É hoje


Patrocínio Master

Gaudêncio Torquato
Pioneiro dos estudos de Comunicação no país e um dos maiores especialistas brasileiros em Comunicação Organizacional, Marketing Político e Eleitoral, sendo um dos primeiros a escrever sobre essas áreas. Professor titular da Universidade de São Paulo, livre-docente e doutor em comunicação; lecionou, ainda, na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (onde chefiou o Departamento de Jornalismo e foi vice-diretor), por 25 anos; no curso de pós-graduação na PUC-SP na área de comunicação organizacional; no curso de pós-graduação do Instituto Metodista. Orientou teses de mestrado e doutorado. Foi um dos fundadores da INTERCOM, a maior entidade brasileira na área de pesquisas e estudos de comunicação, tendo sido seu presidente. Como jornalista, escreve semanalmente um artigo sobre política na edição dominical de O Estado de S. Paulo, reproduzido para um grupo dos principais jornais do País, além da coluna Porandubas Políticas, no site Migalhas. Diretor-Presidente da GT Marketing e Comunicação, conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), ex-presidente e atual vice-presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos e Eleitorais (ABCOP). Consultor de Marketing Organizacional e Político, coordenou e desenvolveu campanhas políticas majoritárias (governos de Estado e prefeituras) e proporcionais em diversos Estados. Na área de Comunicação Institucional/Empresarial, produziu Planos Diretores de Comunicação para empresas públicas e privadas, e presta, hoje, consultoria a diversas organizações na área da Comunicação Estratégica. Recebeu os prêmios Esso de Jornalismo (1966) e o de Personalidade de Comunicação (2003). Publicou diversos livro como: Jornalismo Empresarial - teoria e prática (1984 – Editora Summus); Marketing Político e Governamental (1985 – Editora Summus); Comunicação Empresarial/Comunicação Institucional (1986 – Editora Summus); Periodismo Empresarial (Editorial Mendez – Lima/Peru); entre outros.