Yacoff Sarkovas
Sócio e CEO da Edelman Significa e da Zeno Brasil. À frente das agências, integrou aos conceitos e técnicas das Relações Públicas, especializações como Pesquisa, Branding, Digital, Criação e Ativação. Desenvolveu projetos diversos para a construção, promoção e proteção de marca para clientes como Accor, Cultura Inglesa, GE, Hyundai, Natura, Santander, entre outros. Acumula mais de 40 anos de experiência empresarial e 30 em estratégias de construção de marca e engajamento de stakeholders. Criou o conceito e liderou a elaboração da metodologia de planejamento de Atitude de Marca, quando fundou a Significa (originalmente denominada Articultura) – consultoria especializada na disciplina. Desenvolveu mais de uma centena de políticas, programas e ações de marcas nas áreas social, ambiental, cultural, esportiva, de entretenimento e de comportamento, no Brasil e no exterior, para empresas como Natura, Vale, Votorantim, Itaú, Petrobras, Claro, Fiat, Whirlpool, Santander, Pepsico e Nestlé. Integra o Conselho Fiscal da Abracom, Associação Brasileira das Agências de Comunicação, e o Conselho da Ashoka, ONG global de apoio ao empreendedorismo social. Regularmente, dá palestras sobre temas relacionados às Relações Públicas e Construção de Marca em universidades, associações e eventos do mercado, como CONAREC, Maximídia e Sustainable Brands. Em 2015, foi o convidado para realizar a aula magna de Relações Públicas nas Faculdades Cásper Líbero e PUC Paraná. Foi membro fundador e vice-presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional – e membro fundador da Rede Brasil e da Rede Latino-Americana de Promotores Culturais. É reconhecido internacionalmente como um dos melhores especialistas em construção de marcas por meio de causas e conteúdos da América Latina, tendo introduzido o conceito na Argentina e na Colombia.