ideias para a Comunicação Interna, e acontece no dia 12 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil/SP, localizado no centro de São Paulo. Além da Zumpy, o evento reunirá importantes marcas como Volkswagen, Bayer, Governo do Estado de São Paulo, Critical Mass, Cummins do Brasil e Duratex. Mais informações e inscrição aqui: http://megabrasil.com.br/Seminario2017.



Voltar